Esta é uma obra coletiva que nasceu das partilhas nas aulas de História da Educação, ministradas pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury, ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Todos os capítulos têm como contexto a História da Educação, entretanto, com enfoques diferentes de acordo com a área de estudo de cada autor e cada autora. Todo o processo de construção deste livro foi pautado no diálogo, afinal, esse é o elemento essencial para uma educação contextualizada, democrática e libertadora. A motivação da escrita e junção dos artigos neste compilado, nasce do desejo de compartilhar os conhecimentos construídos no decorrer das aulas mediadas pelo ilustríssimo Professor Cury. Aprendemos, com ele, que a História da Educação fornece fundamentos para a análise e reflexão em diversos enfoques, este livro é um exemplo disso. Durante a leitura, o leitor encontrará textos que tratam da influência do catolicismo no processo histórico da educação no país; ensaios sobre a educação proposta/imposta aos diferentes grupos que compõem a sociedade brasileira (referentes às relações étnico-raciais e às comunidades indígenas); e redações que destacam a história da educação em diferentes modalidades, como a educação profissional. Esperamos que esta obra contribua para a formação inicial e continuada dos/as profissionais da educação. Que a leitura sobre o passado resulte no repensar de práticas educacionais para o futuro!
Juliana Neves Martins
UM PREFÁCIO, UMA PROSA, UM AGRADECIMENTO
Lisbela A. Cardoso Oliveira
APRESENTAÇÃO
Sabrina Alves Boldrini Cabral
Capítulo 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL
Juliana Neves Martins
Capítulo 2
O PAPEL DA NARRATIVA NA ESCOLARIZAÇÃO PELA CATEQUESE: A CONTRIBUIÇÃO JESUÍTICA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR ATRAVÉS DA LINGUAGEM VERBOVISUAL
Lisbela Aparecida Cardoso Oliveira
Capítulo 3
EDUCAÇÃO CATÓLICA PÓS-CONCÍLIO VATICANO II
Maria Carolina Andrade Sousa de Ávila
Capítulo 4
A PRESENÇA DA DEMOCRACIA E DA CIÊNCIA NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, DE 1932
Débora Persilva Soares
Capítulo 5
A MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS DE SUA CONSTUTIÇÃO
Sabrina Alves Boldrini Cabral
Capítulo 6
O CAMINHO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL ENTRE 1889 E 1945
Guilherme Isaías de Paula
Capítulo 7
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS – MAIS DE CEM ANOS DO LEGADO DA ESCOLA DE APRENDIZES E ARTÍFICES
Brígida Rezende de Souza
Capítulo 8
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL
Emanuel Alves Anastácio
Capítulo 9
NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO OS JESUÍTAS E O RATIO STUDIORUM
Duarte Bernardo Gomes
Capítulo 10
AS MULHERES E OS SEUS DIREITOS: UM OLHAR A PARTIR DA CONJUNTURA HISTÓRICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Bárbara H. Abreu Valadares
Capítulo 11
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA E O DIREITO À DIFERENÇA
Cristina Reis de Sousa Prata
Capítulo 12
O EPISCOPADO BRASILEIRO, CONSTITUINTES E EDUCAÇÃO: UM BREVE ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DOS BISPOS DO BRASIL COM AS CONSTITUINTES DE 1891, 1934, 1946 E 1988
Júlio César Evangelista Resende
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
SOBRE A ORGANIZADORA
H673 História da educação [recurso eletrônico] : do Brasil colônia aos tempos atuais / organizadora: Cristina Rezende Eliezer. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
277 p.
Estudos em homenagem a Carlos Roberto Jamil Cury
ISBN 978-85-92890-31-5
DOI 10.46550/978-85-92890-31-5
1. Educação - História - Brasil. 2. Cury, Carlos Roberto Jamil. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.).
CDU: 37(81)(091)