Este livro é resultado dos grupos de trabalho do I Congresso Nacional de Gênero, Direitos Humanos e Políticas Públicas, realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 2022, pelo Grupo de Pesquisa do CNPq/UNISC “Políticas Públicas de Inclusão Social”, linha de pesquisa “Direito, Cidadania e Políticas Públicas”, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O evento teve por objetivo principal possibilitar reflexões sobre as constantes dificuldades encontradas por diversos grupos sociais na aquisição de direitos, principalmente em relação às mulheres, com o objetivo de reconstruir formas mais equânimes de representação social e política.
APRESENTAÇÃO
Capítulo 1 - O DUPLO ENFRENTAMENTO DAS MULHERES NO PERÍODO MILITAR: O AUTORITARISMO DE UM ESTADO REPRESSOR E AS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS DE GÊNERO
Ana Luiza Sampaio
Capítulo 2 - DECOLONIALIDADE E MIGRAÇÕES FEMININAS NO SUL GLOBAL
Andrea Cintra
Clara Cunha
Capítulo 3 - AS POSSÍVEIS INTERSECÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE OS FEMINISMOS E OS MOVIMENTOS DE MULHERES INDÍGENAS
Ana Manoela Primo dos Santos Soares
Capítulo 4 - UMA ANÁLISE DOS DIREITOS HUMANOS E A DESCOLONIALIDADE
Juliana Tozzi Tietböhl
G326 Gênero, direitos humanos e políticas públicas [recurso eletrônico] : estudos subalternos, decoloniais e fronteiriços / organizadoras: Marli Marlene Moraes da Costa, Deise Brião Ferraz. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 2
ISBN 978-85-92890-84-1
DOI 10.46550/978-85-92890-84-1
1. Direitos humanos. 2. Feminismo. 3. Igualdade de gênero. I. Costa, Marli Marlene Moraes da (org.). II. Ferraz, Deise Brião (org.).
CDU: 342.7