Os capítulos que compõem a presente obra assumem a primazia da linguagem e o caráter interpretativo de toda ação humana. Os autores assumem, por assim dizer, o caráter da condição humana, linguisticamente interpretada, por meio de um longo desvio pelas obras da cultura milenarmente constituídas, enquanto possibilidade de compreensão e de renovação do mundo comum. Com isso, oferecem uma visão ampla das diversas expressões humanas – educação, cultura, tecnologia, comunicação, sociedade, direito – numa perspectiva interdisciplinar, além de colocarem em constelação vários jogos linguísticos, enquanto compreensões do mundo contemporâneo.
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APRESENTAÇÃO
Antonio Escandiel de Souza
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
Dieison Prestes da Silveira
Elizabeth Fontoura Dorneles
Etyane Goulart Soares
Fábio César Junges
Tiago Anderson Brutti
A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E O TRABALHO COMO CATEGORIA FUNDANTE: APONTAMENTOS SOBRE A ONTOLOGIA DE LUKÁCS
Ionathan Junges
Ciro Portella Cardoso
Luís Guilherme Nascimento de Araújo
Nariel Diotto
Tiago Anderson Brutti
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA HERMENÊUTICA A PARTIR DE MARIO OSORIO MARQUES
Adair Adams
Fábio César Junges
Vânia Lisa Fischer Cossetin
SOBRE O CONCEITO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
João Francisco Cocaro Ribeiro
Noli Bernardo Hahn
LINGUAGEM, CULTURA E CRISE NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
João Pedro de Carvalho Silvello
Solange Beatriz Billig Garces
Antônio Escandiel de Souza
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ESTREITAMENTO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS INDIVÍDUOS
Denise da Costa Dias Scheffer
Laura Zimmermann de Souza
Pedro Oscar Puhl da Silva
Antonio Escandiel de Souza
OS SISTEMAS PENITENCIÁRIOS E A UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DURANTE O CUMPRIMENTO DA PENA
Roana Funke Goularte
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: UM DEBATE NECESSÁRIO
Dieison Prestes da Silveira
Leonir Lorenzetti
UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL SOFRIDA POR MULHERES VÍTIMAS DE ESTUPRO A PARTIR DA SÉRIE TELEVISIVA “INACREDITÁVEL”
Vanessa Thomas Becker
Nariel Diotto
Tiago Anderson Brutti
O INDIVÍDUO DIANTE DA POSSIBILIDADE DE CONTROLE SOCIAL
Claudio Everaldo dos Santos
Matheus Aranha de Abreu
Tiago Anderson Brutti
PROBLEMATIZANDO O CAMPO DA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO CONTEXTO FORMATIVO
Etyane Goulart Soares
Dieison Prestes da Silveira
Sirlei de Lourdes Lauxen
A READAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA
Isadora Nogueira Lopes
Graziele Pereira Agertt dos Santos
Julia Batista Corrêa
Raquel Buzatti Souto
Luis Gustavo Durigon
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CRIANÇA, SUJEITOS IMPLICADOS EM UM MESMO CURRÍCULO
Graciela da Silva Salgado
Maria da Graça Prediger da Pieve
Elizabeth Fontoura Dorneles
O BRINCAR NA NATUREZA E SEUS ELEMENTOS NÃO ESTRUTURADOS: O DESPERTAR DOS SENTIDOS
Marlene Przylinski
Carine Nascimento da Silva
Vaneza Cauduro Peranzoni
Maria Aparecida Santana Camargo
CONTEXTOS PEDAGÓGICOS E ARQUITETURA: UMA FORMA DIVERTIDA DE BRINCAR E SE DESENVOLVER NA INFÂNCIA
Gabriela Soares
Marlene Przylinski
Vaneza Cauduro Peranzoni
Maria Aparecida Santana Camargo
SIGNIFICÂNCIA CULTURAL E PRESERVAÇÃO: UM VÍNCULO ENTRE AS GERAÇÕES E O TEMPO HISTÓRICO
Gabriela Soares
Vaneza Cauduro Peranzoni
Maria Aparecida Santana Camargo
O DIREITO À EDUCAÇÃO: INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
Carine Nascimento da Silva
Camila Kuhn Vieira
Vaneza Cauduro Peranzoni
A RELAÇÃO ENTRE O DIREITO E A MORAL: PREMISSAS JUSFILOSÓFICAS PARA ADEQUAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO AO PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA
Vinícius Farias Noronha
Marcelo Cacinotti Costa
INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS
Yuri Alexandre Freitas Chaves
LITERATURA, DIREITO E PANDEMIA: PERSPECTIVAS QUE SE ENTRECRUZAM N(O) ALIENISTA
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
Denise Tatiane Girardon dos Santos
SOBRE OS AUTORES
L755 Linguagens & contextos : expressões humanas em interpretação/ organizadores: Antonio Escandiel de Souza ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
272 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-06-8
DOI: 10.46550/978-65-88362-06-8
1. Linguagem. 2. Educação. 3. Filosofia. I. Souza, Antonio Escandiel de (et al.).
CDU: 808