Instituições Escolares - Volume 1: História, memória e narrativas

Neste livro, quem está familiarizado com a noção de instituição educacional (ou escolar) na pesquisa vai constatar a força e a amplitude de uma categoria conceitual; aos que vão se iniciar na compreensão de tal categoria a partir da leitura deste livro, a obra oferece uma pesquisa valiosa com seu conjunto de estudos. Como coletânea que conjuga áreas distintas do rol de assuntos e temas da pesquisa em educação, o recorte temporal vai do presente ao passado, assim como da democracia à ditadura. Os olhares se voltam ao império – às origens do catecismo na escola do século XIX; às primeiras décadas da República – à cultura escolar entre 1913 e 1924; à ditadura Vargas – à imprensa escolar entre 1935 e 1945; à ditadura civil-militar – à formação docente entre 1962 e 1988; ao grupo escolar e suas professoras entre 1960 e 1970. Enfim, os olhares se voltam à escola independentemente do momento político – a uma instituição protestante entre 1958 e 1990: democracia-ditadura-Democracia. Assim como o recorte temporal atravessa a história política do país, o recorte espacial o faz. Os estudos cobrem de regiões de norte a sul, leste a oeste. São trabalhos afins à Bahia, ao Piauí, ao Pará e à Rondônia; a Minas Gerais e São Paulo; a Goiás e ao Mato Grosso do Sul; e outros. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCésar Evangelista Fernandes Bressanin
  • keyboard_arrow_rightMaria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida
  • keyboard_arrow_rightKamila Gusatti Dias
Sumário

PREFÁCIO
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro 

APRESENTAÇÃO 
César Evangelista Fernandes Bressanin  
Kamila Gussatti Dias  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida  

Capítulo 1 - HISTÓRIAS DAS ESCOLAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES  
Libania Xavier  
Livia de Fátima Conceição 
Fernanda Monteiro  

Capítulo 2 - A ESCOLA NORMAL DO BRÁS: CULTURA MATERIAL E CULTURA EMPÍRICA (SÃO PAULO, 1913-1924)
Wiara Rosa Rios Alcântara 

Capítulo 3 - O ENSINO PRIMÁRIO PICOENSE: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR COELHO RODRIGUES EM PICOS/PI (1960-1970)
Danila da Silva Nascimento Gomes 

Capítulo 4 - ESCOLA TERRITORIAL DE 1º GRAU PAULO DE ASSIS RIBEIRO: EM MEIO A MATA, NASCE UMA ESCOLA73
Flaviana Faustino da Silva
Elizabeth Figueiredo de Sá
Dálete Cristiane Silva Heitor de Albuquerque 

Capítulo 5 - UMA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DA FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO (FAED) AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)
Giza Guimarães Pereira Sales 
Rosane Michelli de Castro 

Capítulo 6 - A PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESCOLARES NO GINÁSIO DOM BOSCO: LEITURAS SOBRE O PERIÓDICO O GINÁSIO (1935-1945)
Jéssica Lima Urbieta 
Loren Katiuscia Paiva da Silva 

CAPÍTULO 7 - HISTÓRIA, MEMÓRIA, CELEBRAÇÕES E TRADIÇÃO: O JEITO SEI DE SER
Luana Tainah Alexandre Braz 
Magda Sarat 

Capítulo 8 - ENTRE POAIAS E GOTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DESEMBARGADOR CANÊDO
Luciano Dias Nunes 
Thaís Reis de Assis 

Capítulo 9 - INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA MODERNA NA EUROPA E O SEU REFLEXO NO BRASIL
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 
Marliane Dias Silva 
Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite 

Capítulo 10 - NOTÍCIAS HISTÓRICAS DA ESCOLA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR
Paulo de Tarso Vellanes  

Capítulo 11 - PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE: BREVE HISTÓRICO
Sonia Maria Zanezi Peres 
Gleison Peralta Peres 
Lucia Helena Rincón Afonso 

Capítulo 12  - A ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GARCIA LEAL (PARANAÍBA – MS): SINAIS E LEMBRANÇAS DE UMA DIRETORA ESCOLAR
Adriana Ribeiro de Brito e Silva 
Ademilson Batista Paes 

Capítulo 13 - OS NEOPENTENCOSTAIS E AS FINALIDADES EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS BRASILEIRA209
Edmar Moreira Alves 

Capítulo 14 - OS CATECISMOS PROTESTANTES INSERIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO DO SÉCULO XIX
Josué dos Santos Alves 
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento 
Jorge Carvalho do Nascimento 

Capítulo 15 - AS PRIMEIRAS ESCOLAS PROTESTANTES EM GOIÁS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Tamiris Alves Muniz 
Sauloéber Tarsio de Souza 

Capítulo 16 - ESCOLA OTONIEL MOTA: GÊNESE E FUNCIONAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO PROTESTANTE EM RIO VERDE – GO (1958 - 1990)
Kamila Gusatti Dias 

Capítulo 17 - QUE HISTÓRIA É ESSA? O CENTRO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES EM INHUMAS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1962-1988)
Gleidson de Oliveira Moreira 

Capítulo 18 - O GRÊMIO LITERÁRIO PORTUGUÊS NO OITOCENTOS: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, MEMÓRIA E CULTURA EM BELÉM-PA
Maria José da Silva Corrêa Boulhosa 
Mário Allan da Silva Lopes 

Capítulo 19 - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELAÇÃO ENTRE TEMPO E ESPAÇO
Ângela Roberta Felipe Campos 
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross 
Jackson Carlos da Silva  
José Maria Baldino 

Capítulo 20 - NEOLIBERALISMO, NOVO NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO:  INFLUÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR
Adma Palmira Jaime Noleto  
Cláudia Valente Cavalcante 

Capítulo 21 - AS RELAÇÕES ENTRE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA À LUZ DAS NORMATIVAS QUE OS REGEM
Andressa Freitas Lopes 
Wesllen Martins Lopes 
Fernando Primitivo Romero Bordin 

Capítulo 22 - REFLEXÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR E O ESTRESSE OCUPACIONAL 
Ayer Barsanulfo Franco 
Alexsandro Silva Mateus 
Verônica Daniela Gomes 

Capítulo 23 - CRIANDO E RECRIANDO MÉTODOS VISUAIS: A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DA CRIANÇA COM SURDEZ
Junior César Ferreira de Castro 
Thays Borges de Lima Goveia 

Capítulo 24 - A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS
Silena da Fonseca Pimentel Paizan 


Ficha Técnica

I59    Instituições escolares [recurso eletrônico] : história, memória e narrativas / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, Kamila Gusatti Dias, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 1.

ISBN 978-85-92890-45-2
DOI 10.46550/978-85-92890-45-2

1. Educação - História. 2. Instituições escolares - História. 3. Formação de professores. 4. Práticas docentes. I. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Dias, Kamila Gusatti (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).                                           

CDU: 37(091)