Formação Continuada Macromissioneira: Processos formativos que ressignificam o currículo escolar e a docência em diferentes contextos

Este livro tem como proposta compartilhar a experiência formativa promovida a partir do Programa/Projeto de extensão Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira. Representa o esforço de um coletivo de professores/as que integram a universidade e a educação básica para discutir e refletir sobre a docência e os processos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas públicas. Apresenta reflexões produzidas por professores/as que compõem a rede pública de ensino básico, professores/as formadores/as que desempenham o papel de articular a formação em um contexto teórico-prático, e ainda, estudantes de cursos de licenciaturas, indicando a intenção da proposta formativa de aproximar formação inicial e continuada de professores/as. O livro possibilita compreender o potencial da formação continuada como processo que constitui o/a professor/a atento/a às finalidades da educação escolar na contemporaneidade, e também, às múltiplas possibilidades da organização pedagógica para a constituição de uma educação de qualidade, crítica e transformadora. Trata-se, sobretudo, de uma obra que reúne diversos atores que tecem um contexto formativo, protagonizado pelo acúmulo das suas experiências docentes na garantia do direito à educação pública de qualidade, e que se tornam autores pelas escritas de suas reflexões.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightNeusete Machado Rigo
  • keyboard_arrow_rightDaniela Copetti Santos
  • keyboard_arrow_rightMaria Alice Canzi Ames
  • keyboard_arrow_rightMariele Josiane Fuchs
  • keyboard_arrow_rightSamuel Nascimento de Araújo
Sumário

APRESENTAÇÃO
Neusa Rossini
Neusete Machado Rigo

GRUPO DE TRABALHO DE CIÊNCIAS HUMANAS

APRESENTAÇÃO DO GT DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maria Alice Canzi Ames 

Capítulo 1 - O PROPÓSITO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR23
Óberson Isac Dresch 

Capítulo 2 - TRANSPOR AS FRONTEIRAS DA LÓGICA DISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UM DESAFIO CURRICULAR 
Sandra Vidal Nogueira  
Marcelo Ordesto Rodrigues 
Cláudia Jussara Harlos Heck 

Capítulo 3 - A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO MARCO DO PENSAMENTO COMPLEXO: REFLEXÕES SOBRE AS ANTINOMIAS DA EDUCAÇÃO 
Livio Osvaldo Arenhart 

Capítulo 4 - O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA DE COVID-19: UM LEVANTAMENTO DA VIVÊNCIA DOS DISCENTES
Airton Rosa Lucion Guites 

Capítulo 5 - AS CIÊNCIAS HUMANAS E A PANDEMIA DE COVID 19: MODIFICAM-SE AS FORMAS, PERMANECEM OS PRINCÍPIOS
Edemar Rotta 

Capítulo 6 - LUTA ANTIRRACISTA: DESAFIO DE PRODUZIR UMA LIVE ATRAVÉS DO YOUTUBE AOS ESTUDANTES DO 8° E 9° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Patricia Schmidt 
Cláudia Ilgenfritz Toso 

GRUPO DE TRABALHO DE LINGUAGENS

APRESENTAÇÃO DO GT DE LINGUAGENS
Samuel Nascimento de Araújo  
Angelise Fagundes 

Capítulo 7 - FORMAÇÃO MACROMISSIONEIRA E A ÁREA DE LINGUAGENS: O RECONHECIMENTO DOS EDUCADORES COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES
Angelise Fagundes 
Marcus V. L. Fontana 
Samuel Nascimento de Araújo 

Capítulo 8 - EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRABALHANDO  COM AS EMOÇÕES
Valdete Tschiedel Krindges 
Neusete Machado Rigo 

Capítulo 9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS NA ESCOLA
Nara Regina Berwanger Zabolotsky 
Samuel Nascimento de Araújo 

Capítulo 10 - A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Samuel Nascimento de Araújo 
Angelise Fagundes 
Fabiano Bossle 

GRUPO DE TRABALHO DE MATEMÁTICA

APRESENTAÇÃO DO GT DE MATEMÁTICA
Mariele Josiane Fuchs 

Capítulo 11 - DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE EM CENÁRIOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Daiani Finatto Bianchini 
Mariele Josiane Fuchs 
Morgani Mumbach 

Capítulo 12 - A EXPLORAÇÃO DE RELAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM O TANGRAM 
Cristiane da Silva Stamberg 
Roberto Preussler 

Capítulo 13 - O KIRIGAMI E ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA
Maicon Quevedo Fontela  
Daiani Finatto Bianchini 
Mariele Josiane Fuchs 

Capítulo 14 - NOMES REFLETIDOS: UM RELATO INTEGRANDO MATEMÁTICA E LINGUAGENS
Meridiana Aparecida Lauer 
Daiani Finatto Bianchini 
Mariele Josiane Fuchs 

GRUPO DE TRABALHO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

APRESENTAÇÃO DO GT DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Daniela Copetti Santos  

Capítulo 15 - TEMPO E ESPAÇO PARA MUDANÇAS: PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM FORMAÇÃO PERMANENTE
Luís Fernando Gastaldo 

Capítulo 16 - A NEUROCIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Bruna Kaori Feitosa Tanaka 

Capítulo 17 - CAMINHOS POSSÍVEIS NO ENSINO REMOTO
Juliana Janjar Casarin 
Regina Aparecida Machado de Souza 
Jonas Cegelka da Silva 

Capítulo 18 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Jonas Cegelka da Silva 
Luciane Carvalho Oleques 
Raquel Fernanda Ghellar Canova 
Daniela Copetti Santos 

Capítulo 19 - SER PROFESSOR EM 2020: NOSSAS EXPECTATIVAS, ANGÚSTIAS E APRENDIZAGENS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Cristiane Barbosa de Oliveira 
Núbia Shaiani Ferraz Malheiros 
Raquel Fernanda Ghellar Canova 

Capítulo 20 - A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FORMA DE ATRATIVIDADE E MELHORA DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Bruna da Cruz dos Santos 
Liliane Regina Acosta Pereira 
Daniela Copetti Santos 

Capítulo 21 - A CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS: ARTICULANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Geovan Rodrigues da Silva Carvalho  
Neusete Machado Rigo 

Capítulo 22 - DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
Ana Carina da Rosa Rohr 
Luciane Carvalho Oleques 

ÍNDICE REMISSIVO

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

F723   Formação continuada macromissioneira : processos formativos que ressignificam o currículo escolar e a docência em diferentes contextos / organizadores : Neusete Machado Rigo. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
268 p. : il. ; 23 cm

ISBN 978-65-88362-94-5
DOI 10.46550/978-65-88362-94-5

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Rigo, Neusete Machado (org.).                

CDU: 371.13