Gestão De Crise E Reposicionamento: De Palestra Itália à Sociedade Esportiva Palmeiras

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/595/nSCUgHn8tm2B.pdf

Como uma instituição pode transformar uma crise de identidade em oportunidade de fortalecimento? Partindo da mudança do Palestra Itália para Sociedade Esportiva Palmeiras, ocorrida em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, esta obra investiga como o clube enfrentou pressões políticas, reposicionou sua imagem e preservou os vínculos construídos com sua comunidade de torcedores. Ao articular história, Relações Públicas, opinião pública e gestão de crises, o estudo analisa o posicionamento institucional do Palmeiras, a cobertura da mídia e a memória afetiva dos torcedores. A combinação entre estudo de caso, análise de conteúdo e pesquisa de opinião permite compreender como narrativas, símbolos e sentimentos de pertencimento contribuíram para a consolidação da nova identidade. Mais do que revisitar um episódio marcante do futebol brasileiro, o livro demonstra o papel estratégico da comunicação na construção e na manutenção da reputação institucional. O caso Palmeiras revela como decisões assertivas, tomadas em um contexto adverso, podem transformar uma crise em um poderoso marco de reposicionamento, continuidade e fortalecimento de uma marca.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAna Beatriz Lopes Ferreira
Sumário

INTRODUÇÃO

1 DE PALESTRA ITÁLIA À PALMEIRAS
1.1 Futebol no Brasil: da elite à identidade nacional
1.2 Fundação do Palestra Itália
1.3 Getúlio Vargas e a Segunda Guerra Mundial
1.4 De Palestra à Palmeiras: arrancada heroica 

2 RELAÇÕES PÚBLICAS
2.1 Surgimento da Relações Públicas
2.2 A chegada da profissão no Brasil
2.3 O papel das relações-públicas na atualidade

3 OPINIÃO PÚBLICA
3.1 Conceituando a opinião pública
3.2 Formação da opinião pública

4 GESTÃO DE CRISE
4.1 Conceito de crise 
4.2 A gestão de uma crise 

5 METODOLOGIA
5.1 A escolha do método

6 ANÁLISE E RESPOSTAS
6.1 Estudo de caso: as ações do clube diante da perseguição e da pressão política
6.1.1 Os movimentos enquanto Palestra Itália
6.1.2 Palestra de São Paulo: a primeira mudança
6.1.3 Adio Palestra, Ciao Palmeiras
6.2 Análise de conteúdo: como a mídia se posicionou diante da mudança do clube
6.2.1 Pré-análise: a escolha do material
6.2.2 Exploração do material
6.2.3 Tratamento dos resultados
6.3 Pesquisa de opinião: memória afetiva dos torcedores em relação ao momento da história do clube
6.3.1 Análise das respostas do formulário

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS 65
Anexo 1: Notícias retiradas do livro “1942: O Palestra vai à Guerra”
Anexo 2:  Notícia veiculada pela Gazeta Esportiva
Anexo 3: Notícia veiculada pela Folha da Noite
Anexo 4: Notícia veiculada por jornal não identificado

APÊNDICE
SOBRE AS AUTORAS


Ficha Técnica

F383g     Ferreira, Ana Beatriz Lopes
Gestão de crise e reposicionamento [recurso eletrônico] :  de Palestra Itália à Sociedade Esportiva Palmeiras / Ana Beatriz Lopes Ferreira, Gardene Leão de Castro. - Santo Ângelo : Ilustração, 2026.
81 p. : il.
 
ISBN 978-65-6135-297-0
DOI 10.46550/978-65-6135-297-0
1. Futebol - História. 2. Sociedade Esportiva Palmeiras - História. I. Castro, Gardene Leão de II. Título
 
CDU: 796.332(091)