A formação de Professores na Universidade de Cruz Alta constitui compromisso e concretiza seu fazer enquanto responsabilidade social e profissional. A formação de professores em serviço remete para uma formação fundada na própria profissão, ou seja, no exercício profissional vai-se estudando, pesquisando e possibilitando que o espaço de atuação seja objeto de ressignificação. A partir da adesão a uma política nacional de formação de professores da educação básica, as agências formadoras se veem ressignificadas, desafiadas a atuar no plano da escola real e do aluno e professor que nela habitam e que necessariamente modificam-se nos modos de ser e estar no mundo.
PREFÁCIO
Maria Lourdes Backes Hartmann
APRESENTAÇÃO 17
Sirlei de Lourdes Lauxen
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ/RS
Aline Wilsmann dos Santos
Aline Cezar Costa
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daiane dos Anjos Keitel
Vaneza Cauduro Peranzoni
CUIDAR E EDUCAR NO BERÇÁRIO: INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E BEBÊS
Adriana Teixeira Sant’Ana Müller
Maria Aparecida Santana Camargo
O BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Joana Cristina Cassel Hentges
Maria Christina Schettert Moraes
O DESENVOLVIMENTO DO SABER INFANTIL VIABILIZADO PELO LÚDICO
Genira Pantz dos Santos
Maria Aparecida Santana Camargo
PRÁTICAS LITERÁRIAS ENRIQUECEDORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tamara Camila Diemer Facchi
Maria Aparecida Santana Camargo
O BRINCAR E A LITERATURA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosangela Isabel Hermes
Sirlei de Lourdes Lauxen
A MÚSICA ERUDITA COMO TEMA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
João Pedro de Carvalho Silvello
Sirlei de Lourdes Lauxen
Solange Beatriz Billig Garces
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: A INTERDEPENDÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Karine Bueno do Nascimento
Maria Lourdes Backes Hartmann
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UNICRUZ NO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Karine Bueno do Nascimento
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
Antonio Escandiel de Souza
ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR
Mariana Figueira Fontoura
Vaneza Cauduro Peranzoni
AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Glauce Rosane Maire Carpes
Fabiana Ritter Antunes
BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE MATERNAL II
Samara Tassotti Fagundes Martins
Fabiana Ritter Antunes
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Natacha Silva da Costa
Aline Aparecida Cezar Costa
METODOLOGIA INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Bruna Aimée Meinen Schmitt
Aline Aparecida Cezar Costa
SALA DE AULA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Lídice Hess Cavalheiro
Rosane Rodrigues Felix
A SÍNDROME DE BURNOUT E A RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE
Luciane Rosana Roth Goi
Vaneza Cauduro Peranzoni
JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA KAINGANG NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
Ondina de Fátima dos Santos da Silva
Vânia Maria Abreu de Oliveira
POSFÁCIO
Regis Augusto Norbert Deuschle
F723 Formação de professores em serviço - PARFOR e UNICRUZ : percursos de ação e reflexão / organizadores: Sirlei de Lourdes Lauxen, Maria Lourdes Backes Hartmann, Fátima Terezinha Costa . - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 2. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-14-3
DOI: 10.46550/978-65-88362-14-3
1. Formação de professores. 2. Alfabetização. 3. Educação infantil. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes (org.) II. Hartmann,
Maria Lourdes Backes (org.) III. Costa, Fátima Terezinha (org.)
CDU: 371.13