Gestão Das Práticas Educacionais Mediante A Interdisciplinaridade

A gestão das práticas educacionais e a abordagem interdisciplinar promovem uma educação dinâmica e integrada, capaz de atender às demandas contemporâneas da sociedade. A gestão eficaz dessas práticas implica na articulação de diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma visão holística do aprendizado e estimulando a conexão entre disciplinas. Ao adotar uma perspectiva interdisciplinar, os educadores podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos. Além disso, a gestão adequada das práticas educacionais e da interdisciplinaridade contribui para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo, capazes de compreender e enfrentar questões multidisciplinares de forma colaborativa e inovadora. Neste sentido, o livro convida os leitores a um passeio por diversas temáticas acerca da educação contemporânea, abordando assuntos prementes, relacionando teoria acadêmica com prática docente.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAndreson Côrte Ferreira da Silva
  • keyboard_arrow_rightDouglileide Santos Oliveira Calazans
  • keyboard_arrow_rightErivélton de Jesus Rêgo
  • keyboard_arrow_rightNôemia Angélica de Oliveira França Queiroz
  • keyboard_arrow_rightOdair Ledo Neves
Sumário

PREFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Erivélton de Jesus Rêgo 
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz
Odair Neves Ledo

Capítulo 1 - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: NA PERSPECTIVA DO SEU PAPEL DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Alice Jesus dos Santos
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz

Capítulo 2 - O RECONHECIMENTO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENSINO
Ana Luisa de Arruda Oliveira
Anderson Corte Ferreira da Silva 

Capítulo 3 - A DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: EXPECTATIVAS E OS NOVOS DESAFIOS
Ananias Neves de Queiroz
Andreson Corte Ferreira da Silva

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS
Fernanda de Jesus Santana Felix 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 5 - A GESTÃO PEDAGÓGICA COMO O PILAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Fernanda Magalhães da Matta 
Douglileide Santos Oliveira Calazans

Capítulo 6 - GÊNERO E DIVERSIDADE: UM OLHAR PARA A ESCOLA
Iêza Rodrigues Sousa
Odair Ledo Neves

Capítulo 7 - AS DIFICULDADES E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO: APRENDIZAGEM DA EJA
Lorrany Cristine Moura da Silva
Nôemia Angélica de Oliveira França Queiroz

Capítulo 8 - BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Maria Graciela Monteiro de Oliveira
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz

Capítulo 9 - A PSICOPEDAGOGIA E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL
Mylene Alves Rodrigues
Douglileide Santos Oliveira Calazans

Capítulo 10 - GESTÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: REFLEXOS DA PANDEMIA
Poliana Barbosa Coelho
Andreson Corte Ferreira da Silva

Capítulo 11 - LEITURA E ESCRITA: IMPACTOS E DESAFIOS  NO NOVO NORMAL
Raiane Santos Oliveira 
Odair Ledo Neves

Capítulo 12 - A DIDÁTICA DA LUDICIDADE NO JARDIM DE INFÂNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE FREDERICK FRÖEBEL E JEAN AMÓS COMENIUS
Rosilda de Souza Azevedo
Douglileide Santos Oliveira Calazans

Capítulo 13 - O ASPECTO SOCIOESPACIAL DA GEOGRAFIA SOB A ÓPTICA ESCOLAR
Vinicius de Souza Bomfim
Andreson Corte Ferreira da Silva

Capítulo 14 - O COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Yuri Silva Marques
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz 


Ficha Técnica

 G393  Gestão das práticas educacionais mediante a interdisciplinaridade / organizadores: Andreson Corte Ferreira da Silva ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
241 p. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-6135-006-8
DOI 10.46550/978-65-6135-006-8
1. Educação. 2. Gestão. 3. Formação docente. I. Silva, Andreson Corte Ferreira da (org.).
 
CDU: 340