Este livro tem como proposta compartilhar a experiência formativa promovida a partir do Programa/Projeto de extensão Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira. Representa o esforço de um coletivo de professores/as que integram a universidade e a educação básica para discutir e refletir sobre a docência e os processos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas públicas. Apresenta reflexões produzidas por professores/as que compõem a rede pública de ensino básico, professores/as formadores/as que desempenham o papel de articular a formação em um contexto teórico-prático, e ainda, estudantes de cursos de licenciaturas, indicando a intenção da proposta formativa de aproximar formação inicial e continuada de professores/as. O livro possibilita compreender o potencial da formação continuada como processo que constitui o/a professor/a atento/a às finalidades da educação escolar na contemporaneidade, e também, às múltiplas possibilidades da organização pedagógica para a constituição de uma educação de qualidade, crítica e transformadora. Trata-se, sobretudo, de uma obra que reúne diversos atores que tecem um contexto formativo, protagonizado pelo acúmulo das suas experiências docentes na garantia do direito à educação pública de qualidade, e que se tornam autores pelas escritas de suas reflexões.
APRESENTAÇÃO
Neusa Rossini
Neusete Machado Rigo
GRUPO DE TRABALHO DE CIÊNCIAS HUMANAS
APRESENTAÇÃO DO GT DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maria Alice Canzi Ames
Capítulo 1 - O PROPÓSITO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR23
Óberson Isac Dresch
Capítulo 2 - TRANSPOR AS FRONTEIRAS DA LÓGICA DISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UM DESAFIO CURRICULAR
Sandra Vidal Nogueira
Marcelo Ordesto Rodrigues
Cláudia Jussara Harlos Heck
Capítulo 3 - A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO MARCO DO PENSAMENTO COMPLEXO: REFLEXÕES SOBRE AS ANTINOMIAS DA EDUCAÇÃO
Livio Osvaldo Arenhart
Capítulo 4 - O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA DE COVID-19: UM LEVANTAMENTO DA VIVÊNCIA DOS DISCENTES
Airton Rosa Lucion Guites
Capítulo 5 - AS CIÊNCIAS HUMANAS E A PANDEMIA DE COVID 19: MODIFICAM-SE AS FORMAS, PERMANECEM OS PRINCÍPIOS
Edemar Rotta
Capítulo 6 - LUTA ANTIRRACISTA: DESAFIO DE PRODUZIR UMA LIVE ATRAVÉS DO YOUTUBE AOS ESTUDANTES DO 8° E 9° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Patricia Schmidt
Cláudia Ilgenfritz Toso
GRUPO DE TRABALHO DE LINGUAGENS
APRESENTAÇÃO DO GT DE LINGUAGENS
Samuel Nascimento de Araújo
Angelise Fagundes
Capítulo 7 - FORMAÇÃO MACROMISSIONEIRA E A ÁREA DE LINGUAGENS: O RECONHECIMENTO DOS EDUCADORES COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES
Angelise Fagundes
Marcus V. L. Fontana
Samuel Nascimento de Araújo
Capítulo 8 - EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRABALHANDO COM AS EMOÇÕES
Valdete Tschiedel Krindges
Neusete Machado Rigo
Capítulo 9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS NA ESCOLA
Nara Regina Berwanger Zabolotsky
Samuel Nascimento de Araújo
Capítulo 10 - A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Samuel Nascimento de Araújo
Angelise Fagundes
Fabiano Bossle
GRUPO DE TRABALHO DE MATEMÁTICA
APRESENTAÇÃO DO GT DE MATEMÁTICA
Mariele Josiane Fuchs
Capítulo 11 - DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE EM CENÁRIOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Daiani Finatto Bianchini
Mariele Josiane Fuchs
Morgani Mumbach
Capítulo 12 - A EXPLORAÇÃO DE RELAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM O TANGRAM
Cristiane da Silva Stamberg
Roberto Preussler
Capítulo 13 - O KIRIGAMI E ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA
Maicon Quevedo Fontela
Daiani Finatto Bianchini
Mariele Josiane Fuchs
Capítulo 14 - NOMES REFLETIDOS: UM RELATO INTEGRANDO MATEMÁTICA E LINGUAGENS
Meridiana Aparecida Lauer
Daiani Finatto Bianchini
Mariele Josiane Fuchs
GRUPO DE TRABALHO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
APRESENTAÇÃO DO GT DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Daniela Copetti Santos
Capítulo 15 - TEMPO E ESPAÇO PARA MUDANÇAS: PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM FORMAÇÃO PERMANENTE
Luís Fernando Gastaldo
Capítulo 16 - A NEUROCIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Bruna Kaori Feitosa Tanaka
Capítulo 17 - CAMINHOS POSSÍVEIS NO ENSINO REMOTO
Juliana Janjar Casarin
Regina Aparecida Machado de Souza
Jonas Cegelka da Silva
Capítulo 18 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Jonas Cegelka da Silva
Luciane Carvalho Oleques
Raquel Fernanda Ghellar Canova
Daniela Copetti Santos
Capítulo 19 - SER PROFESSOR EM 2020: NOSSAS EXPECTATIVAS, ANGÚSTIAS E APRENDIZAGENS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Cristiane Barbosa de Oliveira
Núbia Shaiani Ferraz Malheiros
Raquel Fernanda Ghellar Canova
Capítulo 20 - A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FORMA DE ATRATIVIDADE E MELHORA DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Bruna da Cruz dos Santos
Liliane Regina Acosta Pereira
Daniela Copetti Santos
Capítulo 21 - A CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS: ARTICULANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Geovan Rodrigues da Silva Carvalho
Neusete Machado Rigo
Capítulo 22 - DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
Ana Carina da Rosa Rohr
Luciane Carvalho Oleques
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
F723 Formação continuada macromissioneira : processos formativos que ressignificam o currículo escolar e a docência em diferentes contextos / organizadores : Neusete Machado Rigo. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
268 p. : il. ; 23 cm
ISBN 978-65-88362-94-5
DOI 10.46550/978-65-88362-94-5
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Rigo, Neusete Machado (org.).
CDU: 371.13