Horizontes Inclusivos, Trazendo Os Diálogos E Experiências Na Educação Especial E Na Educação Inclusiva

Num cenário amplo do contexto educacional, onde vozes silenciadas ganham ressonância e as diferenças passam a ser celebradas, emerge a temática: Horizontes Inclusivos, trazendo os diálogos e experiências na Educação Especial e na Educação Inclusiva de forma exploratória, abordando e apontando o espaço escolar como ambiente de debate, de discussões e principalmente de prática inclusiva alinhada a um pedagógico que transcende a sala de aula. Neste livro é possível encontrar vivências pedagógicas, leituras atrativas, práticas e estratégias inovadoras e pertinentes ao contexto educacional com o olhar para a modalidade da Educação Especial e promoção da Educação Inclusiva. São reflexões profundas com o olhar construtor e acolhedor, sem distinção, visando eliminar as barreiras que limitam ou impossibilitam incluir, e, em cada capítulo, um caminho desvendado, guiado pelo compromisso com um futuro igualitário e justo para todos. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAmós Alves Santos
  • keyboard_arrow_rightAndreson Corte Ferreira da Silva
  • keyboard_arrow_rightDouglileide Santos Oliveira Calazans
  • keyboard_arrow_rightErivélton de Jesus Rêgo
  • keyboard_arrow_rightNoêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
  • keyboard_arrow_rightOdair Ledo Neves
Sumário

PREFÁCIO
Amós Alves Santos
Andreson Corte Ferreira da Silva
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Erivélton de Jesus Rêgo
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
Odair Ledo Neves
 
Capítulo 1 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: INFLUÊNCIA E ESTRATÉGIAS NAS ADVERSIDADES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Cinthia Neves Silva
Andreson Corte Ferreira da Silva
 
Capítulo 2 - FAMÍLIA E ESCOLA COM PARCERIA PROMOVEM: RESPEITO, DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM
Reinieli de Queiroz Monteiro
Andreson Corte Ferreira da Silva
 
Capítulo 3 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS PARA A INCLUSÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
Edjânia Souza Oliveira Ramos
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
 
Capítulo 4 - OS DESAFIOS DO APRENDIZADO DE UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TDAH
Yarla Bruna Rodrigues dos Santos
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz 
 
Capítulo 5 - OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR
Jaíne da Silva Castro  
Douglileide Santos Oliveira Calazans
 
Capítulo 6 - AUTISMO: REFLEXOS DO DIAGNÓSTICO TARDIO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Daniele dos Santos Barbosa
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
 
Capítulo 7 - A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM BASE NA NEUROCIÊNCIA
Maria Heloise Ferreira Barbosa
Douglileide Santos Oliveira Calazans
 
Capítulo 8 - DIFICULDADES NA PRÁTICA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Carla da Silva Oliveira
Douglileide Santos Oliveira Calazans
 
Capítulo 9 - A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Melânia Pereira César  
Douglileide Santos Oliveira Calazans
 
Capítulo 10 - FAMÍLIA E ESCOLA: SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA CONCEITO E INFLUÊNCIAS
Larissa Santos dos Anjos
Andreson Corte Ferreira da Silva
 
Capítulo 11 - LUDICIDADE: O BRINCAR E O CANTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Joice Neves Silva Castro
Erivélton de Jesus Rêgo
 
Capítulo 12 - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Danielle Silva de Souza
Erivelton de Jesus Rêgo
 
Capítulo 13 - A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO POTENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS
Kelly Nepomuceno de Queiroz
Erivélton de Jesus Rego
 
Capítulo 14 - A AFETIVIDADE FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Tauane de Souza Gonçalves
Odair Ledo Neves
 
Capítulo 15 - EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Flávia Nascimento da Silva
Odair Ledo Neves
 
Capítulo 16 - A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Thauanne Natiely Alves da Silva 
Odair Ledo Neves 
 
Capítulo 17 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: OS JOGOS COMO AUXILIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Valmineude Silva dos Santos
Douglileide Santos Oliveira Calazans
 
Capítulo 18 - ÓLEOS NATURAIS: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E VIÁVEL NA ESTÉTICA E BEM-ESTAR
Adriana Souza de Jesus
Zélia Nascimento de Almeida
 
SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

H811  Horizontes inclusivos, trazendo os diálogos e experiências na educação especial e na educação inclusiva / organizadores: Amós Alves Santos ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
297 p. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-6135-040-2
DOI 10.46550/978-65-6135-040-2
1. Educação especial. 2. Educação inclusiva. I. Santos, Amós Alves (org.).
 
CDU: 376