Este conjunto de textos oferece estudos sobre educação inclusiva, dificuldades de aprendizagem e atendimentos especializados. Aborda reflexões sobre a valorização do sujeito-leitor, contribuições do lúdico no desenvolvimento integral e de brincadeiras no letramento. Apresenta investigações sobre neuroatividades, emoções e ressignificações do ambiente escolar. Temas atuais e com interpretações sugestivas do contexto da Educação Básica brasileira. A diversidade de abordagens tanto teóricas quanto metodológicas que atravessa as autoras e os autores é, sem dúvida, um dos tantos desafios enfrentados neste livro.
APRESENTAÇÃO
Adair Adams
Raquel Folmer Corrêa
Capítulo 1 - O ENCURTAMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
Valquíria Moschen
Adair Adams
Capítulo 2 - ESPAÇO ESCOLAR E OBRA LITERÁRIA: RESSIGNIFICANDO A LEITURA
Caroline de Morais
Caroline Grazziotin do Rosário Mota
Capítulo 3 - BRINCADEIRAS E JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS LÚDICOS
Caroline de Morais
Luciana Araceli Capanema Fernandes
Capítulo 4 - UM OLHAR PARA AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Adriana Maria da Silva Costa
Adair Adams
Capítulo 5 - JOGOS LÚDICOS VISANDO A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Douglas Almir Tolfo Rossa
Caroline Gomes Maineri
Capítulo 6 - O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PERSPECTIVA PARA A INCLUSÃO A PARTIR DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DE GEOGRAFIA
Grasiele de Freitas
Felipe Akauan da Silva
Capítulo 7 - DE UMA MUDANÇA NOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA ESPAÇOS ESCOLARES DE MUDANÇA: RESSIGNIFICANDO AMBIENTES EM UMA EMEI
Laura Cristina Noal Madalozzo
Jaqueline Lovatel
Capítulo 8 - NEUROATIVIDADES: ESTÍMULO CEREBRAL PARA MATURAÇÃO EMOCIONAL DE CRIANÇAS DO PRÉ II
Adriana Ferreira Boeira
Allannah Nayara Gonzatto Valendolf
Capítulo 9 - ESTUDANTES EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: ENSINO E APRENDIZAGEM REGISTRO EM E-BOOK
Adriana Ferreira Boeira
Samara Beatris Perim Parizotto
Capítulo 10 - “CADA UM COM SEU BICO”: COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL NA PRÁTICA
Margarete dos Santos Ritter
Ilana Rossi Hack
Capítulo 11 - BRINCADEIRA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL POR MEIO DO FAZ DE CONTA
Itaise Moretti de Lima
Viviana Padilho de Oliveira