Neste volume (1) os leitores encontram cinquenta e um (51) textos, resultados de pesquisas e reflexões aprofundadas que focam a formação docente, em especial, a formação de professores de ciências e matemática São escritas investigativas que perpassam o amplo espectro da caminhada formativa do profissional da educação/ensino científico tendo em vista a construção do desenvolvimento sustentável. Dos diversos temas de pesquisa destacam-se abordagens com questões teórico-curriculares nas licenciaturas; processos de aprendizagem em processos formativos; o corpo humano nos livros didáticos; relatos do estágio da prática docente no ensino superior; ações inclusivas na formação inicial de docentes em Matemática (percepções de bolsistas); a leitura na formação inicial de professores; interdisciplinaridade e oficinas temáticas no estágio em curso de Educação do Campo; concepção de ciência na pós-graduação; identidade de gênero e sexualidade na escola; concepções de currículo e vivências de estágio supervisionado em Ciências Biológicas; formação continuada no Ensino Superior; aspectos históricos da Orientação Educacional no Brasil, entre outros.
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
Neusa Maria John Scheid, João Carlos Krause
APRESENTAÇÃO
João Carlos Krause, Antonio Vanderlei dos Santos, Rozelaine de Fátima Franzin, Cênio Back Weyh
UM OLHAR PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Caroline Freitas dos Santos Oliveira, Judite Scherer Wenzel
PLANEJAMENTO E AÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES EM DISCIPLINAS DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO DOURADOS
Fernando Cesar Ferreira, Giovani Manzeppi Faccin, Fábio Alencar dos Santos
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Taciara Lais Borgartz, Rúbia Emmel
POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA
Anderson Igomar Antonio, Sandieli Bianchin, Sonia Regina de Oliveira, Sandra Maria Wirzbicki
AVALIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MARCAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli
OFICINAS TEMÁTICAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS PLANTAS E A VIDA
Aline Guterres Ferreira, Tatiana Vieira Rodriguês, José Vicente Lima Robaina, Marilisa Bialvo Hoffmann, Saul Benhur Schirmer
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS PARA PENSAR A CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Franciele Siqueira Radetzke, Roque Ismael da Costa Güllich
IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Luana Colovini, Cênio Back Weyh, Noemi Boer
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon1, Tanise Paula Novello
O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA 91
Viviane de Almeida Lima, Renata Oliveira Portugal, Sinara Munchen
ENSINAR E APRENDER A PESQUISAR O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Neila Feijó Bulling, Fabiane de Andrade Leite
PROJETO CONVERSAÇÕES: UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA PRÁTICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Renata Maria da Rosa Pereira
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA PROPORCIONADAS AOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA URI
Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Rubia Diana Mantai, Rozelaine de Fátima Franzin, Roseléia Ferreira Prestes
RELATOS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Kelly Karine Kreuz, Neusete Machado Rigo
SENTIMENTOS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
Luana Ayres, Fabrine Pereira, Tanise Novello
A LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES
Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel
O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACERCA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL?
Daniela Silva de Lourençol, Judite Scherer Wenzel
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Janice Silvana Novakowski Kierepka, Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
COMO TEM SIDO COMPREENDIDA A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA?
Márcia Santos da Silva, Juliane Vieira da Silva, Judite Scherer Wenzel
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INTEGRANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NUMA PERSPECTIVA COLABORATIVA E REFLEXIVA
Patrícia Taís Mittelstadt, Esttefani Duarte Brum, Rosangela Ferreira Prestes, Eliane Retzlaf
ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS METODOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Andressa Vargas de Souza, Clarinês Hames
A ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ramona Raquel Silva dos Reis, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Fabiana Lasta Beck Pires
A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Rosalva Sulzbacher, Lucas Rentz, Letiane Lopes da Cruz, Vander Kerkhoff, Cleusa Inês Ziesmann
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TEMPOS TECNOLÓGICOS: O DAR-SE CONTA A PARTIR DE UMA REDE DE CONVERSAÇÃO
Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca, Leonardo Eduardo da Costa Portal
ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA?
