
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/452/VQ4fnD3YhAkv.pdf
A formação de professores ocupa lugar central nas discussões sobre a qualidade da educação e o papel da escola na construção de sociedades mais justas e inclusivas. Em um mundo marcado por rápidas transformações, a prática docente exige novas competências, constante atualização profissional e um compromisso ético e político permanente. Nesse cenário, a formação inicial e continuada de professores se apresenta como campo estratégico para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o fortalecimento da profissão docente. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na modalidade de Segunda Licenciatura em Pedagogia, tem respondido a essa demanda ao oferecer formação específica a professores que já possuem licenciatura em outras áreas, mas que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este ebook reúne reflexões, práticas e experiências vivenciadas pelos cursistas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), no contexto do estágio supervisionado, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ressaltando a importância desse momento formativo na construção da identidade do futuro pedagogo. Ao registrar intervenções pedagógicas e socializar aprendizagens construídas nas instituições de ensino, a obra evidencia a riqueza e a diversidade das vivências que fortalecem a compreensão das múltiplas dimensões do trabalho docente. Mais do que relatar experiências, este material busca inspirar outros educadores, oferecendo subsídios para práticas inovadoras, críticas e reflexivas, alinhadas às diretrizes nacionais da Educação Básica. Com isso, reafirma-se o papel comunitário da UNIJUÍ em atender demandas regionais, contribuir para a valorização da docência e formar professores como agentes transformadores de uma educação mais equitativa, democrática e relevante.
APRESENTAÇÃO
Taíse Neves Possani
Marta Borgmann
Capítulo 1 - EXPLORANDO O MEIO AMBIENTE: LUDICIDADE E SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS ANOS INICIAIS
Adriana Aparecida Soares do Rosário
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 2 - ANÁLISE DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA TURMA DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Douglas Alexandre Feltrin
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 3 - CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS: IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO
Gabriela da Rosa
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 4 - AVENTURA E PAISAGEM: UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS INICIAIS
Isabel Cristina Lundin Müller
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 5 - DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: RESPEITANDO A DIVERSIDADE E GARANTINDO O DIREITO DE APRENDIZAGEM PARA TODOS
Josiéli Aparecida da Silveira Nascimento
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 6 - A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PERTENCIMENTO DA CRIANÇA NA COMUNIDADE
Leomar Borba Medeiros
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 7 - A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE SENSORIAL PARA AUTISTAS
Leonice Hahn Kuss
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 8 - ERA UMA VEZ: EXPLORANDO O MUNDO DOS CONTOS DE FADAS
Lisângela Brum Sartor
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 9 - ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS - UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Marcia Ines Hartman
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 10 - “O GRANDE ESPETÁCULO DOS FUNGOS E DAS BACTÉRIAS”: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS
Mariane Moser Bach
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 11 - FORMAÇÃO E DESAFIOS NO ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS: O CAMINHO DO EDUCADOR
Marta Goelzer
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 12 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NOS ANOS INICIAIS
Nilva Lopes Maldaner
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 13 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Raquel Weyh Dattein
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 14 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMPARTILHADA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Regina Rodrigues
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 15 - EXPLORANDO A LUDICIDADE DURANTE A DOCÊNCIA COMPARTILHADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone da Silva Rosa
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 16 - REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tanise Almeida Leal de Melo
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 17 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EM EVOLUÇÃO… INFÂNCIAS EM TRANSFORMAÇÃO
Vânia Lúcia Berton
Márcia Rejane Scherer
Capítulo 18 - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aline Ribeiro dos Santos
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 19 - O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: O LUGAR DO PROFESSOR NA ELABORAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA
Claudia Simone Possebon
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 20 - VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
Daniela de Oliveira de Lima Machado
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 21 - APERTEM OS CINTOS! AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Francieli Andreatta Brudna
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 22 - UMA JORNADA DE APRENDIZADO: ESTÁGIO COM A TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Izabel Cristina Braz Persich
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 23 - A RELAÇÃO EDUCADOR E EDUCANDO NA ALFABETIZAÇÃO
Janine Zucolotto
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 24 - CONSTRUINDO SABERES: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Joana Emilia Gomes Marques
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 25 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Laura Ethiele Müller de Albuquerque
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 26 - UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raquel de Souza Bortoli
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 27 - DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: CONTEXTOS, DESAFIOS E REFLEXÕES
Tanara Regina Garros Batista
Jaqueline Bussler Michael Krüger
Capítulo 28 - O PROCESSO PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS
Cíntia Regina Janke Prado
Lauren Slongo Braida
Capítulo 29 - ANÁLISE PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS, A PARTIR DE CONTO LITERÁRIO
Tatiana Ribas Buzetto
Lauren Slongo Braida
Capítulo 30 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Deise Vincensi Veit
Lauren Slongo Braida
Capítulo 31 - POR ENTRE OS REGISTROS DO VIVIDO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosmari Marodin Gobo
Lauren Slongo Braida
Capítulo 32 - AÇÃO DOCENTE ANOS INICIAIS: EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UMA PONTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Rejane Graeff
Lauren Slongo Braida
Capítulo 33 - EXPERIÊNCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS
Vanieli Denise Zamberlan
Lauren Slongo Braida
Capítulo 34 - PRÁTICA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS COMO DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA
Maurícia Aparecida da Silva Costa Pott
Lauren Slongo Braida
Capítulo 35 - CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS: IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO
Gabriela da Rosa
Lauren Slongo Braida
Capítulo 36 - DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: RESPEITANDO A DIVERSIDADE E GARANTINDO O DIREITO DE APRENDIZAGEM PARA TODOS
Josiéli Aparecida da Silveira Nascimento
Lauren Slongo Braida
Capítulo 37 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA ESTÁGIO ANOS INICIAIS /PARFOR-UNIJUI
Clarice Teresa da Silva Tomaz
Lauren Slongo Braida
Capítulo 38 - RECURSOS PEDAGÓGICOS BRINCANTES: UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO CONTEXTUALIZADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
Werbes Wesner Bevilaqua, Crisciane
Lauren Slongo Braida
Capítulo 39 - ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM LÚDICA: APRIMORANDO PROFICIÊNCIAS
Claudia Magali Radin de Lima Chassott
Lauren Slongo Braida
Capítulo 40 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NOS ANOS INICIAIS: O ESPAÇO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
Juliana Beatriz Da Ros
Lauren Slongo Braida
Capítulo 41 - PARA ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS: EM BUSCA DE APRENDIZAGENS, PRAZEROSAS, LÚDICAS E SIGNIFICATIVAS
Janaina Adorian Dalsasso
Lauren Slongo Braida
SOBRE AS ORGANIZADORAS