Fazer uma aposta na interdisciplinaridade não significa necessariamente um acerto teórico para pensar um tema. A proposta como os autores do presente livro refletem a interdisciplinaridade tem uma perspectiva sóbria e que vai se consolidando nos meios acadêmicos. Não se trata de uma fundamentação epistemológica, uma nova ciência, mas tem uma perspectiva ética dialógica. A interlocução entre as formas de conhecimento aceitas pelas comunidades de pesquisadores é um percurso teórico adotado como verdade e método ao mesmo tempo. A interdisciplinaridade não é uma metodologia e a educação física um objeto simplesmente. Os caminhos de pensamento nos capítulos revelam uma intimidade forte entre o jeito que a interdisciplinaridade e a educação física são pensadas. Com isso, quem pretende pensar com o texto tem um ganho conceitual, teórico e reflexivo a um só tempo.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO 11
INTRODUÇÃO
1 PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
1.1 Caminhos epistemológicos da pesquisa
1.2 Processo metodológico
2 INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
2.1 Interdisciplinaridade: pressupostos teóricos
2.2 Interdisciplinaridade no contexto escolar e o processo de ensino e aprendizagem
3 UMA POSSÍVEL RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
3.1 Análise da dimensão 1: a importância da Educação Física no contexto da escola pública
3.2 Análise da dimensão 2: a relevância da aproximação da Educação Física com outros componentes curriculares
3.3 Análise da dimensão 3: dificuldades de realização de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e as outras disciplinas do Ensino Fundamental anos finais 48
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
I61 Interdisciplinaridade e educação física : desafios e perspectivas na educação básica / Fernando Danni Trentini ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
80 p.
ISBN 978-65-990314-0-3
1. Educação física - Ensino-aprendizagem. 2. Educação básica I. Trentini, Fernando Danni et al.
CDU: 796:37