Instituições Escolares - Volume 2

Estruturado na forma de coletânea, o segundo volume do livro Instituições Escolares: História, Memória e Narrativas é constituído por vinte e quatro capítulos, que focalizam as instituições escolares desde a perspectiva da história, da memória e das narrativas. Como toda obra coletiva, o escrito que agora temos em mãos precisa ser lido levando-se em consideração a riqueza de cada uma das contribuições socializadas. Os capítulos reunidos nesta coletânea tratam de temáticas ligadas à área de Educação a partir de uma perspectiva histórica, com ênfase, principalmente, na história das instituições escolares de diferentes níveis de ensino, até temas mais atuais ligados às instituições escolares, como as contribuições da extensão universitária na formação continuada de professores, as percepções dos preceptores do Programa Residência Pedagógica durante o tempo pandêmico da COVID-19, a partir das aulas remotas, as perspectivas de ingressantes em Curso de Educação Física e a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCésar Evangelista Fernandes Bressanin
  • keyboard_arrow_rightMaria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida
  • keyboard_arrow_rightKamila Gusatti Dias
Sumário

PREFÁCIO
Alessandra Cristina Furtado 

APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin  
Kamila Gussatti Dias  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida  

Capítulo 1 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL PROF. FLORÊNCIO AIRES DA SILVA: DOS EXAMES DE SUPLÊNCIA ÀS LICENCIATURAS
Benvinda Barros Dourado 

Capítulo 2 - DO ENSINO PÚBLICO AO ENSINO PRIVADO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA SANTA TEREZINHA EM IBIÁ-MG (1937 A 1959)
Adilour Nery Souto   
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro   
Sirlene Cristina de Souza 

Capítulo 3 - NÍSIA FLORESTA E A FUNDAÇÃO DO COLÉGIO AUGUSTO: A PRIMEIRA ESCOLA PARA MENINAS NO BRASIL
Fátima Bezerra Negromonte 

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO FRANCISCANA EM PARANAÍBA – MT: O PATRONATO DE MENORES SÃO JOSÉ (1953-1963)
Georgea Suppo Prado Veiga 
Sauloéber Tarsio de Souza 

Capítulo 5 - DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO AO EXAME DE ADMISSÃO: OS DOSSIÊS DE MATRÍCULAS DISCENTES DO GINÁSIO PIRIPIRIENSE (1961-1971) 
Juliana Assunção Oliveira 

Capítulo 6 - A EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO EM CAMPO GRANDE, SUL DE MATO GROSSO: PRODUTO HISTÓRICO  DA POLÍTICA DE ESTADO VARGUISTA
Hellen Caroline Monteiro 

Capítulo 7 - HISTÓRIA E MEMÓRIA INSTITUTO CÔNEGO AFONSO MARIA FUSCO EM APARECIDA DO TABUADO (1963-1973)
Iris Cristina Gomes do Nascimento Ferreira 

Capítulo 8 - EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE EM GOIÁS ENTRE OS ANOS 1930 E 1950: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PEDRO GOMES COMO ELEMENTO DE MODERNIZAÇÃO DA CAMPININHA DAS FLORES
Vinícius Felipe Leal Machado 

Capítulo 9 - GINÁSIO ESTADUAL DE BATAIPORÃ-MT: HISTÓRIA, MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO (1969-1974)
Laura da Anunciação Salomão 
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani 

Capítulo 10 - ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: O INTERNATO EVANGÉLICO AMAZÔNICO DE BREVES, ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ, PARÁ 
Laurilene Pantoja dos Santos 
Eliane Miranda Costa 

Capítulo 11 - A EXPANSÃO DA REDE FÍSICA DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE, MT/MS (1960-1985)
Mauro Cunha Júnior 
Paolla Rolon Rocha 

Capítulo 12 - “UNAMO-NOS, FORMEMOS UMA SOCIEDADE”: ASSOCIATIVISMO DE ALUNOS NO ATHENEU SERGIPENSE E A CRIAÇÃO DO JORNAL ESTUDANTIL O PORVIR (1874)
Cibele de Souza Rodrigues 

Capítulo 13 - A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO COMPARADO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DO BRASIL, CHILE E ANGOLA
Thiago Falcão Solon  
Francisca Geny Lustosa 
Disneylândia Maria Ribeiro 

Capítulo 14 - A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria José Pereira de Oliveira Dias 
Maria Esperança Fernandes Carneiro 

Capítulo 15 - AS PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ENSINO REMOTO
Wesllen Martins Lopes 
Bibiana Kaiser Dutra  
Thayna Silva de Souza 
Ediane Machado Wollmann 

Capítulo 16 - UM NOVO OLHAR PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DE DÉCIO GATTI JÚNIOR
Luciana Luiza da Silva Soares  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida  

Capítulo 17 - O DESENVOLVIMENTO DA FORMA ESCOLAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A EDUCAÇÃO JESUÍTICA
José Aclecio Dantas 
Ana Cláudia da Silva Rodrigues 

Capítulo 18 - EDIFICANDO O CAMPO JURÍDICO: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA FACULDADES DE DIREITO DE PELOTAS/RS
Valesca Brasil Costa 
José Edimar de Souza 

Capítulo 19 - EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE GURUPI-UNIRG FRENTE À OFERTA DE LICENCIATURA E BACHARELADO
Ângela Roberta Felipe Campos 
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross 
Jackson Carlos da Silva  
José Maria Baldino 

Capítulo 20 - REVISTAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Juliana dos Reis Domingues 

Capítulo 21- BREVES APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DURANTE OS PERÍODOS DITATORIAIS NO BRASIL
Thaís Farias de Almeida 
Maria José Soares de Lima 
Ivonaldo Leite 

Capítulo 22 - O USO DE FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR
Rubislei Sabino da Silva 

Capítulo 23 - A CONSCIÊNCIA NEGRA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DA LEI N. 10.639 de 2003
Ayer Barsanulfo Franco 
Alexsandro Silva Mateus 
Verônica Daniela Gomes 

Capítulo 24 - INSTITUIÇÕES ESCOLARES ANASTASIANAS-DOMINICANAS NO BRASIL: O SERTÃO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin 
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 


Ficha Técnica

I59    Instituições escolares [recurso eletrônico] : história, memória e narrativas / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, Kamila Gusatti Dias, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 2.

ISBN 978-85-92890-46-9
DOI 10.46550/978-85-92890-46-9

1. Educação - História. 2. Instituições escolares - História. 3. Formação de professores. 4. Práticas docentes. I. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Dias, Kamila Gusatti (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).                                        

CDU: 37(091)