Iniciação Científica Em Ciências Da Natureza Na Educação Básica: Abordagens, teorias e práticas

Nesta obra organizamos vinte e uma experiências de atividades em Iniciação Científica desenvolvidas por professores de Ciências da Natureza na Educação Básica, perpassando por todos os níveis, com diversidade institucional e regional brasileira. São experiências e possibilidades formativas que agregam várias potencialidades de natureza teórico-prática e podem ser adaptadas a outras realidades pedagógicas. É uma obra destinada a pesquisadores, professores e iniciantes na área que atuam ou investigam tais práticas na Educação Básica. Nosso objetivo mais amplo da obra é apresentar contribuições advindas de práticas e pesquisas resultantes de atividades de Iniciação Científica em Ciências da Natureza para a prática pedagógica na Educação Básica. Apesar de a obra contemplar experiências em Ciências da Natureza, as visões e propostas apresentadas podem ser expressas a outras áreas de conhecimento, desde que mantenham uma visão interdisciplinar e contextualizada. Não temos uma obra engessada, pronta e acabada, mas um material rico em vivências, direcionado a professores e pesquisadores em Ciências da Natureza, bem como pode ser instrumentalizado à prática da formação de professores.

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightKeiciane Canabarro Drehmer-Marques
  • keyboard_arrow_rightJosé Francisco Zavaglia Marques
  • keyboard_arrow_rightSebastião Rodrigues-Moura
Sumário

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA QUESTÃO MORAL
Attico Chassot

APRESENTAÇÃO
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
José Francisco Zavaglia Marques  
Sebastião Rodrigues-Moura  

Capítulo 1
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Leonir Lorenzetti 

Capítulo 2
INICIAÇÃO À FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES LÚDICAS PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS 
Sebastião Rodrigues-Moura

Capítulo 3
HORTCAN: UM BIORREPELENTE E LARVICIDA DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO 1ª ANO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE IPOJUCA (PE)
Joanderson de Santana Lacerda 
Carlos José de Souza Júnior 
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques

Capítulo 4
PIBIC-ENSINO MÉDIO: RELATANDO VIVÊNCIAS E ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS
Sinaida Maria Vasconcelos 
Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho
Manoel Reinaldo Elias Filho
Gleice Carla Silva de Castro

Capítulo 5
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALICERCE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Manoela Argenton Prado
Gian Giermanowicz Costa

Capítulo 6
FERRAMENTAS PARA O ESTUDO DO RIO PARAUAPEBAS
Pedro Paulo dos Santos
Camila Marion

Capítulo 7
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Daniela Antunes da Costa Gonçalves
Renato Xavier Coutinho

Capítulo 8
FEIRA DE CIÊNCIAS E INICIAÇÃO À PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL: UMA EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE FÍSICA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFES
Geide Rosa Coelho
Rosa Maria Ambrózio
Cleiton de Souza Lima

Capítulo 9
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO REFLEXIVO FRENTE AO (DES)AMPARO DOCENTE
José Francisco Zavaglia Marques
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques

Capítulo 10
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E  TECNOLÓGICA
Juarez Dal’Acqua Junior
Fernando Augusto Koch
André Ary Leonel 
Juliane Mendes Rosa La Banca

Capítulo 11
O ENSINO INVESTIGATIVO NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Luciana Evangelista da Silva
Raimunda Ediane da Silva Cabral
Amanda Sylmara da Rocha Moreira
João Manoel da Silva Malheiro

Capítulo 12
TABELA PERIÓDICA TRIDIMENSIONAL: UM RECURSO DIDÁTICO, INTERATIVO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL
Lucimara Lais Zachow
Daiana Sonego Temp
Letícia Murer de Souza
Manuela Soares Leal de Bairros
Vitória Viana Agertt

Capítulo 13
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS: POSSÍVEIS DIÁLOGOS COM O ENSINO DE QUÍMICA ESCOLAR
Joyce Melo Mesquita
Marília Nunes de Arruda
France Fraiha-Martins

Capítulo 14
A VOZ DE UM ESTUDANTE SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS283
Bruno Kayser da Silva Machado
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques

Capítulo 15
CLUBE DE CIÊNCIAS ESPAÇO VERDE: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO REMOTO
Lucas Peres Guimarães

Capítulo 16
ANÁLISE DE DESENHOS E ESCRITOS DE ALUNOS PARTICIPANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Antonia Ediele de Freitas Coelho
Carlos Alberto Rodrigues de Souza
Licurgo Peixoto de Brito 

Capítulo 17
ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTENDENDO A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E AÇÃO DO PROTETOR SOLAR
Francisca das Chagas Alves da Silva
Romilda Rodriguez Luz 
Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Capítulo 18
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
João Manoel da Silva Malheiro
Carlos José Trindade da Rocha
Willa Nayana Corrêa Almeida
Fabiana Pauletti

Capítulo 19
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA INVESTIGAR, CONSTRUIR, APRENDER E COMUNICAR 
Lisandra Catalan do Amaral
Patricia Saldanha 

Capítulo 20
SOBRE FAZER A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: NARRATIVAS DOCENTES E MULTIDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Uiara Mendes Ferraz de Pinho
Attico Inacio Chassot 
Rafael Cordeiro Rodrigues 

Capítulo 21
A DECOLONIALIDADE NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAN DINIZ: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES-MONITORES
Raimunda Ediane da Silva Cabral
Luciana Evangelista da Silva
Marina Donza Guedes
João Manoel da Silva Malheiro


SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

 I56     Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica [recurso eletrônico] : abordagens, teorias e práticas / organizadores: Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, José Francisco Zavaglia Marques, Sebastião Rodrigues-Moura. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
440 : il.

ISBN 978-65-88362-77-8
DOI 10.46550/978-65-88362-77-8

1. Educação. 2. Iniciação científica. 3. Ensino de ciências. I.
Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). II. Marques, José Francisco Zavaglia (org.). III. Rodrigues-Moura, Sebastião  (org.).       
   

CDU: 37:50