A gestão das práticas educacionais e a abordagem interdisciplinar promovem uma educação dinâmica e integrada, capaz de atender às demandas contemporâneas da sociedade. A gestão eficaz dessas práticas implica na articulação de diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma visão holística do aprendizado e estimulando a conexão entre disciplinas. Ao adotar uma perspectiva interdisciplinar, os educadores podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos. Além disso, a gestão adequada das práticas educacionais e da interdisciplinaridade contribui para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo, capazes de compreender e enfrentar questões multidisciplinares de forma colaborativa e inovadora. Neste sentido, o livro convida os leitores a um passeio por diversas temáticas acerca da educação contemporânea, abordando assuntos prementes, relacionando teoria acadêmica com prática docente.
PREFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Erivélton de Jesus Rêgo
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz
Odair Neves Ledo
Capítulo 1 - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: NA PERSPECTIVA DO SEU PAPEL DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Alice Jesus dos Santos
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz
Capítulo 2 - O RECONHECIMENTO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENSINO
Ana Luisa de Arruda Oliveira
Anderson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 3 - A DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: EXPECTATIVAS E OS NOVOS DESAFIOS
Ananias Neves de Queiroz
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS
Fernanda de Jesus Santana Felix
Odair Ledo Neves
Capítulo 5 - A GESTÃO PEDAGÓGICA COMO O PILAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Fernanda Magalhães da Matta
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 6 - GÊNERO E DIVERSIDADE: UM OLHAR PARA A ESCOLA
Iêza Rodrigues Sousa
Odair Ledo Neves
Capítulo 7 - AS DIFICULDADES E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO: APRENDIZAGEM DA EJA
Lorrany Cristine Moura da Silva
Nôemia Angélica de Oliveira França Queiroz
Capítulo 8 - BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Maria Graciela Monteiro de Oliveira
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz
Capítulo 9 - A PSICOPEDAGOGIA E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL
Mylene Alves Rodrigues
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 10 - GESTÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: REFLEXOS DA PANDEMIA
Poliana Barbosa Coelho
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 11 - LEITURA E ESCRITA: IMPACTOS E DESAFIOS NO NOVO NORMAL
Raiane Santos Oliveira
Odair Ledo Neves
Capítulo 12 - A DIDÁTICA DA LUDICIDADE NO JARDIM DE INFÂNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE FREDERICK FRÖEBEL E JEAN AMÓS COMENIUS
Rosilda de Souza Azevedo
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 13 - O ASPECTO SOCIOESPACIAL DA GEOGRAFIA SOB A ÓPTICA ESCOLAR
Vinicius de Souza Bomfim
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 14 - O COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Yuri Silva Marques
Noemia Angélica de Oliveira França Queiroz