Rafaela Engers Günzel, Aline Machado Dorneles
COMPREENSÕES DOS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rafael Marques dos Santos, Sandra Maria Wirzbicki, Danusa de Lara Bonotto
FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS COM VISTAS A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS
Franciele Pires Ruas, Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo, Maria do Carmo Galiazzi
RELATO DA PRÁTICA COM A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ESTIMULANDO SONHOS NA VIDA DOS ALUNOS
Daniela Silva de Lourenço, Neusete Machado Rigo
REFLEXÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER MATEMÁTICA COM O USO DO SWEET HOME 3D NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL
Fabrine Pereira, Luana Ayres, Tanise Novello
ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: A INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GEOGRAFICAMENTE DISTANTES
Anahy Arrieche Fazio, Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Maria do Carmo Galiazzi, Rafaele Rodrigues de Araujo
Psicologia da educação no currículo de cursos de licenciatura em ciências biológicas no Rio Grande do Sul
Angelita Venites Machado, Eliane Gonçalves dos Santos
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ABORDAGEM DA TEMÁTICA SÍNDROME DE DOWN
Carla Munique Aparecida Garda, Sandra Maria Wirzbicki, Ana Paula Cigolini Carvalho, Natalia Machado Lobelein
IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES APOIADOS NA WEB EDUCAÇÃO
Rafael Swarowsky, Valmir Heckler
UM OLHAR PARA O CURRÍCULO: PERCEPÇÕES TEÓRICO-CURRICULARES DE LICENCIANDOS
Eloisa Antunes Maciel, Rosangela Inês Matos Uhmann
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: COMPREENSÕES ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR
Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
O USO DE PERGUNTAS COMO MODO DE POSSIBILITAR A INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO
Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA
Raquel Weyh Dattein, Neusete Machado Rigo
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO EM ANAIS DO ENPEC
Aléxia Birck Fröhlich, Fabiane de Andrade Leite
O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PUBLICADOS NO BRASIL A PARTIR DE 1930: UMA ABORDAGEM DAS IMAGENS
Tainá Griep Maronn, Andressa Corcete Hartmann, Erica do Espirito Santo Hermel
ESTÁGIO NÃO FORMAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUALIDADE DE VIDA PROMOVENDO A SAÚDE
Cínthia de Oliveira Gonçalves, Isabele Gamarra de Freitas, Riceli Gomes Czekalski, Cleusa Inês Ziesmann
REFLEXÃO DE ATIVIDADES PRATICAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE SISTEMA CARDIOVASCULAR COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kely Cristina Gambin, Graciela Paz Mggiolaro
A Divulgação Científica por meio do uso do TDC no Ensino de Ciências da Natureza361
Jonatan Josias Zismann, Judite Scherer Wenzel
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA VISANDO A RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS
Gelson Berlatto Moreira, Rosana Maria Luvezute Kripka, Eliamar Ceresoli Rizzon
JOGO “TRILHANDO O ENEM” PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Pablo Vinicius Almeida de Sousa, Clarissa Teixeira dos Santos Melo, Iasmin Vieira Barnabé, Jamille Vilas Bôas
O PAPEL DO CONTEÚDO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Danieli Estefani Müller, Graciela Paz Meggiolaro, Roque Ismael da Costa Güllich
PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EM RELÇÃO A AÇÕES INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE MATEMÁTICA
Willian Mateus dos Santos, Hellen Fernanda Menezes Garcia, Rozelaine de Fatima Franzin
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto
OFICINAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO SOBRE O SISTEMA SOLAR
Diodana Negrini Lisboa, Luan Lopes Marques, Pâmela Giordani Vielmo, Mirla Andrade Weber
A QUESTÃO DE GÊNERO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Daniéli Vitória Goetz Pauli, Luzilene Rito dos Santos, Sabrina Hoffmann, Neusete Machado Rigo, Judite Scherer Wenzel
F723 Formação docente e educação científica [recurso eletrônico] / organizadores : João Carlos Krause ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
417 p. : il. - (CIECITEC ; 1)
ISBN 978-65-88362-16-7
DOI: 10.46550/978-65-88362-16-7
1. Educação científica. 2. Formação de professores. I. Krause, João Carlos (org.).
CDU: 371.13