Por meio desta produção buscamos registrar experiências, reflexões e intervenções pedagógicas desenvolvidas nas instituições de educação infantil, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ressaltando a importância do estágio supervisionado como algo essencial na construção do futuro pedagogo. Os textos apresentados revelam a diversidade e a riqueza das vivências proporcionadas durante o estágio, evidenciando como esse momento formativo possibilita ao acadêmico compreender de forma mais concreta e aprofundada as múltiplas dimensões que envolvem o trabalho pedagógico com crianças pequenas e bem pequenas. Esperamos que este material sirva de subsídio para outros docentes, estimulando práticas inovadoras, reflexivas e críticas, alinhadas aos princípios legais e éticos que orientam a Educação Infantil, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. A oferta de cursos como o PARFOR pela universidade reforçam seu caráter comunitário de atender as demandas da região e das necessidades da educação básica em busca de uma formação continuada, ampliando sua função social, estabelecendo parcerias com as redes públicas de ensino, a fim de reduzir as desigualdades educacionais e regionais. Formar professores não é apenas capacitá-los para transmitir conhecimentos, mas prepará-los para serem agentes transformadores em seus contextos de atuação. É nesta perspectiva de formação docente que buscamos lançar luz sobre os caminhos que podem conduzir a uma educação mais equitativa, crítica e relevante, compromisso sempre presente na formação de professores realizada na Unijuí.
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: a Natureza Das Sensações e as Sensações Na Natureza
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: O Estágio Como Uma Experiência Necessária
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: A Criança Protagonista Da Sua Infância
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Múltiplas Linguagens
Capítulo - Prática De Estágio Na Educação Infantil: Vivências Como Discente Do Curso De Pedagogia
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Movimento Corporal Nas Infâncias
Capítulo - Estágio De Educação Infantil – Um Olhar Sobre A Prática Pedagógica
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: Desafios E Aprendizados No Desenvolvimento Pedagógico Com As Infâncias
Capítulo - Docência na Educação Infantil: Hábitos Alimentares Saudáveis até onde é Possível?
Capítulo - O Que Nos Move É A Infância: Reflexões Sobre A Prática Pedagógica Na Educação Infantil
Capítulo - Docência na Educação Infantil: Faço Minhas As Palavras Da Infância
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: O Processo De Uma Prática
Capítulo -Docência Compartilhada: Uma Experiência De Aprendizagem Significativa No Estágio Na Educação Infantil
Capítulo - Docência Na Educação Infantil: Ensinar E Aprender Na Educação Infantil – Espaço e Tempo
Capítulo - Docência na Educação Infantil: Um Percurso Investigativo Constituído Por Múltiplas Respostas - Afinal, O Que Tem Dentro De Mim? O que acontece dentro do meu Corpo?
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: A Prática No Chão Da Escola
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Os Elementos Da Natureza E As Inúmeras Possibilidades Do Brincar
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Os Animais Da Fazenda: Brincando Com Sombras E Luzes
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Colorindo O Cotidiano
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Brincadeiras E Interações No Espaço Escolar
Capítulo - Docência Compartilhada Na Educação Infantil: Reflexões Sobre Crianças, Brincadeiras E O Movimento
Capítulo - Tecendo Caminhos Para Docência Na Educação Infantil
Capítulo - Uma Jornada De Aprendizado: Estágio Com A Turma De Pré II
Capítulo - Vivenciando A Docência Na Educação Infantil
Capítulo -A Educação Infantil Entre O Cuidar E O Educar: As Possibilidades Do Brincar Em Vivências Com Elementos Da Natureza
Capítulo -A Pedagogia Da Escuta Na Educação Infantil
Capítulo -Conhecer, Explorar E Vivenciar Descobertas Cotidianas Na Educação Infantil
Capítulo -Docência Na Educação Infantil: Um Olhar À Infância
Capítulo -Docência Na Educação Infantil: Os Desafios Da Educação Infantil, Uma Turma De Crianças Pequenas No Século XXI
Capítulo - Relato De Experiências: O Brincar E Suas Potencialidades
Capítulo - Prática Docente Na Educação Infantil: Novos Olhares, Desafios E Oportunidades
Capítulo - Experiência docente na Educação Infantil: um olhar sobre os bebês e as crianças bem pequenas
Capítulo - Percepção sobre a totalidade do ser humano: análise do estágio em Educação Infantil
Completar