Formação De Professores Em Serviço – Parfor E Unicruz: Volume Ii: Percursos de ação e reflexão

A formação de Professores na Universidade de Cruz Alta constitui compromisso e concretiza seu fazer enquanto responsabilidade social e profissional. A formação de professores em serviço remete para uma formação fundada na própria profissão, ou seja, no exercício profissional vai-se estudando, pesquisando e possibilitando que o espaço de atuação seja objeto de ressignificação. A partir da adesão a uma política nacional de formação de professores da educação básica, as agências formadoras se veem ressignificadas, desafiadas a atuar no plano da escola real e do aluno e professor que nela habitam e que necessariamente modificam-se nos modos de ser e estar no mundo. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightSirlei de Lourdes Lauxen
  • keyboard_arrow_rightMaria Lourdes Backes Hartmann
  • keyboard_arrow_rightFátima Terezinha Costa
Sumário

PREFÁCIO 
Maria Lourdes Backes Hartmann

APRESENTAÇÃO  17
Sirlei de Lourdes Lauxen

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ/RS 
Aline Wilsmann dos Santos
Aline Cezar Costa

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Daiane dos Anjos Keitel
Vaneza Cauduro Peranzoni

CUIDAR E EDUCAR NO BERÇÁRIO: INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E BEBÊS
Adriana Teixeira Sant’Ana Müller
Maria Aparecida Santana Camargo 

O BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
 Joana Cristina Cassel Hentges
Maria Christina Schettert Moraes

O DESENVOLVIMENTO DO SABER INFANTIL VIABILIZADO PELO LÚDICO 
Genira Pantz dos Santos
Maria Aparecida Santana Camargo

PRÁTICAS LITERÁRIAS ENRIQUECEDORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Tamara Camila Diemer Facchi
Maria Aparecida Santana Camargo

O BRINCAR E A LITERATURA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA    EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosangela Isabel Hermes
Sirlei de Lourdes Lauxen

A MÚSICA ERUDITA COMO TEMA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
João Pedro de Carvalho Silvello
Sirlei de Lourdes Lauxen
Solange Beatriz Billig Garces

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: A INTERDEPENDÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 
Karine Bueno do Nascimento
Maria Lourdes Backes Hartmann


A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UNICRUZ NO PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 
Karine Bueno do Nascimento
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 
Antonio Escandiel de Souza

ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR 
Mariana Figueira Fontoura 
Vaneza Cauduro Peranzoni

AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA   PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 
Glauce Rosane Maire Carpes
Fabiana Ritter Antunes

BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE MATERNAL II 
Samara Tassotti Fagundes Martins
Fabiana Ritter Antunes

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A RELAÇÃO  PROFESSOR ALUNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA 
Natacha Silva da Costa
 Aline Aparecida Cezar Costa

METODOLOGIA INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS 
Bruna Aimée Meinen Schmitt
Aline Aparecida Cezar Costa 

SALA DE AULA INCLUSIVA: DESAFIOS E    POSSIBILIDADES 
Lídice Hess Cavalheiro
Rosane Rodrigues Felix

A SÍNDROME DE BURNOUT E A RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE 
Luciane Rosana Roth Goi
Vaneza Cauduro Peranzoni

JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA INDÍGENA KAINGANG NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA  
Ondina de Fátima dos Santos da Silva
Vânia Maria Abreu de Oliveira

POSFÁCIO 
Regis Augusto Norbert Deuschle


Ficha Técnica

F723   Formação de professores em serviço - PARFOR e UNICRUZ : percursos de ação e reflexão / organizadores: Sirlei de Lourdes Lauxen, Maria Lourdes Backes Hartmann, Fátima Terezinha Costa  . - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 2. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-14-3
DOI: 10.46550/978-65-88362-14-3

1. Formação de professores. 2. Alfabetização. 3. Educação  infantil. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes (org.) II. Hartmann,    
Maria Lourdes Backes (org.) III. Costa, Fátima Terezinha (org.)          
     

CDU: 371.13