Formação De Professores Em Serviço – Parfor E Unicruz: Volume I: Percursos de ação e reflexão

A formação de Professores na Universidade de Cruz Alta constitui compromisso e concretiza seu fazer enquanto responsabilidade social e profissional. A formação de professores em serviço remete para uma formação fundada na própria profissão, ou seja, no exercício profissional vai-se estudando, pesquisando e possibilitando que o espaço de atuação seja objeto de ressignificação. A partir da adesão a uma política nacional de formação de professores da educação básica, as agências formadoras se veem ressignificadas, desafiadas a atuar no plano da escola real e do aluno e professor que nela habitam e que necessariamente modificam-se nos modos de ser e estar no mundo. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightSirlei de Lourdes Lauxen
  • keyboard_arrow_rightMaria Lourdes Backes Hartmann
Sumário

PREFÁCIO
Maria Lourdes Backes Hartmann

APRESENTAÇÃO 
Sirlei de Lourdes Lauxen

A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR LIVRE NA NATUREZA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Marlene Przylinski
Rose Aparecida Colognese Rech

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Sandra Mara Lanzini Pereira
Aline Cezar Costa

A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: perspectivas e trajetória 
Eliana Margarida Leal Niederauer
Maria Christina Schettert Moraes

A LITERATURA INFANTIL COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO INDISPENSÁVEL
Mari Jaqueline Pinto Silva
Maria Aparecida Santana Camargo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Camila Maria Marx
Vaneza Cauduro Peranzoni

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O QUE PRECISAMOS COMPREENDER?
Márcia Regina Hamester de Campos
Rosane Rodrigues Felix

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA  ESCOLA REGULAR
Carolina Kolinski Monteiro
Vaneza Cauduro Peranzoni

A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INFÂNCIA
Stela Maris Scheffer
Maria Aparecida Santana Camargo 

LIMITES E DISCIPLINA NA INFÂNCIA: DESAFIO PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
Rosangela Isabel Hermes
Sirlei de Lourdes Lauxen

JOGOS E BRINQUEDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO  NA EDUCACÃO INFANTIL
Jussara Garcez Cunha
Vaneza Cauduro Peranzoni

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Ana Belló Mendes
Fabiana Ritter Antunes

APRENDIZAGEM UBÍQUA COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR OS NOVOS INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM
João Pedro de Carvalho Silvello
Aline Cezar Costa

A PERSPECTIVA DO ALUNO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR 
Daniel Dose de Lara 
Rose Aparecida Colognese Rech

AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Leticia Barilli Barcellos
Aline Aparecida Cezar Costa

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Kátia Luana Machado
Maria Lourdes Backes Hartmann

BRINCAR E SE MOVIMENTAR NA EDUCAÇÃO    INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS - RS 
Gleyani Silva de Senna Carvalho
Fabiana Ritter Antunes

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Sabrina Figueira
Sirlei de Lourdes Lauxen

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS 
Silvane de Fátima Barreto
Aline Cezar Costa

POSFÁCIO
Regis Augusto Norbert Deuschle


Ficha Técnica

F723   Formação de professores em serviço - PARFOR e UNICRUZ : percursos de ação e reflexão / organizadores: Sirlei de Lourdes Lauxen, Maria Lourdes Backes Hartmann, Fátima Terezinha Costa  . - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 1. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-13-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-13-6

1. Formação de professores. 2. Alfabetização. 3. Educação infantil. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes (org.) II. Hartmann,    
 Maria Lourdes Backes (org.) III. Costa, Fátima Terezinha (org.)          
     

CDU: 371.13