Estruturado na forma de coletânea, o segundo volume do livro Instituições Escolares: História, Memória e Narrativas é constituído por vinte e quatro capítulos, que focalizam as instituições escolares desde a perspectiva da história, da memória e das narrativas. Como toda obra coletiva, o escrito que agora temos em mãos precisa ser lido levando-se em consideração a riqueza de cada uma das contribuições socializadas. Os capítulos reunidos nesta coletânea tratam de temáticas ligadas à área de Educação a partir de uma perspectiva histórica, com ênfase, principalmente, na história das instituições escolares de diferentes níveis de ensino, até temas mais atuais ligados às instituições escolares, como as contribuições da extensão universitária na formação continuada de professores, as percepções dos preceptores do Programa Residência Pedagógica durante o tempo pandêmico da COVID-19, a partir das aulas remotas, as perspectivas de ingressantes em Curso de Educação Física e a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica.
PREFÁCIO
Alessandra Cristina Furtado
APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Kamila Gussatti Dias
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 1 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL PROF. FLORÊNCIO AIRES DA SILVA: DOS EXAMES DE SUPLÊNCIA ÀS LICENCIATURAS
Benvinda Barros Dourado
Capítulo 2 - DO ENSINO PÚBLICO AO ENSINO PRIVADO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA SANTA TEREZINHA EM IBIÁ-MG (1937 A 1959)
Adilour Nery Souto
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Sirlene Cristina de Souza
Capítulo 3 - NÍSIA FLORESTA E A FUNDAÇÃO DO COLÉGIO AUGUSTO: A PRIMEIRA ESCOLA PARA MENINAS NO BRASIL
Fátima Bezerra Negromonte
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO FRANCISCANA EM PARANAÍBA – MT: O PATRONATO DE MENORES SÃO JOSÉ (1953-1963)
Georgea Suppo Prado Veiga
Sauloéber Tarsio de Souza
Capítulo 5 - DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO AO EXAME DE ADMISSÃO: OS DOSSIÊS DE MATRÍCULAS DISCENTES DO GINÁSIO PIRIPIRIENSE (1961-1971)
Juliana Assunção Oliveira
Capítulo 6 - A EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO EM CAMPO GRANDE, SUL DE MATO GROSSO: PRODUTO HISTÓRICO DA POLÍTICA DE ESTADO VARGUISTA
Hellen Caroline Monteiro
Capítulo 7 - HISTÓRIA E MEMÓRIA INSTITUTO CÔNEGO AFONSO MARIA FUSCO EM APARECIDA DO TABUADO (1963-1973)
Iris Cristina Gomes do Nascimento Ferreira
Capítulo 8 - EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE EM GOIÁS ENTRE OS ANOS 1930 E 1950: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PEDRO GOMES COMO ELEMENTO DE MODERNIZAÇÃO DA CAMPININHA DAS FLORES
Vinícius Felipe Leal Machado
Capítulo 9 - GINÁSIO ESTADUAL DE BATAIPORÃ-MT: HISTÓRIA, MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO (1969-1974)
Laura da Anunciação Salomão
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
Capítulo 10 - ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: O INTERNATO EVANGÉLICO AMAZÔNICO DE BREVES, ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ, PARÁ
Laurilene Pantoja dos Santos
Eliane Miranda Costa
Capítulo 11 - A EXPANSÃO DA REDE FÍSICA DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE, MT/MS (1960-1985)
Mauro Cunha Júnior
Paolla Rolon Rocha
Capítulo 12 - “UNAMO-NOS, FORMEMOS UMA SOCIEDADE”: ASSOCIATIVISMO DE ALUNOS NO ATHENEU SERGIPENSE E A CRIAÇÃO DO JORNAL ESTUDANTIL O PORVIR (1874)
Cibele de Souza Rodrigues
Capítulo 13 - A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO COMPARADO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DO BRASIL, CHILE E ANGOLA
Thiago Falcão Solon
Francisca Geny Lustosa
Disneylândia Maria Ribeiro
Capítulo 14 - A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria José Pereira de Oliveira Dias
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Capítulo 15 - AS PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ENSINO REMOTO
Wesllen Martins Lopes
Bibiana Kaiser Dutra
Thayna Silva de Souza
Ediane Machado Wollmann
Capítulo 16 - UM NOVO OLHAR PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DE DÉCIO GATTI JÚNIOR
Luciana Luiza da Silva Soares
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 17 - O DESENVOLVIMENTO DA FORMA ESCOLAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A EDUCAÇÃO JESUÍTICA
José Aclecio Dantas
Ana Cláudia da Silva Rodrigues
Capítulo 18 - EDIFICANDO O CAMPO JURÍDICO: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA FACULDADES DE DIREITO DE PELOTAS/RS
Valesca Brasil Costa
José Edimar de Souza
Capítulo 19 - EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE GURUPI-UNIRG FRENTE À OFERTA DE LICENCIATURA E BACHARELADO
Ângela Roberta Felipe Campos
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross
Jackson Carlos da Silva
José Maria Baldino
Capítulo 20 - REVISTAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Juliana dos Reis Domingues
Capítulo 21- BREVES APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DURANTE OS PERÍODOS DITATORIAIS NO BRASIL
Thaís Farias de Almeida
Maria José Soares de Lima
Ivonaldo Leite
Capítulo 22 - O USO DE FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR
Rubislei Sabino da Silva
Capítulo 23 - A CONSCIÊNCIA NEGRA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DA LEI N. 10.639 de 2003
Ayer Barsanulfo Franco
Alexsandro Silva Mateus
Verônica Daniela Gomes
Capítulo 24 - INSTITUIÇÕES ESCOLARES ANASTASIANAS-DOMINICANAS NO BRASIL: O SERTÃO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
I59 Instituições escolares [recurso eletrônico] : história, memória e narrativas / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, Kamila Gusatti Dias, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 2.
ISBN 978-85-92890-46-9
DOI 10.46550/978-85-92890-46-9
1. Educação - História. 2. Instituições escolares - História. 3. Formação de professores. 4. Práticas docentes. I. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Dias, Kamila Gusatti (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).
CDU: 37(091)