Fundamentos Teóricos E Metodológicos Para A Pesquisa Em Ensino De Ciências: Volume 1

O livro Fundamentos Teóricos e Metodológicos para a Pesquisa em Ensino de Ciências surge como uma contribuição significativa para os programas de pós-graduação que têm como objetivo formar mestres e doutores capazes de investigar e transformar as práticas educativas no campo das Ciências. Destinado principalmente a estudantes de mestrado e doutorado, este volume é estruturado para oferecer subsídios teóricos, metodológicos e epistemológicos que sustentem o desenvolvimento de pesquisas rigorosas e inovadoras. Os capítulos do livro exploram desde as bases epistemológicas das ciências naturais e sociais até métodos qualitativos e quantitativos de investigação educacional. Destacam-se abordagens que integram teoria e prática, como a Teoria da Transposição Didática, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a análise de métodos de estudo de caso, proporcionando uma visão abrangente sobre os desafios e possibilidades da pesquisa no ensino de Ciências. Ao longo de suas páginas, os autores apresentam discussões que dialogam com questões contemporâneas da educação científica, enfatizando a importância de um embasamento teórico e metodológico sólido, bem como de uma reflexão crítica no processo de formação docente e discente. Com uma linguagem clara e acessível, o livro equilibra rigor acadêmico e aplicabilidade prática, oferecendo ao leitor ferramentas e perspectivas para a análise e transformação do ensino de Ciências.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightNelson Luiz Reyes Marques
  • keyboard_arrow_rightMaykon Gonçalves Müller
Sumário

APRESENTAÇÃO

1 SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2 TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES

3 A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

4 SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL (SDHC)

5 PESQUISA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

6 INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA E AOS MÉTODOS DE BOGDAN E BIKLEN

7 PESQUISA QUALITATIVA DO INÍCIO AO FIM

8 METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DE STAKE

9 ESTUDO DE CASO NA ACEPÇÃO DE ROBERT YIN

10 MAPEAMENTO NA PESQUISA EDUCACIONAL


Ficha Técnica

M357f    Marques, Nelson Luiz Reyes
Fundamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa em ensino de ciências [recurso eletrônico] / Nelson Luiz Reyes Marques, Maykon Gonçalves Müller. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
v. 1 : il. 
 
ISBN 978-65-6135-079-2
DOI 10.46550/978-65-6135-079-2
1. Ensino de ciências. 2. Práticas de ensino. 3. Ensino-aprendizagem. I. Müller, Maykon Gonçalves. II. Título
 
CDU: 37.02:5