Interações Socioculturais E A Intermediação Do Professor Para A Apropriação Da Leitura E Escrita

Eis uma publicação relevante para os que se ocupam do ensino da alfabetização. Os leitores encontrarão neste texto, constituído pela dissertação de mestrado de Carla Maria Leidemer Bruxel, aspectos previstos na legislação brasileira e resultados de pesquisas acadêmicas sobre o tema da alfabetização, reflexões interessantes sobre as interações socioculturais nos processos de apropriação da leitura e da escrita de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental e percepções de professores que atuam nesta etapa da escolarização. A publicação deste estudo é uma contribuição significativa ao campo da alfabetização e da docência nos Anos Iniciais, pois além dos altos índices de analfabetismo funcional brasileiro, lidamos também com o retrocesso no nível de alfabetização, devido aos efeitos da pandemia pelo Covid 19. Deixemos, então, aos leitores o sabor das descobertas que a leitura trará aos que guardam consigo aquela paixão por compreender as nuances do complexo e rico processo de ensinar e de aprender a ler e escrever. 

Dra. Suzana Moreira Pacheco

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Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCarla Maria Leidemer Bruxel
  • keyboard_arrow_rightVidica Bianchi
Sumário

PREFÁCIO: O papel da docência nos processos educativos e de alfabetização a partir do enfoque da abordagem histórico-cultural

INTRODUÇÃO

1  METODOLOGIA
1.1 Abordagem da pesquisa
1.2 Considerações éticas
1.3 Contexto da pesquisa
1.3.1 Participantes da pesquisa
1.4 Procedimentos e instrumentos de produção dos dados 
1.5 Análise e discussão dos dados produzidos 

2 INTERAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA E INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR
2.1 Fundamentos legais para o processo de apropriação da linguagem escrita
2.2 Processo de apropriação da leitura e da escrita  
2.3 Mapeamento das pesquisas no portal de periódicos da capes e na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações
2.3.1 Unidades de significado que emergiram das publicações por meio da Análise Textual Discursiva

3 INTERAÇÕES SOCIOCULTURAIS E INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR: INDÍCIOS DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA 
3.1 Afetividade 
3.2 Letrament
3.3 Intermediação 
3.4 Interações socioculturais 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

SOBRE AS AUTORAS


Ficha Técnica

B913i    Bruxel, Carla Maria Leidemer
Interações socioculturais e a intermediação do professor para a apropriação da leitura e escrita [recurso eletrônico] / Carla Maria Leidemer Bruxel, Vidica Bianchi. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
140 p. : il. 
 
ISBN 978-65-6135-068-6
DOI 10.46550/978-65-6135-068-6
1. Alfabetização. 2. Leitura. 3. Escrita. 4. Ensino-aprendizagem. I. Bianchi, Vidica II. Título
 
CDU: 372.41/.45