Linguagem, Compreensão E Consciência Histórica: Exercícios de leitura e de escrita

A leitura é um modo de habitar o mundo. Esse modo não diz respeito somente aos momentos em que se está com algum texto nas mãos, mas ao aberto do mundo que se pode ver, amar, desejar, esperançar, iludir e alegrar. O ato de ler constitui-se em desvelamento do mundo e seus possíveis modos de ser. João (1:14) manifesta essa dimensão ontológica da linguagem, “a palavra se fez carne e habitou entre nós”, manifestada pela diversidade das leituras que permitem ao ser humano compreender a si, os outros e o mundo coimplicadamente. Texto, para Ricoeur, é tudo aquilo que expressa o humano no mundo fixado de algum modo. Elaborar o mundo em que se vive constitui-se na tarefa humana mais profunda. Nós não vivemos ao modo do simplesmente dado, mas ex-sistimos (no sentido de voltar-se para fora, para o aberto, para as possibilidades) pelo fato de compreender que compreendemos e interpretarmos isso numa pluralidade de formas. A nossa identidade não está pronta e acabada num código genético ou antropológico, de tal modo que possa ser repetido por todos aqueles que fazem ou virão a fazer parte da espécie.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
  • keyboard_arrow_rightElizabeth Fontoura Dorneles
  • keyboard_arrow_rightTiago Anderson Brutti
  • keyboard_arrow_rightGabriela Dickel das Chagas
  • keyboard_arrow_rightDaiane Caroline Tanski
  • keyboard_arrow_rightBruna Laís da Veiga Kazmirczuk
Sumário

PREFÁCIO
Adair Adams 

INTRODUÇÃO E NARRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CÍRCULO DE LEITURA DE CLÁSSICOS DA FILOSOFIA
Organizadoras/es 

PARTE I - LEITURA E DIÁLOGO ENTRE POLÍTICA E PRINCÍPIOS

Capítulo 1 - LER: DESEMBARALHAR A ESCRITA E COMPARTILHAR SENTIDOS
Elizabeth Fontoura Dorneles 
Tiago Anderson Brutti 

Capítulo 2 - A LIBERDADE COMO CONCEITO POLISSÊMICO NA TEORIA POLÍTICA: O NEORREPUBLICANISMO DE PHILLIP PETTIT E A LIBERDADE COMO ANTIPODER (NÃO DOMINAÇÃO)
Cristian Sparemberger 
Jaime José Krul 
Tcharles Gonçalves Schmidt 
Denise da Costa Dias Scheffer 

Capítulo 3 - A RELATIVIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA COLABORAÇÃO PREMIADA E A VISÃO DE NORBERTO BOBBIO
Daiane Caroline Tanski   
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 
Maria Luiza Vargas Rocha 
Tiago Anderson Brutti  

Capítulo 4 - A MÍDIA PERANTE OS DIREITOS POLÍTICOS NA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
Domingos Benedetti Rodrigues 
Everton Luís Israel Ribas 

Capítulo 5 - O TRABALHO E O SISTEMA DAS CARÊNCIAS: APROXIMAÇÕES CRÍTICAS ENTRE HEGEL E MARX
 Gerson Lucas Padilha de Lima 

II PARTE - IGUALDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Capítulo 6 - DOENÇA MENTAL: HISTORICIDADE E ESTIGMATIZAÇÃO
Gabriela Dickel das Chagas 
Vaneza Cauduro Peranzoni 
Tiago Anderson Brutti 
Roana Funke Goularte 

Capítulo 7 - IDENTIDADE FEMINISTA, PROJEÇÕES DE LUTA NO SÉCULO XXI E INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DENTRO DE UM CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO TENSIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19
Fernanda Espindola Allegretti 
Vânia Maria Abreu de Oliveira 
Vaneza Cauduro Peranzoni 
Maria Aparecida Santana Camargo 

Capítulo 8 - DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DESCOLONIAL: (IN)EFETIVIDADE DAS MEDIDAS PREVENTIVAS E PROTETIVAS
Bianca Strücker 
Tamiris Gabriele Antonello Wiebeling 

Capítulo 9 - A PEDAGOGIA FEMINISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A POSSIBILIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DOS PAPEIS DE GÊNERO
Nariel Diotto 
Danieli Broch 

Capítulo 10 - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A LEI Nº 14.344/2022
Julia Giovana Mera da Silva 
Vanessa Steigleder Neubauer 
Gabriela Portela Azevedo 
Ana Paula Martins 

Capítulo 11 - A (IN) EFETIVIDADE DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA LEI MARIA DA PENHA
Bruna Gomes Perini  
Rafael Vieira de Mello Lopes 

Capítulo 12 - RÚSSIA E UCRÂNIA: HISTÓRIA, IMPACTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Eduardo Corrêa Brixner Ahrends  
Gabriel Silveira Kras  
Fernanda Espindola Allegretti  

Capítulo 13 - O CARÁTER ISONÔMICO DO PRINCÍPIO DA COCULPABILIDADE APLICADO AO CRIME DO TRÁFICO DE DROGAS
Lucimara Rocha de Souza 

PARTE III  - LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVAS

Capítulo 14 - UMA DISCUSSÃO SOBRE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS
Vani Wruch Leitzke 
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 
Antonio Escandiel de Sousa 

Capítulo 15 - A REPERCUSSÃO DE ANTONIO SEPP NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS
Marcelli Oliveira Valerio 
Vânia Maria Abreu de Oliveira 
Tiago Anderson Brutti 
Fábio César Junges 

Capítulo 16 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Thalia Nunes Ferreira Feistler
Laura Zimmermann de Souza 
Pedro Trindade Petersen 
Tiago Anderson Brutti 
Sirlei de Lourdes Lauxen 

Capítulo 17 - AUTISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE SUA HISTÓRIA
Giácomo de Carli da Silva 
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 
Antonio Escandiel de Souza 
Maria Aparecida Santana Camargo 
Marcelo Cacinotti Costa 

Capítulo 18 - CONCEPÇÕES DA MODERNIDADE: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PENSAMENTO DE ZYGMUNT BAUMAN
Denise da Costa Dias Scheffer 
Gabriela Portela Azevedo 
Jaime José Krul 
Cristian Sparemberger 
Marcelo Cacinotti Costa 

Capítulo 19 - ANÁLISE DE CONTOS DE ISABEL ALLENDE: O FEMININO EVIDENCIADO POR MEIO DA LINGUAGEM
Júlia Pavani Padilha 
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 

Capítulo 20 - REFLEXOS DA DESIGUALDADE E INJUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGO DO FICCIONISMO LITERÁRIO DE CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO, COM A REALIDADE
Bruna Sinigaglia 
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 

Capítulo 21 - OS PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA COMO QUALIFICADORES DO ENSINO SUPERIOR
Bruna Laís da Veiga Kazmirczuk 
Tiago Anderson Brutti 
Elizabeth Fontoura Dorneles 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

L755  Linguagem, compreensão e consciência histórica [recurso eletrônico] : exercícios de leitura e de escrita / organizadores: Adair Adams ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2022.
332 p.

ISBN 978-85-92890-78-0
DOI 10.46550/978-85-92890-78-0

1. Leitura. 2. Filosofia. 3. Igualdade de gênero. 4. Práticas sociais. I. Adams, Adair (org.).              

CDU: 37