Formação Humana Na Contemporaneidade

Aqueles que se aventurarem na leitura deste livro, irão se deparar com um conjunto de textos que tratam de conteúdos diversos, mas que encontram nas noções de formação e contemporaneidade, o pano de fundo para pensar a “Educação nas Ciências”. Constitui-se, então, em uma espécie de “feira” em que se apresentam preocupações do campo educacional em diálogo com temáticas específicas. Seus autores e autoras estão entre aqueles que levaram a sério a provocação de Mario Osorio Marques: “escrever é preciso”! Acrescento, porém, que não é tarefa fácil. Nisso está seus méritos: trazer a público o resultado de seus esforços investigativos, mesmo que na precariedade de suas provisórias certezas. Mas, o mais importante, que sejam a inspiração capaz de desafiar novos(as) pesquisadores(as), novos(as) autores(as), somando-se à rede daqueles(as) que, com seus escritos e ações, esperançam uma formação que esteja à altura dos desafios do contemporâneo. Que esta leitura os deixe “mordidos” para a escrita de novos textos. Afinal, escrever é um dos poucos modos destes seres finitos que somos, deixar algum rastro no mundo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightMarciele Dias Santos Cabeleira
  • keyboard_arrow_rightJamile Tábata Balestrin Konageski
Sumário

PREFÁCIO
Sidinei Pithan da Silva 

APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira 
Jamile Tábata Balestrin Konageski 

Capítulo 1
PROJETO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS: ESCRITAS DE DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Jamile Tábata Balestrin Konageski 
Marciele Dias Santos Cabeleira 

Capítulo 2
CONTEXTO & EDUCAÇÃO (C&E): TRINTA E SEIS ANOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Jamile Tábata Balestrin Konageski 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 3
O MUNDO HUMANO COMO UM BEM: RESPOSTAS E APOSTAS ÉTICO-FORMATIVAS
Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker 

Capítulo 4
AS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS E REPUBLICANAS E AS PERSPECTIVAS INDÍGENAS: DIFÍCEIS E INCONTORNÁVEIS QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Fabiane da Silva Prestes 
Paulo Evaldo Fensterseifer 

Capítulo 5
TEORIA DA ATIVIDADE E A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES 
Franciele Siqueira Radetzke 

Capítulo 6
OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS EM TODAS AS ÁREAS SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Maristela Righi Lang 

Capítulo 7
POR QUE ENSINAR INGLÊS PARA AS NOVAS GERAÇÕES?
Alexandre Jardim 

Capítulo 8
LITERATURA X INDIVÍDUO: VALIMENTO DA MEDIAÇÃO FORMADORA E CULTURAL
Francieli Meotti Oliveira 

Capítulo 9
O TEMPO E AS HISTÓRIAS QUE CONSTITUEM A EDUCAÇÃO
Daniela Kleinübing Käfer 

Capítulo 10
A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DO MUNDO NA INFÂNCIA
Rosane da Rosa Porto 

Capítulo 11
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi 
Marli Dallagnol Frison 

Capítulo 12
A IDENTIDADE PESSOAL E COLETIVA COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E SIGNIFICAÇÃO PERMANENTE
Laís Francine Weyh 
Cátia Maria Nehring 

Capítulo 13
A EDUCAÇÃO E OS SENTIDOS DA VIDA: METAMORFOSES DO APRENDER E DO ENSINAR COMO POSSIBILIDADES DA CULTURA SOLIDÁRIA
Claudionei Vicente Cassol 
Juliana Vani 

Capítulo 14
SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE HUMANA
Vera Lucia Quinhones Guidolin 
Maria Cristina Pansera de Araújo 

Capítulo 15
POR QUE O PERIGO DO FASCISMO DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO ETERNA?
Gian Eligio Soliman Ruschel 
Vânia Lisa Fischer Cossetin 

Capítulo 16
UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS DA INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS OU BUSINESS INTELLIGENCE EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Glaucia Luciana Keidann Timmermann 
Fernando Jaime González 

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

F723  Formação humana na contemporaneidade [recurso eletrônico] / organizadoras: Marciele Dias Santos Cabeleira, Jamile Tábata Balestrin Konageski. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
212 p.

ISBN 978-85-92890-49-0
DOI 10.46550/978-85-92890-49-0

1. Educação. 2. Ensino de ciências. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Konageski, Jamile Tábata Balestrin (org.).                       

CDU: 37