Interpretações Da Docência: Intervenções pedagógicas nos espaços da educação básica

Este conjunto de textos oferece estudos sobre educação inclusiva, dificuldades de aprendizagem e atendimentos especializados. Aborda reflexões sobre a valorização do sujeito-leitor, contribuições do lúdico no desenvolvimento integral e de brincadeiras no letramento. Apresenta investigações sobre neuroatividades, emoções e ressignificações do ambiente escolar. Temas atuais e com interpretações sugestivas do contexto da Educação Básica brasileira. A diversidade de abordagens tanto teóricas quanto metodológicas que atravessa as autoras e os autores é, sem dúvida, um dos tantos desafios enfrentados neste livro.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
  • keyboard_arrow_rightRaquel Folmer Corrêa
Sumário

APRESENTAÇÃO
Adair Adams
Raquel Folmer Corrêa

Capítulo 1 - O ENCURTAMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
Valquíria Moschen
Adair Adams

Capítulo 2 - ESPAÇO ESCOLAR E OBRA LITERÁRIA: RESSIGNIFICANDO A LEITURA
Caroline de Morais
Caroline Grazziotin do Rosário Mota

Capítulo 3 - BRINCADEIRAS E JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS LÚDICOS
Caroline de Morais
Luciana Araceli Capanema Fernandes

Capítulo 4 - UM OLHAR PARA AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Adriana Maria da Silva Costa
Adair Adams

Capítulo 5 - JOGOS LÚDICOS VISANDO A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Douglas Almir Tolfo Rossa
Caroline Gomes Maineri

Capítulo 6 - O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PERSPECTIVA PARA A INCLUSÃO A PARTIR DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DE GEOGRAFIA
Grasiele de Freitas
Felipe Akauan da Silva

Capítulo 7 - DE UMA MUDANÇA NOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA ESPAÇOS ESCOLARES DE MUDANÇA: RESSIGNIFICANDO AMBIENTES EM UMA EMEI
Laura Cristina Noal Madalozzo
Jaqueline Lovatel

Capítulo 8 - NEUROATIVIDADES: ESTÍMULO CEREBRAL PARA MATURAÇÃO EMOCIONAL DE CRIANÇAS DO PRÉ II
Adriana Ferreira Boeira
Allannah Nayara Gonzatto Valendolf

Capítulo 9 - ESTUDANTES EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: ENSINO E APRENDIZAGEM REGISTRO EM E-BOOK
Adriana Ferreira Boeira
Samara Beatris Perim Parizotto

Capítulo 10 - “CADA UM COM SEU BICO”: COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL NA PRÁTICA
Margarete dos Santos Ritter
Ilana Rossi Hack

Capítulo 11 - BRINCADEIRA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL POR MEIO DO FAZ DE CONTA
Itaise Moretti de Lima
Viviana Padilho de Oliveira


Ficha Técnica

I61    Interpretações da docência : intervenções pedagógicas nos espaços da educação básica / organizadores: Adair Adams, Raquel Folmer Corrêa. - Cruz Alta : Ilustração, 2023.
276 p. : il. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-85614-60-3
DOI 10.46550/978-65-85614-60-3
1. Educação básica. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. I. Adams, Adair (org.). II. Corrêa, Raquel Folmer (org.).  
 
CDU: 37