Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Farroupilha, Campus Santo Ângelo: Compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade

A presente obra foi construída a várias mãos para registrar cada experiência vivida nestes cinco anos de Campus. Gestores e servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) apresentam uma valiosa contribuição para a literatura educacional no Brasil, ao relatar o compromisso de todos com a educação pública, gratuita e de qualidade. A comunidade interessada em conhecer mais a respeito do trabalho realizado no IFFar encontra, nesta obra,  elementos importantes, apresentados a partir de experiências concretas empreendidas no IFFar, Campus Santo Ângelo. A sua leitura oportuniza também compreender a missão e  finalidades do IFFar, ao assumir a responsabilidade com a formação de profissionais das mais diferentes áreas. Integrantes da comunidade, servidores e alunos, registram aqui depoimentos a respeito da relevância da Instituição para o desenvolvimento local e regional. Assim, a obra originou-se no interior da Instituição para dar visibilidade às ações desenvolvidas nos diferentes Cursos ofertados, a partir da necessidade de compartilhar com a comunidade local e regional o compromisso com a educação.
Recomenda-se a leitura da obra a todos aqueles que são solidários nessa caminhada desafiadora que é a educação!

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightEliane de Lourdes Felden
  • keyboard_arrow_rightAdilson Paz Stamberg
  • keyboard_arrow_rightÂngela Pawlowski
  • keyboard_arrow_rightKarlise Soares Nascimento
Sumário

APRESENTAÇÃO 
Rosane Rodrigues Pagno

INTRODUÇÃO 
Eliane de Lourdes Felden

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTO ÂNGELO: UM POUCO DE HISTÓRIA!  
Rosane Rodrigues Pagno

IFFar SANTO ÂNGELO: UM OLHAR SOB O VIÉS DA COMUNIDADE EXTERNA  
Adelino Jacó Seibt

EIXO AMBIENTE E SAÚDE

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA 
Sandra Maria de Mello Cardoso
Andressa Peripolli Rodrigues
Neiva Claudete Brondani Machado
Margot Agathe Seiffert
Rita Fernanda Monteiro Fernandes
Lucimara Sonaglio Rocha
Mariéli Terezinha Krampe Machado
Elizabet Marta Krebs

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM CRIANÇAS DE ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO: ATUAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 
Sandra Maria de Mello Cardoso
Andressa Peripolli Rodrigues
Denise Brückmann
Michelle Aparecida do Nascimento
Lucas Gabriel Almeida Ramos
Brígida Ferreira Konrad
Karina Moraes Rodrigues

ESTÉTICA EM INTEGRAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES 
Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro

CURSO PROEJA: A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DA SAÚDE E ESTÉTICA 
Maiara Krebs Segatto
Zipora Morgana Quinteiro dos Santos
Gabriela de Campos Severo

EIXO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

INTERDISCIPLINARIDADE NO IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO ATRAVÉS DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA 
Fábio Weber Albiero
Andrea Pereira
Lara Taciana Biguelini Wagner
Karlise Soares Nascimento

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 
Eliane de Lourdes Felden
Marta Breunig Loose

INTERVENÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA ENSINADA DE DIFERENTES MANEIRAS  
Cristiane da Silva Stamberg

TECNOLOGIA E MATEMÁTICA: MEIOS PARA DESENVOLVER A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
Andréa Pereira
Cristiane da Silva Stamberg
Anderson Daniel Stochero
Diogo Forgiarini Ferrazza
Samuel Müller Forrati

EIXO RECURSOS NATURAIS

O CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO CAMPUS SANTO ÂNGELO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL 
Luis Henrique Loose
Adilson Ribeiro Paz Stamberg

ABORDAGEM SISTÊMICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA 
Adilson Ribeiro Paz Stamberg

TEMÁTICAS INTERDISCIPLINARES

PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS NA ESCOLA: UM OLHAR PARA ALÉM DAS LINHAS DO JOGO
Larissa Zanetti Theil
Rodrigo José Madalóz

MONITORIA E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA E PORTUGUÊS: VIVÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO 
Milena Foza Fonseca
Renata Moretti Maganha
Cristiane da Silva Stamberg
Roselia Lütchemeyer
Thaiane da Silva Socoloski

GUIA DO ESTUDANTE - IF FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO 
Fábio Weber Albiero

POLÍTICAS DE APOIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO 
Diego Pretto
Fátima Regina Zan
Adilson Paz Stamberg
Karlise Soares Nascimento

MULHERES NA CIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNAS DO IFFar  
Ângela Pawlowski

DOS INSTITUTOS FEDERAIS COMO POLÍTICA PÚBLICA – GESTÃO/ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 
Rita Vanderléia Martel

O PROFEPT NA FORMAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADOS, CAMINHOS FUTUROS 
Marcele Homrich Ravasio
Liliane Bessel Muller
Priscila Eliana dos Santos Walczynski
Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro

A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES  NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 
Édison Gonzague Brito da Silva
Hermes Gilber Uberti
Janete Maria De Conto
Joze Medianeira dos Santos de Andrade

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL NA REGIÃO DAS MISSÕES/RS: OS PERFIS DE ATUAÇÃO DA UFFS E DO IFFAR
Alexandre Mumbach
Sandra Vidal Nogueira
Serli Genz Bölter


Ficha Técnica

I59     Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Ângelo : compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade / organizadores: Eliane de Lourdes Felden ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
386 p. ; 23 cm

ISBN 978-85-92890-19-3

1. Instituto Federal Farroupilha - Santo Ângelo - História. 2. Educação pública. 3. Formação cidadã. I. Felden, Eliane de Lourdes [et al.].

CDU: 37.057(816.5)