A formação de Professores na Universidade de Cruz Alta constitui compromisso e concretiza seu fazer enquanto responsabilidade social e profissional. A formação de professores em serviço remete para uma formação fundada na própria profissão, ou seja, no exercício profissional vai-se estudando, pesquisando e possibilitando que o espaço de atuação seja objeto de ressignificação. A partir da adesão a uma política nacional de formação de professores da educação básica, as agências formadoras se veem ressignificadas, desafiadas a atuar no plano da escola real e do aluno e professor que nela habitam e que necessariamente modificam-se nos modos de ser e estar no mundo.
PREFÁCIO
Maria Lourdes Backes Hartmann
APRESENTAÇÃO
Sirlei de Lourdes Lauxen
A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR LIVRE NA NATUREZA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marlene Przylinski
Rose Aparecida Colognese Rech
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandra Mara Lanzini Pereira
Aline Cezar Costa
A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: perspectivas e trajetória
Eliana Margarida Leal Niederauer
Maria Christina Schettert Moraes
A LITERATURA INFANTIL COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO INDISPENSÁVEL
Mari Jaqueline Pinto Silva
Maria Aparecida Santana Camargo
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Camila Maria Marx
Vaneza Cauduro Peranzoni
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O QUE PRECISAMOS COMPREENDER?
Márcia Regina Hamester de Campos
Rosane Rodrigues Felix
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR
Carolina Kolinski Monteiro
Vaneza Cauduro Peranzoni
A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INFÂNCIA
Stela Maris Scheffer
Maria Aparecida Santana Camargo
LIMITES E DISCIPLINA NA INFÂNCIA: DESAFIO PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
Rosangela Isabel Hermes
Sirlei de Lourdes Lauxen
JOGOS E BRINQUEDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCACÃO INFANTIL
Jussara Garcez Cunha
Vaneza Cauduro Peranzoni
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Ana Belló Mendes
Fabiana Ritter Antunes
APRENDIZAGEM UBÍQUA COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR OS NOVOS INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM
João Pedro de Carvalho Silvello
Aline Cezar Costa
A PERSPECTIVA DO ALUNO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Daniel Dose de Lara
Rose Aparecida Colognese Rech
AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Leticia Barilli Barcellos
Aline Aparecida Cezar Costa
GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Kátia Luana Machado
Maria Lourdes Backes Hartmann
BRINCAR E SE MOVIMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS - RS
Gleyani Silva de Senna Carvalho
Fabiana Ritter Antunes
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Sabrina Figueira
Sirlei de Lourdes Lauxen
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS
Silvane de Fátima Barreto
Aline Cezar Costa
POSFÁCIO
Regis Augusto Norbert Deuschle
F723 Formação de professores em serviço - PARFOR e UNICRUZ : percursos de ação e reflexão / organizadores: Sirlei de Lourdes Lauxen, Maria Lourdes Backes Hartmann, Fátima Terezinha Costa . - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 1. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-13-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-13-6
1. Formação de professores. 2. Alfabetização. 3. Educação infantil. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes (org.) II. Hartmann,
Maria Lourdes Backes (org.) III. Costa, Fátima Terezinha (org.)
CDU: 371.13