"Inovações Educacionais: Tendências e Desafios" é uma obra que proporciona uma visão abrangente do panorama educacional contemporâneo. Os diversos capítulos exploram temas como tecnologias na formação de enfermagem, alfabetização na primeira infância, neuroeducação, inclusão, inteligência artificial e metodologias ativas. A interconexão entre tecnologia, engajamento e qualidade na educação é cuidadosamente analisada. A obra destaca a importância de práticas inovadoras, adaptabilidade durante a pandemia e reflexões sobre a inserção das TICs no currículo. Essencial para compreender os desafios educacionais atuais, este livro se destaca como referência na área.
APRESENTAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 1 - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENFERMAGEM: UM ENFOQUE NO CUIDADO DE FERIDAS ONCOLÓGICAS
Jackelyne de Souza dos Santos
Adilma dos Santos Brito Pereira
Isaura Mochnacz
Marcia Cristina Reis Campos Melo
Mauri Alves da Silva
Rodi Narciso
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Vitória Gonçalves de Lima Costa
Capítulo 2 - POTENCIALIZANDO A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DE ESTÍMULOS MULTISSENSORIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Carolina Soares de Castilhos
Ianan Eugênia de Carvalho
Joana Paula Ramos Krohling
Joyce Nascimento Felipe
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Marilda Faustino de Andrade Ribeiro
Monique Bolonha das Neves Meroto
Raquel Farias Fuly de Souza
Capítulo 3 - A NEUROEDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monique Bolonha das Neves Meroto
Christiane Diniz Guimarães
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Dinaléia Araujo da Silva
Gilmara Benício de Sá
João Alves Pereira
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Rodi Narciso
Capítulo 4 - TECNOLOGIA E ENGAJAMENTO: EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
Allysson Barbosa Fernandes
Antônio Guilherme da Cruz Lima
Chrystiane Viegas Rocha
Fábio Feitosa Rodrigues
Germano Fonseca Praxedes
Matias Rebouças Cunha
Moésia da Cunha Batista
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
Capítulo 5 - PROMOVENDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS PARA INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Monique Bolonha das Neves Meroto
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Camila Sabino de Araujo
Christiane Diniz Guimarães
Jocelino Antônio Demuner
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Tatiana Afonso Tavares Rigo
Zenayre Mendes de Oliveira
Capítulo 6 - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Romézio Alves Carvalho da Silva
Fabiana Fagundes Barros Gomes
Germano Fonseca Praxedes
Jannaib Beserra Benvindo Rosado
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Lucas Ferreira Gomes
Lucimar Graf
Michele Roberta da Silva Caetano Filgueiras
Capítulo 7 - EDUCAÇÃO PARA A PAZ: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR
Rodi Narciso
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Ianan Eugênia de Carvalho
João Carlos Machado
João Carlos Bertolazzi
Liliane Inácia da Silva
Matias Rebouças Cunha
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 8 - INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Christiane Diniz Guimarães
Janmes Wilker Mendes Costa
Jordana Romero Silva
Luciano Ortiz
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rodi Narciso
Wesley Schulz Mungo
Capítulo 9 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA NOVA FRONTEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Christiane Diniz Guimarães
Jocelino Antônio Demuner
Luciano Ortiz
Monique Bolonha das Neves Meroto
Mychelle Silva de Alencar
Ricardo Gomes da Silva
Rodi Narciso
Capítulo 10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECNOLOGIA E MULTIMÍDIA COMO FERRAMENTAS DE SUPORTE
Rodi Narciso
Adna Caetano e Silva Moreira
Átila de Souza
Christiane Diniz Guimarães
Jorge José Klauch
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Monique Bolonha das Neves Meroto
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Capítulo 11 - SINERGIA ENTRE TECNOLOGIA E APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO ATUAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Dayvid Carlos Piovezan Tozato
Ianan Eugênia de Carvalho
Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rodi Narciso
Tatiana Afonso Tavares Rigo
Valéria Maria Amorim da Silva
Capítulo 12 - INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
Rodi Narciso
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Heudes Eduardo Rogério
Jocelino Antônio Demuner
Lucelena Maria Fernandes
Pérola da Silva Veronez
Pedro Alves Gonçalves Junior
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 13 - O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ana Paula dos Santos Gomes Caetano
Camila Sabino de Araujo
Elionides José da Costa
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Lucimar Graf
Mauri Alves da Silva
Renata Santos
Capítulo 14 - O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES E DESAFIOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ianan Eugênia de Carvalho
João Carlos Machado
Monique Bolonha das Neves Meroto
Pérola da Silva Veronez
Renata Resstel
Rodi Narciso
Romézio Alves Carvalho da Silva
Capítulo 15 - REVOLUCIONANDO A PEDAGOGIA: O IMPACTO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 16 - ALFABETIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA 249
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 17 - INSERÇÃO DE TDIC’S NO CURRÍCULO E SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA RELAÇÃO ENTRE DESAFIOS E IMPACTOS
Heudes Eduardo Rogério
Ianan Eugênia de Carvalho
Júlio César Bezerra Vilar da Silva
Luciane Pereira de Castilho
Monique Bolonha das Neves Meroto
Mychelle Silva de Alencar
Romézio Alves Carvalho da Silva
Capítulo 18 - IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING: UMA REVISÃO DE LITERATURAS SOBRE O TEMA
Heudes Eduardo Rogério
Gladys Nogueira Cabral
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Ianan Eugênia de Carvalho
Michele Roberta da Silva Caetano Filgueiras
Monique Bolonha das Neves Meroto
Patrícia de Oliveira Santos Ferreira
Romézio Alves Carvalho da Silva
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS