Explorando Horizontes Na Pós-Graduação: Integrando aspectos humanos, sociais e científicos

Na atualidade, debater aspectos humanos, sociais e científicos, voltados a Educação em Ciências e Educação Matemática, pode culminar em transformações sociais, em um sentido plural, contra hegemônico e interventivo. Assim, o presente livro reúne pesquisas de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fortalecendo o processo de divulgação científica, contribuindo com a socialização de novos conhecimentos na contemporaneidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDieison Prestes da Silveira
  • keyboard_arrow_rightAlexandre Rodrigues da Conceição
  • keyboard_arrow_rightThayse Geane Iglesias da Silva
  • keyboard_arrow_rightTiago Venturi
Sumário

APRESENTAÇÃO
Dieison Prestes da Silveira 
Alexandre Rodrigues da Conceição 
Thayse Geane Iglesias da Silva
Tiago Venturi

Capítulo 1 - EXPLORANDO HORIZONTES NA PÓS-GRADUAÇÃO: INTEGRANDO ASPECTOS HUMANOS, SOCIAIS E CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Dieison Prestes da Silveira
Everton Bedin

Capítulo 2 - EDUCAÇÃO CTS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O OLHAR FREIRIANO NA BUSCA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POTENTES
José Alexandre Berto
Leonir Lorenzetti

Capítulo 3 - CAÇA AO TESOURO: PROMOVENDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Aline Lubyi
Everton Bedin

Capítulo 4 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES STRICTO SENSU (2008 A 2021) DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
Roberto Alexandre Fedechem
Sérgio Camargo

Capítulo 5 - EPIGENÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Maria Fernanda Lopes de Freitas
Patrícia Barbosa Pereira

Capítulo 6 - A CIÊNCIA FORENSE COMO FONTE DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Mikaelly Rafaela Mariniak
Thaís Rafaela Hilger
Ettiène Cordeiro Guérios

Capítulo 7 - INVESTIGANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO REFERENCIAL CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO PARANAENSE: PRIMEIROS PASSOS ANALÍTICOS DE UMA DISSERTAÇÃO
Theo de Paula Cabral
Dieison Prestes da Silveira
Marcelo Valério

Capítulo 8 - INSUBORDINAÇÕES DAS (MAR)GENS: POR OUTROS MODOS DE OPERAR E CRIAR O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO NA/DA ILHA
Bruna Garcia
Leonir Lorenzetti

Capítulo 9 - ASPECTOS EMANCIPATÓRIOS DAS PRÁXIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A PREVENÇÃO DA AIDS NO LIVRO “ESTAÇÃO CARANDIRU”
Diego Nonato Bastos Dias
Roberto Gonçalves Barbosa

Capítulo 10 - A VISITA DE MARIE CURIE AO BRASIL NA PERSPECTIVA DA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Alessandra Nakonetchnei
Camila Silveira

Capítulo 11 - AS FEIRAS DE CIÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS TERRITORIAIS
Michelle Mendes
Rodrigo Arantes Reis
Emerson Joucoski

Capítulo 12 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA UFPR E O LESSON STUDY 
Milena Schneider Pudelco
Tania Teresinha Bruns Zimer

Capítulo 13 - ANÁLISE DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA (TRRS) NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS E TENDÊNCIAS NO BRASIL
Daniel Lara Salcedo
Everton Bedin

Capítulo 14 - (DES)VELANDO PERCEPÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA): UM ESTUDO PAUTADO EM IDEIAS DA PESQUISA COLABORATIVA
Ângela Paloma Zelli Wiedemann
Emerson Rolkouski

Capítulo 15 - A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM  DISCENTE
Beatriz Borba Guergolet
Elisângela de Campos

Capítulo 16 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PENSAM AO SEU RESPEITO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Danyelle Horobinski Soares
Elisângela de Campos

Capítulo 17 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Everton Antunes
Ruth Margareth Hofmann

Capítulo 18 - ETNOMATEMÁTICA E OS GIRAMUNDOS: PRÁTICAS SÓCIOCULTURAIS DE UM GRUPO DE MULHERES COSTUREIRAS MINEIRAS
Fabrício Rodrigues Alves
Elenilton Vieira Godoy

Capítulo 19 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Jocimara Andrade de Lara
Ruth Margareth Hofmann

Capítulo 20 - RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E MATEMÁTICA QUE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Kátia Regina Martins Pereira
Ruth Margareth Hofmann

Capítulo 21 - DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM-DUA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS
Marli de Almeida Giusti
Priscila Kabbaz Alves da Costa
Anderson Roges Teixeira Góes

Capítulo 22 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INSTRUMENTALIZANDO A CIDADANIA
Viviane Aparecida Assunção Siquinele
Ruth Margareth Hofmann

Capítulo 23 - PRÁTICAS SOCIAIS EM ESCOLAS ISOLADAS DO MEIO-OESTE CATARINENSE: UM ESTUDO SOBRE AS CONTAS DE ROÇA
Nathalie Aparecida Felicetti Luvison
Emerson Rolkouski


Ficha Técnica

E96    Explorando horizontes na Pós-graduação [recurso eletrônico] :  integrando aspectos humanos, sociais e científicos / organizadores: Dieison Prestes da Silveira ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
338 p. : il.
 
ISBN 978-65-85614-96-2
DOI 10.46550/978-65-85614-96-2
1. Educação. 2. Ensino de ciências. 3. Educação matemática. I. Silveira, Dieison Prestes da (org.).
CDU: 37:50