Nesta obra organizamos vinte e uma experiências de atividades em Iniciação Científica desenvolvidas por professores de Ciências da Natureza na Educação Básica, perpassando por todos os níveis, com diversidade institucional e regional brasileira. São experiências e possibilidades formativas que agregam várias potencialidades de natureza teórico-prática e podem ser adaptadas a outras realidades pedagógicas. É uma obra destinada a pesquisadores, professores e iniciantes na área que atuam ou investigam tais práticas na Educação Básica. Nosso objetivo mais amplo da obra é apresentar contribuições advindas de práticas e pesquisas resultantes de atividades de Iniciação Científica em Ciências da Natureza para a prática pedagógica na Educação Básica. Apesar de a obra contemplar experiências em Ciências da Natureza, as visões e propostas apresentadas podem ser expressas a outras áreas de conhecimento, desde que mantenham uma visão interdisciplinar e contextualizada. Não temos uma obra engessada, pronta e acabada, mas um material rico em vivências, direcionado a professores e pesquisadores em Ciências da Natureza, bem como pode ser instrumentalizado à prática da formação de professores.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA QUESTÃO MORAL
Attico Chassot
APRESENTAÇÃO
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
José Francisco Zavaglia Marques
Sebastião Rodrigues-Moura
Capítulo 1
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Leonir Lorenzetti
Capítulo 2
INICIAÇÃO À FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES LÚDICAS PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Sebastião Rodrigues-Moura
Capítulo 3
HORTCAN: UM BIORREPELENTE E LARVICIDA DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO 1ª ANO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE IPOJUCA (PE)
Joanderson de Santana Lacerda
Carlos José de Souza Júnior
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Capítulo 4
PIBIC-ENSINO MÉDIO: RELATANDO VIVÊNCIAS E ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS
Sinaida Maria Vasconcelos
Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho
Manoel Reinaldo Elias Filho
Gleice Carla Silva de Castro
Capítulo 5
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALICERCE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Manoela Argenton Prado
Gian Giermanowicz Costa
Capítulo 6
FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DO RIO PARAUAPEBAS
Pedro Paulo dos Santos
Camila Marion
Capítulo 7
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Daniela Antunes da Costa Gonçalves
Renato Xavier Coutinho
Capítulo 8
FEIRA DE CIÊNCIAS E INICIAÇÃO À PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL: UMA EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE FÍSICA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFES
Geide Rosa Coelho
Rosa Maria Ambrózio
Cleiton de Souza Lima
Capítulo 9
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO REFLEXIVO FRENTE AO (DES)AMPARO DOCENTE
José Francisco Zavaglia Marques
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Capítulo 10
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Juarez Dal’Acqua Junior
Fernando Augusto Koch
André Ary Leonel
Juliane Mendes Rosa La Banca
Capítulo 11
O ENSINO INVESTIGATIVO NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Luciana Evangelista da Silva
Raimunda Ediane da Silva Cabral
Amanda Sylmara da Rocha Moreira
João Manoel da Silva Malheiro
Capítulo 12
TABELA PERIÓDICA TRIDIMENSIONAL: UM RECURSO DIDÁTICO, INTERATIVO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL
Lucimara Lais Zachow
Daiana Sonego Temp
Letícia Murer de Souza
Manuela Soares Leal de Bairros
Vitória Viana Agertt
Capítulo 13
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS: POSSÍVEIS DIÁLOGOS COM O ENSINO DE QUÍMICA ESCOLAR
Joyce Melo Mesquita
Marília Nunes de Arruda
France Fraiha-Martins
Capítulo 14
A VOZ DE UM ESTUDANTE SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS283
Bruno Kayser da Silva Machado
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Capítulo 15
CLUBE DE CIÊNCIAS ESPAÇO VERDE: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO REMOTO
Lucas Peres Guimarães
Capítulo 16
ANÁLISE DE DESENHOS E ESCRITOS DE ALUNOS PARTICIPANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Antonia Ediele de Freitas Coelho
Carlos Alberto Rodrigues de Souza
Licurgo Peixoto de Brito
Capítulo 17
ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTENDENDO A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E AÇÃO DO PROTETOR SOLAR
Francisca das Chagas Alves da Silva
Romilda Rodriguez Luz
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Capítulo 18
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
João Manoel da Silva Malheiro
Carlos José Trindade da Rocha
Willa Nayana Corrêa Almeida
Fabiana Pauletti
Capítulo 19
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA INVESTIGAR, CONSTRUIR, APRENDER E COMUNICAR
Lisandra Catalan do Amaral
Patricia Saldanha
Capítulo 20
SOBRE FAZER A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: NARRATIVAS DOCENTES E MULTIDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Uiara Mendes Ferraz de Pinho
Attico Inacio Chassot
Rafael Cordeiro Rodrigues
Capítulo 21
A DECOLONIALIDADE NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAN DINIZ: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES-MONITORES
Raimunda Ediane da Silva Cabral
Luciana Evangelista da Silva
Marina Donza Guedes
João Manoel da Silva Malheiro
SOBRE OS ORGANIZADORES
I56 Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica [recurso eletrônico] : abordagens, teorias e práticas / organizadores: Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, José Francisco Zavaglia Marques, Sebastião Rodrigues-Moura. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
440 : il.
ISBN 978-65-88362-77-8
DOI 10.46550/978-65-88362-77-8
1. Educação. 2. Iniciação científica. 3. Ensino de ciências. I.
Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). II. Marques, José Francisco Zavaglia (org.). III. Rodrigues-Moura, Sebastião (org.).
CDU: 37:50