Nestes escritos misturaram-se os acontecimentos da minha vida profissional e acadêmica em uma trajetória marcada pelo sabor de uma educação transformadora sentida no ato de ensinar e aprender. Vejo que em tudo deixamos um pouco de nós e levamos um pouco do outro (SAINT-EXUPÉRY, 2009). Sinto na educação, portanto, a “chave” de acesso para transformar a sociedade; por isso, as mudanças são necessárias e cada um precisa fazer a sua parte. Destaco meu amor incondicional pela educação na construção do conhecimento, a qual tem a capacidade de retirar as pessoas da alienação e transportá-las para o campo do saber, atuando de forma crítica e reflexiva.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1- A PESQUISA NO CONTEXTO DO PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA”
1.1 A cooperação no campo educacional
1.2 O ensino no contexto de Projetos Cooperativos de Aprendizagem
1.3 Formação permanente de professores
1.4 Experiências que Potencializam os Projetos Cooperativos de Aprendizagem: A Escola da Ponte e o Projeto Âncora
CAPÍTULO 2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA
2.1 Perfil docente, abrangência, sujeitos da pesquisa e procedimentos para a construção dos dados
2.2 Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento para a Análise dos Dados
CAPÍTULO 3 - CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER
3.1 Formação de professores no contexto do trabalho por Projetos de Aprendizagem
3.2 Potencialidades das formações na visão dos professores
3.3 Limites da formação dos professores para o trabalho por projetos
CAPÍTULO 4 - O processo de elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE APRENDIZAGEM 91
4.1 Expedições investigativas e pergunta exploratória (boa pergunta)
4.2. Percepção dos professores e análise do trabalho por projetos de aprendizagem
4.3 Potencialidades e limites do processo de desenvolvimento de projetos de aprendizagem
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
P936f Prestes, Rosi Maria. Formação de professores no contexto do desenvolvimento de projetos de aprendizagem / Rosi Maria Prestes, Eva Teresinha de Oliveira Boff; participação especial de José Pacheco. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
146 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-01-3
DOI: 10.46550/978-65-88362-01-3
1. Formação de professores. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Projetos. I. Boff, Eva Teresinha de Oliveira. Título.
CDU: 371.13