Formação De Professores No Contexto Do Desenvolvimento De Projetos De Aprendizagem

Nestes escritos misturaram-se os acontecimentos da minha vida profissional e acadêmica em uma trajetória marcada pelo sabor de uma educação transformadora sentida no ato de ensinar e aprender. Vejo que em tudo deixamos um pouco de nós e levamos um pouco do outro (SAINT-EXUPÉRY, 2009). Sinto na educação, portanto, a “chave” de acesso para transformar a sociedade; por isso, as mudanças são necessárias e cada um precisa fazer a sua parte. Destaco meu amor incondicional pela educação na construção do conhecimento, a qual tem a capacidade de retirar as pessoas da alienação e transportá-las para o campo do saber, atuando de forma crítica e reflexiva. 

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRosi Maria Prestes
  • keyboard_arrow_rightEva Teresinha de Oliveira
Sumário

PREFÁCIO 

APRESENTAÇÃO 

CAPÍTULO 1- A PESQUISA NO CONTEXTO DO PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA”
1.1 A cooperação no campo educacional 
1.2 O ensino no contexto de Projetos Cooperativos de Aprendizagem  
1.3 Formação permanente de professores 
1.4 Experiências que Potencializam os Projetos Cooperativos de Aprendizagem: A Escola da Ponte e o Projeto Âncora 

CAPÍTULO 2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA 
2.1 Perfil docente, abrangência, sujeitos da pesquisa e  procedimentos para a construção dos dados 
2.2 Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento para a Análise dos Dados 

CAPÍTULO 3 - CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER
3.1 Formação de professores no contexto do trabalho por Projetos  de Aprendizagem 
3.2 Potencialidades das formações na visão dos professores
3.3 Limites da formação dos professores para o trabalho por   projetos

CAPÍTULO 4 - O processo de elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE APRENDIZAGEM 91
4.1 Expedições investigativas e pergunta exploratória (boa pergunta) 
4.2. Percepção dos professores e análise do trabalho por projetos  de aprendizagem 
4.3 Potencialidades e limites do processo de desenvolvimento de projetos de aprendizagem

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS 


Ficha Técnica

P936f     Prestes, Rosi Maria. Formação de professores no contexto do desenvolvimento de projetos de aprendizagem / Rosi Maria Prestes, Eva Teresinha de Oliveira Boff; participação especial de José Pacheco. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.     
146 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-01-3
DOI: 10.46550/978-65-88362-01-3

1. Formação de professores. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Projetos. I. Boff, Eva Teresinha de Oliveira. Título.       
   

CDU: 371.13