Aqueles que se aventurarem na leitura deste livro, irão se deparar com um conjunto de textos que tratam de conteúdos diversos, mas que encontram nas noções de formação e contemporaneidade, o pano de fundo para pensar a “Educação nas Ciências”. Constitui-se, então, em uma espécie de “feira” em que se apresentam preocupações do campo educacional em diálogo com temáticas específicas. Seus autores e autoras estão entre aqueles que levaram a sério a provocação de Mario Osorio Marques: “escrever é preciso”! Acrescento, porém, que não é tarefa fácil. Nisso está seus méritos: trazer a público o resultado de seus esforços investigativos, mesmo que na precariedade de suas provisórias certezas. Mas, o mais importante, que sejam a inspiração capaz de desafiar novos(as) pesquisadores(as), novos(as) autores(as), somando-se à rede daqueles(as) que, com seus escritos e ações, esperançam uma formação que esteja à altura dos desafios do contemporâneo. Que esta leitura os deixe “mordidos” para a escrita de novos textos. Afinal, escrever é um dos poucos modos destes seres finitos que somos, deixar algum rastro no mundo.
PREFÁCIO
Sidinei Pithan da Silva
APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Capítulo 1
PROJETO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: ESCRITAS DE DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 2
CONTEXTO & EDUCAÇÃO (C&E): TRINTA E SEIS ANOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Jamile Tábata Balestrin Konageski
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 3
O MUNDO HUMANO COMO UM BEM: RESPOSTAS E APOSTAS ÉTICO-FORMATIVAS
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker
Capítulo 4
AS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS E REPUBLICANAS E AS PERSPECTIVAS INDÍGENAS: DIFÍCEIS E INCONTORNÁVEIS QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Fabiane da Silva Prestes
Paulo Evaldo Fensterseifer
Capítulo 5
TEORIA DA ATIVIDADE E A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES
Franciele Siqueira Radetzke
Capítulo 6
OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS EM TODAS AS ÁREAS SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Maristela Righi Lang
Capítulo 7
POR QUE ENSINAR INGLÊS PARA AS NOVAS GERAÇÕES?
Alexandre Jardim
Capítulo 8
LITERATURA X INDIVÍDUO: VALIMENTO DA MEDIAÇÃO FORMADORA E CULTURAL
Francieli Meotti Oliveira
Capítulo 9
O TEMPO E AS HISTÓRIAS QUE CONSTITUEM A EDUCAÇÃO
Daniela Kleinübing Käfer
Capítulo 10
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DO MUNDO NA INFÂNCIA
Rosane da Rosa Porto
Capítulo 11
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi
Marli Dallagnol Frison
Capítulo 12
A IDENTIDADE PESSOAL E COLETIVA COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E SIGNIFICAÇÃO PERMANENTE
Laís Francine Weyh
Cátia Maria Nehring
Capítulo 13
A EDUCAÇÃO E OS SENTIDOS DA VIDA: METAMORFOSES DO APRENDER E DO ENSINAR COMO POSSIBILIDADES DA CULTURA SOLIDÁRIA
Claudionei Vicente Cassol
Juliana Vani
Capítulo 14
SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE HUMANA
Vera Lucia Quinhones Guidolin
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 15
POR QUE O PERIGO DO FASCISMO DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO ETERNA?
Gian Eligio Soliman Ruschel
Vânia Lisa Fischer Cossetin
Capítulo 16
UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS DA INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS OU BUSINESS INTELLIGENCE EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Glaucia Luciana Keidann Timmermann
Fernando Jaime González
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS
F723 Formação humana na contemporaneidade [recurso eletrônico] / organizadoras: Marciele Dias Santos Cabeleira, Jamile Tábata Balestrin Konageski. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
212 p.
ISBN 978-85-92890-49-0
DOI 10.46550/978-85-92890-49-0
1. Educação. 2. Ensino de ciências. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Konageski, Jamile Tábata Balestrin (org.).
CDU: 37