A presente obra é parte integrante da Coleção Protagonismo Pedagógico e nasce do esforço e dedicação de acadêmicas do Curso de Pedagogia e respectivos (as) orientadores(as), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Santo Ângelo. O livro apresenta um conjunto de temáticas que colaboram para enriquecer a literatura pedagógica brasileira, considerando que são discutidos e aprofundados aspectos relevantes do contexto educacional do país. Entre eles, destacam-se o papel do educador; a avaliação da aprendizagem; educação e exclusão social; a gestão democrática; tecnologia e identidade dos indígenas guaranis missioneiros; os direitos da criança na educação infantil; educação libertadora; Pedagogia e o pedagogo na sociedade contemporânea.
PREFÁCIO
Eliane de Lourdes Felden
INTRODUÇÃO
Cênio Back Weyh
O PAPEL DO EDUCADOR NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DAS CONSTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES
Simone Zientarski Fontana
Cênio Back Weyh
A AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: UM PROCESSO CONTÍNUO
Paola Posai Martins
Sonia Maria Piccoli
EDUCAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA DO CAMPO POPULAR
Fabiane Síveris Back
Cênio Back Weyh
TECNOLOGIAS E IDENTIDADES CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE: O CASO DA ALDEIA GUARANI TEKOÁ PIÃÚ
Laís Francine Weyh
Josei Fernandes Pereira
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS
Jéssica Priscila Junges
Sonia Maria Piccoli
EDUCAÇÃO LIBERTADORA: UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Maickelly Backes de Castro
Cênio Back Weyh
OS DIREITOS DA CRIANÇA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keila Welter Staudt
Juliana Beatriz Machado Rodrigues
A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Adriana Rockenbach
E96 Expressões monográficas : educação transformadora /organizador: Cênio Back Weyh. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
133 p. ; 21 cm - (Protagonismo pedagógico ; 2)
ISBN 978-65-88362-44-0
DOI: 10.46550/978-65-88362-44-0
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Weyh, Cênio Back (org.).
CDU: 37