Neste livro, quem está familiarizado com a noção de instituição educacional (ou escolar) na pesquisa vai constatar a força e a amplitude de uma categoria conceitual; aos que vão se iniciar na compreensão de tal categoria a partir da leitura deste livro, a obra oferece uma pesquisa valiosa com seu conjunto de estudos. Como coletânea que conjuga áreas distintas do rol de assuntos e temas da pesquisa em educação, o recorte temporal vai do presente ao passado, assim como da democracia à ditadura. Os olhares se voltam ao império – às origens do catecismo na escola do século XIX; às primeiras décadas da República – à cultura escolar entre 1913 e 1924; à ditadura Vargas – à imprensa escolar entre 1935 e 1945; à ditadura civil-militar – à formação docente entre 1962 e 1988; ao grupo escolar e suas professoras entre 1960 e 1970. Enfim, os olhares se voltam à escola independentemente do momento político – a uma instituição protestante entre 1958 e 1990: democracia-ditadura-Democracia. Assim como o recorte temporal atravessa a história política do país, o recorte espacial o faz. Os estudos cobrem de regiões de norte a sul, leste a oeste. São trabalhos afins à Bahia, ao Piauí, ao Pará e à Rondônia; a Minas Gerais e São Paulo; a Goiás e ao Mato Grosso do Sul; e outros.
PREFÁCIO
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Kamila Gussatti Dias
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 1 - HISTÓRIAS DAS ESCOLAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Libania Xavier
Livia de Fátima Conceição
Fernanda Monteiro
Capítulo 2 - A ESCOLA NORMAL DO BRÁS: CULTURA MATERIAL E CULTURA EMPÍRICA (SÃO PAULO, 1913-1924)
Wiara Rosa Rios Alcântara
Capítulo 3 - O ENSINO PRIMÁRIO PICOENSE: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR COELHO RODRIGUES EM PICOS/PI (1960-1970)
Danila da Silva Nascimento Gomes
Capítulo 4 - ESCOLA TERRITORIAL DE 1º GRAU PAULO DE ASSIS RIBEIRO: EM MEIO A MATA, NASCE UMA ESCOLA73
Flaviana Faustino da Silva
Elizabeth Figueiredo de Sá
Dálete Cristiane Silva Heitor de Albuquerque
Capítulo 5 - UMA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DA FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO (FAED) AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)
Giza Guimarães Pereira Sales
Rosane Michelli de Castro
Capítulo 6 - A PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESCOLARES NO GINÁSIO DOM BOSCO: LEITURAS SOBRE O PERIÓDICO O GINÁSIO (1935-1945)
Jéssica Lima Urbieta
Loren Katiuscia Paiva da Silva
CAPÍTULO 7 - HISTÓRIA, MEMÓRIA, CELEBRAÇÕES E TRADIÇÃO: O JEITO SEI DE SER
Luana Tainah Alexandre Braz
Magda Sarat
Capítulo 8 - ENTRE POAIAS E GOTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DESEMBARGADOR CANÊDO
Luciano Dias Nunes
Thaís Reis de Assis
Capítulo 9 - INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA MODERNA NA EUROPA E O SEU REFLEXO NO BRASIL
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Marliane Dias Silva
Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite
Capítulo 10 - NOTÍCIAS HISTÓRICAS DA ESCOLA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR
Paulo de Tarso Vellanes
Capítulo 11 - PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE: BREVE HISTÓRICO
Sonia Maria Zanezi Peres
Gleison Peralta Peres
Lucia Helena Rincón Afonso
Capítulo 12 - A ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GARCIA LEAL (PARANAÍBA – MS): SINAIS E LEMBRANÇAS DE UMA DIRETORA ESCOLAR
Adriana Ribeiro de Brito e Silva
Ademilson Batista Paes
Capítulo 13 - OS NEOPENTENCOSTAIS E AS FINALIDADES EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS BRASILEIRA209
Edmar Moreira Alves
Capítulo 14 - OS CATECISMOS PROTESTANTES INSERIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO DO SÉCULO XIX
Josué dos Santos Alves
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
Jorge Carvalho do Nascimento
Capítulo 15 - AS PRIMEIRAS ESCOLAS PROTESTANTES EM GOIÁS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Tamiris Alves Muniz
Sauloéber Tarsio de Souza
Capítulo 16 - ESCOLA OTONIEL MOTA: GÊNESE E FUNCIONAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO PROTESTANTE EM RIO VERDE – GO (1958 - 1990)
Kamila Gusatti Dias
Capítulo 17 - QUE HISTÓRIA É ESSA? O CENTRO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES EM INHUMAS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR (1962-1988)
Gleidson de Oliveira Moreira
Capítulo 18 - O GRÊMIO LITERÁRIO PORTUGUÊS NO OITOCENTOS: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, MEMÓRIA E CULTURA EM BELÉM-PA
Maria José da Silva Corrêa Boulhosa
Mário Allan da Silva Lopes
Capítulo 19 - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELAÇÃO ENTRE TEMPO E ESPAÇO
Ângela Roberta Felipe Campos
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross
Jackson Carlos da Silva
José Maria Baldino
Capítulo 20 - NEOLIBERALISMO, NOVO NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: INFLUÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR
Adma Palmira Jaime Noleto
Cláudia Valente Cavalcante
Capítulo 21 - AS RELAÇÕES ENTRE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA À LUZ DAS NORMATIVAS QUE OS REGEM
Andressa Freitas Lopes
Wesllen Martins Lopes
Fernando Primitivo Romero Bordin
Capítulo 22 - REFLEXÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR E O ESTRESSE OCUPACIONAL
Ayer Barsanulfo Franco
Alexsandro Silva Mateus
Verônica Daniela Gomes
Capítulo 23 - CRIANDO E RECRIANDO MÉTODOS VISUAIS: A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DA CRIANÇA COM SURDEZ
Junior César Ferreira de Castro
Thays Borges de Lima Goveia
Capítulo 24 - A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS
Silena da Fonseca Pimentel Paizan
I59 Instituições escolares [recurso eletrônico] : história, memória e narrativas / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, Kamila Gusatti Dias, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 1.
ISBN 978-85-92890-45-2
DOI 10.46550/978-85-92890-45-2
1. Educação - História. 2. Instituições escolares - História. 3. Formação de professores. 4. Práticas docentes. I. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Dias, Kamila Gusatti (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).
CDU: 37(091)