O segundo volume da coletânea "Imersão Tecnológica: Educando no Mundo Digital" é composto por capítulos que analisam a intersecção entre tecnologia e educação. Os capítulos abordam desde metodologias ativas até o impacto das tecnologias digitais no ambiente educacional. Este livro é uma referência essencial para educadores e gestores escolares que buscam compreender a complexidade das mudanças educacionais na era digital. Oferecendo reflexões sobre desafios e oportunidades, essa obra fornece insights valiosos e práticos para adaptar-se às demandas atuais da educação, promovendo a integração eficaz da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Jéssica Marinho Medeiros
José Leônidas Alves do Nascimento
Márcio Santana Magalhães
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS
Mayara Talini Pereira Bohrer
Allysson Barbosa Fernandes
Fabiana Fagundes Barros Gomes
Ferdinando Sampaio Rios
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
GERAÇÃO DE SCREENAGERS E EDUCAÇÃO
Marcos Vinicius Malheiros da Silva
João Carlos Bertolazzi
Rebeca Maria Oliveira
Rodi Narciso
Rosangela Miranda Crimoni
O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Renata Fermino Ferrari
Domingos Sávio dos Santos
Fernanda Correa
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Márcio Santana Magalhães
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS: UM DEBATE NECESSÁRIO
Filomena Alves Pereira
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Cláudio Gonçalves de Mattos
Iracema Rocha Marreiros
Rodi Narciso
AVALIANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS ABORDAGENS DISCIPLINARES, MODELOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Flaviani Costa dos Santos Pullen
Fábio Feitosa Rodrigues
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Márcio Santana Magalhães
O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Geliane Regina Esposito Burin
Ana Rodrigues Neves
Anderson Junior da Silva Cruz
Elaine Fátima Arseno
Geli Eliane Esposito
SCREENAGERS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR
Filomena Alves Pereira
Helena Maria Ribeiro
Jéssica Marinho Medeiros
Maria Rita Fialho Almeida
Rosimar Rodrigues Souza
A INVASÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO: COMO ESTA INICIATIVA PODE ALTERAR O MODO DE ENSINAR
Tamara Trentin
Daniela Dieterich
Klener Batista
Monique Bolonha das Neves Meroto
Renata Camargo Costa Alves
NOVOS CAMINHOS NO PERCURSO ESCOLAR DOS SCREENAGERS
Monique Bolonha das Neves Meroto
João Elias Ferreira da Costa
Rebeca Maria de Oliveira
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Viviane Aparecida Damian Beck
O PEDAGOGO ENQUANTO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS
Rodi Narciso
Cristiane Tonetto Escobar
João Carlos Machado
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Viviane Aparecida Damian Beck
METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Antonio Jerri Castro de Abreu
Ana Maria Lemes Coelho
Mara de Fátima Martini
Maria da Conceição Barbosa Guimarães
Vânia Rosa Alves
A ANÁLISE SWOT COMO AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAR
Lívia Martins Arruda
Jordana Romero Silva
Laurita Christina Bonfim Santos
Rodrigo Vieira Ribeiro
Vanessa Morgado Madeira Caldeira
EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A RELAÇÃO DA TRÍADE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DESDE A IDADE MEDIEVAL AOS DIAS ATUAIS
Rodrigo Alexander De Magalhães Silva
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Filomena Alves Pereira
Luciana Lopes Araújo Capilupe
Sebastião Lopes da Silva Júnior
NOVAS TECNOLOGIAS E DIVERSIDADE: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR
Laurita Christina Bonfim Santos
Ellen Gonçalves Lira
Elzo Brito dos Santos Filho
Franciele Gonçalves
Sidinéia da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO PDCA PARA A GESTÃO ESCOLAR
João Carlos Machado
Helena Maria Ribeiro
Renata Carvalho Durães Pena
Rodi Narciso
O USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Agnólia Pereira de Almeida
Camila Sabino de Araujo
Joelson Miranda Ferreira
Pedro Soares Magalhães
SALA DE AULA INVERTIDA: A PRÁTICA DA METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
Agnólia Pereira de Almeida
Ângela Ap. de Assis Polizello
Claudia Ribeiro
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
ENRIQUECENDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL: O PAPEL DOS RECURSOS MULTIMÍDIA
Cristiane Tonetto Escobar
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Helena Maria Ribeiro
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Rodi Narciso
A INTRODUÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS
Manuela Angelo Gonsalves
Eliete Matoso de Freitas
Eliza Juventino Zella dos Santos
Martha de Oliveira Pinheiro
Silvia Rangel Mendes
O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Aglycia Chaves Barros Sousa
Claudinei Francisco Pioner
Geraldo Lopes da Silva Filho
Renata Carvalho Durães Pena
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, NOVAS METODOLOGIAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Lucas Estevão Fernandes Laet
Alessandra Barboza Barros Almeida
Circe Carneiro de Leão
Maura Aparecida de Souza
Vanessa Souza Santos Detoni