
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/451/FE0GVPEgGzHe.pdf
A formação de professores constitui um dos temas centrais nas discussões sobre a qualidade da educação e o papel da escola na construção de sociedades mais justas e inclusivas, especialmente em um mundo marcado por rápidas transformações tecnológicas, sociais e culturais. A prática docente enfrenta desafios inéditos que demandam novas competências, uma reflexão crítica permanente e um processo contínuo de atualização profissional. Nesse contexto, a formação inicial e continuada emerge como campo estratégico, não apenas para o aprimoramento das práticas pedagógicas, mas também para o fortalecimento do compromisso ético e político que sustenta a profissão docente. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da Segunda Licenciatura em Pedagogia, responde a essa demanda ao oferecer uma formação pedagógica específica para professores da educação básica que já possuem licenciatura em outras áreas, mas atuam na Pedagogia, sobretudo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público na região. Este ebook tem como objetivo socializar e sistematizar as práticas pedagógicas vivenciadas pelos cursistas durante o estágio supervisionado em Educação Infantil, realizadas como parte da formação na Segunda Licenciatura em Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), fomentado pela CAPES/MEC. Por meio desta produção, buscamos registrar experiências, reflexões e intervenções pedagógicas desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ressaltando a importância do estágio supervisionado na construção do futuro pedagogo. Ao reunir textos que revelam a diversidade e a riqueza das vivências formativas, evidenciamos como esse momento possibilita compreender de forma mais concreta e aprofundada as múltiplas dimensões do trabalho pedagógico com crianças pequenas. Esperamos que este material sirva de subsídio para outros docentes, estimulando práticas inovadoras, reflexivas e críticas, alinhadas aos princípios legais e éticos da Educação Infantil, reforçando também o papel comunitário da UNIJUÍ ao atender demandas regionais e contribuir para a formação de professores como agentes transformadores de uma educação mais equitativa, crítica e relevante.
APRESENTAÇÃO
Taíse Neves Possani
Marta Borgmann
Capítulo 1 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL – ESPAÇO E TEMPO
Adriane Jesuina Batista Serquivitio
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 2 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aline Patrícia Dolvisch
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 3 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROCESSO DE UMA PRÁTICA
Cíntia Regina Janke Prado
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 4 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA INFÂNCIA
Clarice Teresa da Silva Tomaz
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 5 - O QUE NOS MOVE É A INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Deise Vincensi Veit
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 6 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS. ATÉ ONDE É POSSÍVEL?
Jocelaine Spatt dos Santos
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 7 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E APRENDIZADOS NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO COM AS INFÂNCIAS53
Lisângela Brum Sartor
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 8 - ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Marcia Ines Hartmann
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 9 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTO CORPORAL NAS INFÂNCIAS
Marta Goelzer
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 10 - PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS COMO DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA
Maurícia Aparecida da Silva Costa Pott
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 11 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A NATUREZA DAS SENSAÇÕES E AS SENSAÇÕES NA NATUREZA
Tatiana Ribas Buzetto
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 12 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO COMO UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
Solange Letícia de Vargas Dutra
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 13 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIANÇA PROTAGONISTA DA SUA INFÂNCIA
Rejane Graeff Guarnieri
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 14 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Raquel Weyh Dattein
Eulália Beschorner Marin
Capítulo 15 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PERCURSO INVESTIGATIVO CONSTITUÍDO POR MÚLTIPLAS RESPOSTAS - AFINAL, O QUE TEM DENTRO DE MIM? O QUE ACONTECE DENTRO DO MEU CORPO?
Vânia Lúcia Berton
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 16 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandra Regina Rodrigues
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 17 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA NO CHÃO DA ESCOLA
Leonice Hahn Kuss
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 18 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ELEMENTOS DA NATUREZA E AS INÚMERAS POSSIBILIDADES DO BRINCAR
Juliana Beatriz Da Ros
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 19 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ANIMAIS DA FAZENDA: BRINCANDO COM SOMBRAS E LUZES
Janaina Adorian Dalsasso
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 20 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COLORINDO O COTIDIANO
Crisciane Werbes Wesner Bevilaqua
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 21 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
Claudia Magali Radin de Lima Chassott
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 22 - DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE CRIANÇAS, BRINCADEIRAS E O MOVIMENTO
Nilva Maldaner
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 23 - TECENDO CAMINHOS PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Raquel de Souza Bortoli
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 24 - UMA JORNADA DE APRENDIZADO: ESTÁGIO COM A TURMA DE PRÉ II
Izabel Cristina Braz Persich
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 25 - VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniela de Oliveira de Lima Machado
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 26 - A EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR: AS POSSIBILIDADES DO BRINCAR EM VIVÊNCIAS COM ELEMENTOS DA NATUREZA
Aline Ribeiro dos Santos
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 27- A PEDAGOGIA DA ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Claudia Simone Possebon
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 28 - CONHECER, EXPLORAR E VIVENCIAR DESCOBERTAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francieli Andreatta Brudna
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 29 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR À INFÂNCIA
Janine Zucolotto
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 30 - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA TURMA DE CRIANÇAS PEQUENAS NO SÉCULO XXI
Laura Ethiele Müller de Albuquerque
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 31 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS: O BRINCAR E SUAS POTENCIALIDADES
Joana Emilia Gomes Marques
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 32 - PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVOS OLHARES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Tanara Regina Garros Batista
Aline Aparecida Oliveira Copetti
Capítulo 33 - EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Josiéli Aparecida da Silveira Nascimento
Lauren Slongo Braida
Capítulo 34 - ESTUDO, AÇÕES E PERCEPÇÕES DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana Aparecida Soares do Rosário
Lauren Slongo Braida
Capítulo 35 - DIVERSIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriela da Rosa
Orientadora Msa Lauren Slongo Braida
Capítulo 36 - A SIGNIFICATIVIDADE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Simone da Silva Rosa
Lauren Slongo Braida
Capítulo 37 - PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Mariane Moser Bach
Lauren Slongo Braida
Capítulo 38 - EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Rosmari Marodin Gobo
Franciele dos Anjos Strohhecker
Capítulo 39 - PERCEPÇÃO SOBRE A TOTALIDADE DO SER HUMANO: ANÁLISE DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Douglas Alexandre Feltrin
Franciele dos Anjos Strohhecker
SOBRE AS ORGANIZADORAS