A formação de um grupo de pesquisa é essencial para fomentar e promover o conhecimento, impulsionando a produção científica e tecnológica e facilitando o diálogo entre diversas áreas do saber. É através da pesquisa e da ciência que as universidades avançam em seus conhecimentos, desenvolvem habilidades e contribuem para a sociedade, enfrentando problemas complexos que afetam o mundo atual. Em consonância com essa visão, foi criado o Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias (GTEC). Nesta obra comemorativa que marca os cinco anos de existência do grupo, os autores apresentam uma série de textos que abordam questões fundamentais relacionadas aos sujeitos que habitam espaços específicos. Políticas públicas, democracia e desenvolvimento são alguns dos temas de pesquisa explorados, com ênfase na arquitetura e no design como bases interpretativas. A inovação é destacada como elemento crucial nas esferas da pesquisa, extensão e ensino, sendo este último fortemente enriquecido pelos processos de pesquisa e extensão. Essa integração entre o conhecimento da tradição e as investigações empíricas aproxima o ensino da realidade vivida, promovendo um ensino mais conectado ao mundo contemporâneo. Portanto, convidamos o leitor a embarcar nessa jornada intelectual, descobrindo os frutos do trabalho do Grupo de Pesquisa GTEC e as importantes contribuições que têm feito para o desenvolvimento acadêmico, científico e social. Os conhecimentos aqui apresentados certamente irão inspirar futuras gerações de pesquisadores e profissionais, guiando-os na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do espaço construído e da sociedade contemporânea.
PREFÁCIO I
Helena Copetti Callai
PREFÁCIO II
Andréa Quadrado Mussi
APRESENTAÇÃO
Tarcisio Dorn de Oliveira
PARTE 1: DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE
Capítulo 1 - A ABSORÇÃO DE CONHECIMENTO E A CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURA SIMPLES
Gabriela Cappellari
Jorge Oneide Sausen
Gloria Charão Ferreira
Graziela Schmitz
Capítulo 2 - ACÚSTICA COMO CONDICIONANTE NO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO
Tenile Rieger Piovesan
Camila Lopes de Oliveira
João Silvio Zanetti Neto
Capítulo 3 - A SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS DE OBRAS PÚBLICAS: PROPOSTA DE PROJETO PARA DECRETO EXECUTIVO MUNICIPAL
Ângela Paulina Grandeaux Pisani
Gabriela Meller
Willian Magalhães de Lourenço
Eduardo Rizzatti
Capítulo 4 - CAPACIDADE ADAPTATIVA: UMA ANÁLISE DO SEU DESENVOLVIMENTO NO SEGMENTO METALMECÂNICO
Gabriela Cappellari
Jorge Oneide Sausen
Ariosto Sparemberger
Graziela Schmitz
Capítulo 5 - DESIGN, TEORIA E CIÊNCIA
Simone Lehnhart Vargas
Capítulo 6 - EFEITO DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Eduardo Jonathan Ramos e Silva Sampaio
Amanda Vielmo Sagrilo
Reinaldo de Jesus da Costa Farias
Erondina Azevedo de Lima
Capítulo 7 - IDENTIDADE CRIATIVA APLICADA À PELE: DESENVOLVIMENTO DE UMA REVISTA DE ILUSTRAÇÕES PARA TATUAGEM
Mariana Petry Biondo
Diane Meri Weiller Johann
PARTE 2: ESPAÇO CONSTRUÍDO, GESTÃO SOCIAL E CIDADANIA
Capítulo 8 - ALIMENTAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL: PROGRAMAS E AÇÕES RELEVANTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2020
Daniel Hedlund Soares das Chagas
Sandra Vidal Nogueira
Tarcisio Dorn Oliveira
Capítulo 9 - ARQUITETURA COMO PODER DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CASA DE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Geovane Schulz Rodrigues
Matheus Cargnelutti de Souza
Capítulo 10 - CULTURA E DEMOCRACIA: OS VALORES DE AUTO-EXPRESSÃO
Carla Raquel Adams Osinski
Vera de Lurdes Gubiani
Ivann Carlos Lago
Capítulo 11 - DIÁLOGO ENTRE OS CONCEITOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Carla Raquel Adams Osinski
Edemar Rotta
Vera de Lurdes Gubiani
Capítulo 12 - DO PROJETO À OBRA: LIÇÕES E DESAFIOS DO RESTAURO DO PALÁCIO DA INTENDÊNCIA DE CRUZ ALTA/RS
Gabriela Soares
Mateus Veronese Corrêa da Silva
Ricardo Medeiros de Moraes
Capítulo 13 - EL PAPEL DE LA UTOPÍA EN LA DEFINICIÓN DEL MODELO DE CIUDADELA UNIVERSITARIA LATINOAMERICANO
Fabio Andrés Vinasco Ñustes
Cristhian Moreira Brum
Estevan de Bacco Bilheri
Capítulo 14 - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Patricia Viana Pereira de Lima
Paula Weber Prediger
Fernanda da Rosa Zanetti
Tarcisio Dorn de Oliveira
Capítulo 15 - FRAGILIDADE DA DEMOCRACIA E A IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO
Darlan Nei Writzl
Capítulo 16 - NEUROARQUITETURA E BIOFILIA NA PRÁTICA PROJETUAL: CASA-LAR PARA O MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
Caroline Prediger Da Pieve
Tarcisio Dorn de Oliveira
Capítulo 17 - O ESPAÇO HABITADO COMO MERCADORIA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO
Evandro Zanini Moura
PARTE 3: EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM
Capítulo 18 - A VISÃO DA EXTENSÃO E DA PESQUISA À LUZ DAS TIC
Barbara Gündel
Edson Luiz Padoin
Fabiana Diniz Kurtz
Taíse Neves Possani
Capítulo 19 - ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO HÍBRIDO PARA ENGENHARIA CIVIL
Amanda Vielmo Sagrilo
Elaise Gabriel
Gabriela Meller
Eduardo Jonathan Ramos e Silva Sampaio
Capítulo 20 - UNIVERSO ÁGUA: JOGO DIDÁTICO PARA APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Sandra Cadore Peixoto
Elisandra Pinto Mossi
Valdir Pretto
POSFÁCIO
SOBRE OS AUTORES
SOBRE O ORGANIZADOR