Experienciar E Interpretar Na Educação Em Ciências E Na Educação Ambiental: Perspectivas Fenomenológicas e Hermenêuticas

Em um movimento de confluência de pesquisas, este livro é resultado do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica sediado virtualmente na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, em 05, 06 e 07 de fevereiro de 2024, e teve por finalidade reunir grupos de pesquisa e demais pesquisadores interessados em pressupostos filosóficos na Educação em Ciências e na Educação Ambiental em uma perspectiva vinculada às tradições da Fenomenologia e da Hermenêutica. O evento buscou, com isso, fomentar o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que se dedicam a pensar a Educação em Ciências, Educação Ambiental e áreas afins pela via experiencial e interpretativa. Além disso, propôs comunicar as pesquisas realizadas em distintos processos formativos de Ciências que se vinculam às perspectivas fenomenológica e hermenêutica. Trata-se da primeira edição do evento que visa agregar pesquisadores de distintas regiões do Brasil para comunicar suas produções e sinalizar a existência de investigações em torno dessas linhas de pesquisa.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRobson Simplicio de Sousa
  • keyboard_arrow_rightValéria Ghisloti Iared
Sumário

Apresentação
Robson Simplicio de Sousa
Valéria Ghisloti Iared

Capítulo 1 - Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica no Horizonte da Educação em Ciências
Luiz Gilberto Kronbauer
Parte I: Hermenêutica na Educação em Ciências e áreas afins

Capítulo 2 - A atualidade hermenêutica de Aristóteles e o problema hermenêutico da aplicação: algumas considerações a partir do horizonte de um professor de química
Samuel Robaert

Capítulo 3 - Educação em Ciências e a Hermenêutica Dialógica de Martin Eger
Jéssica Boeira Milane
Robson Simplicio de Sousa

Capítulo 4 - Experiências Estéticas na Educação em Ciências: articulações a partir da Bildung de Hans-Georg Gadamer
Ana Paula Carvalho do Carmo
Robson Simplicio de Sousa

Capítulo 5 - Músicas clássicas com atividades de cálculo mental: experiência estética, filosofia e hermenêutica em um relato de experiência
Ruth Edite Cosme

Parte II: Experiência Estética na Educação em Ciências e áreas afins

Capítulo 6 - A potencialidade da obra de Primo Levi no processo de humanização entre Ciências e Literatura: caminhos diversos na formação de professoras e de professores em Educação em Ciências
Jackson Luís Martins Cacciamani
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Capítulo 7 - As áreas verdes nas escolas estaduais do Núcleo Regional de Toledo
Maria Victória Castanha Bedin
Valéria Ghisloti Iared

Capítulo 8 - As relações estético-afetivas na pedagogia waldorf: uma revisão de literatura
Helen Abdom Gomes
Valéria Ghisloti Iared

Capítulo 9 - Emoções˜sensações˜sentimentos˜pertencimento na cidade: educação da atenção no espaço urbano
Marcelo Messias Henriques
Valéria Ghisloti Iared

Capítulo 10 - O Teatro do Oprimido em aproximações com Hans-Georg Gadamer: (des,re)construindo narrativas científicas
Janaína Bárbara Rangel Silva
Valéria de Souza Marcelino

Capítulo 11 - Uma nova escola da mente e do corpo
Rafaela Kosinski
Valéria Ghisloti Iared

Parte III: Metodologias Qualitativas Fenomenológicas e Hermenêuticas na Educação em Ciências e áreas afins 

Capítulo 12 - Investigando currículos escolares sob a ótica da Análise Textual Discursiva: o que tem de hermenêutico nisso?
Leonardo de Oliveira Muniz
Valéria de Souza Marcelino

Capítulo 13 - O que é isso que se mostra da/na ATD: o olhar investigativo do pesquisador
Rita de Cássia Albertinazi Mizuno
Luciene Silva Primo de Oliveira
Vivian dos Santos Calixto

Capítulo 14 - O que pode ser pesquisa? Método em movimento
Douglas Marques de Almeida
Valéria Ghisloti Iared

Capítulo 15 - Nas profundezas do ser: uma odisseia no desvelar das novas compreensões do fenômeno
Selton Jordan Vital Batista 
Marcio Brito de Oliveira 
Vivian dos Santos Calixto

Parte IV: Fenomenologia na Educação em Ciências e áreas afins

Capítulo 16 - A criança para Merleau-Ponty e seus intérpretes: lentes para uma educação fenomenológica em Ciências na infância
Valdirene Aparecida Araujo dos Santos
Robson Simplicio de Sousa

Capítulo 17 - Educação Ambiental e Educação em Saúde: reflexões sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas
Daiane Poletini Massuchin
Valéria Ghisloti Iared
Tiago Venturi

Capítulo 18 - Experiências estéticas no atelier científico a partir da fenomenologia da dança
Amanda Dal Molin Kruger
Robson Simplicio de Sousa

Capítulo 19 - Fenomenologia na Educação em Ciências sob o olhar de Edvin Østergaard
Ritchielli Cristine Schröder Coimbra
Robson Simplicio de Sousa
Roberta Chiesa Bartelmebs

Capítulo 20 - Fenomenologia em Educação em Ciências por uma principiante
Maria do Carmo Galiazzi


Ficha Técnica

E96  Experienciar e interpretar na educação em ciências e na educação ambiental [recurso eletrônico] : perspectivas fenomenológicas e hermenêuticas / organizadores: Robson Simplicio de Sousa, Valéria Ghisloti Iared. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
299 p. 
 
ISBN 978-65-6135-076-1
DOI 10.46550/978-65-6135-076-1
1. Ensino de Ciências. 2. Educação ambiental. I. Sousa, Robson Simplicio (org.). II. Iared, Valéria Ghisloti (org.).
 
CDU: 37:5