Trata-se de uma obra de História da Educação elaborada por múltiplas mãos e ancorada em uma escuta sensível do “outro” em múltiplos espaços e de diferentes experiências sociais/culturais que ora se registra, possibilitando a percepção de outros vieses da história, os quais exigiram de cada pesquisador astúcia, criatividade, esforço teórico. [...]. Tendo ciência do valor da pesquisa para a construção/reconstrução do conhecimento, este livro é muito importante para conhecer o passado em sua multiplicidade e diversidade, com diferentes representações das realidades, apresentando um debate profícuo sobre diferentes objetos, possibilitando conhecer aspectos da trajetória educacional brasileira em sua pluralidade e singularidade.
PREFÁCIO
Kamila Gusatti Dias
APRESENTAÇÃO
José Maria Baldino
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SEUS CAMINHOS E DESCAMINHOS
Raimundo Nonato Nascimento Junior
Capítulo 2
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O LEGADO HISTÓRICO DE CECÍLIA MEIRELES DESDE SÉCULO XX, CONTRIBUIÇÃO À DOCÊNCIA NOS DEBATES ATUAIS
Marcilânia Gonçalves Aparecida
José Maria Baldino
Capítulo 3
NOEMY RUDOLFER: A CONTRIBUIÇÃO DA MULHER SIGNATÁRIA DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932, PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Cristiane Roberta dos Reis Rueffer
José Maria Baldino
Capítulo 4
ARMANDA ÁLVARO: A MULHER QUE IMPACTOU A EDUCAÇÃO NA DÉCADA DE 1930
Márcia Cristina Fernandes Pereira Bessa
Capítulo 5
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO DE IMIGRANTES TEUTO-BRASILEIROS DO SÉCULO XIX E XX
Brunna Thais Reis Sales
Cláudia Valente Cavalcante
Capítulo 6
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESVELAR DE SEUS SUBCAMPOS CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross
José Maria Baldino
Capítulo 7
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Ângela Roberta Felipe Campos
Jackson Carlos da Silva
José Maria Baldino
Capítulo 8
EDUCAÇÃO COMO LUGAR HISTÓRICO DAS LUTAS DE CLASSES SOCIAIS EM OPOSIÇÃO
Marco Antônio Oliveira Lima
Capítulo 9
CORA CORALINA E A EDUCAÇÃO
Rosângela Soares de Almeida Ribeiro
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 10
A ESCOLA DE FRANKFURT: TEORIA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO EM ADORNO
Marcele Cristina Linhares Silva de Freitas
Capítulo 11
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS E CULTURAIS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL
Evelyn Elen Alves de Brito Cabral
Capítulo 12
EVOLUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, DESAFIOS E TENDÊNCIAS NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA
Diogo Gonçalves Ferreira
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Capítulo 13
A HISTORICIDADE DA DUPLA PEDAGÓGICA E A TUTORIA EDUCACIONAL: NOTAS HISTÓRICAS
José Cassimiro Dias Neto
Lúcia Helena Rincon Afonso
Capítulo 14
O NASCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO CENTRO-OESTE: UMA HISTÓRIA DA UFG
Marliane Dias Silva
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 15
JUVENTUDE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO EDUCACIONAL E DISTINÇÃO SOCIAL
Ângela Roberta Felipe Campos
Jackson Carlos da Silva
Daniele Gonçalves Lisboa Gross
Capítulo 16
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
Daniel da Silva Mendes
Divino de Jesus da Silva Rodrigues
H673 História da educação : interfaces nos diferentes campos do conhecimento / organizadores: Daniele Gonçalves Lisbôa Gross ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
289 p.
ISBN 978-85-92890-25-4
DOI 10.46550/978-85-92890-25-4
1. Educação - História. I. Gross, Daniele Gonçalves Lisbôa (org.)
CDU: 37(81)