A pesquisa, intitulada “Estratégias para o bem-estar do docente na escola pública”, insere-se na linha de Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ. Para a resolução do problema apresentado em torno do mal-estar docente, o objetivou deste estudo foi de identificar as estratégias de enfrentamento usadas pelos professores frente às adversidades encontradas no trabalho, fatores que causam o mal-estar docente e, em contraponto, evidenciar a importância do bem-estar para preservar a dignidade e a motivação para o trabalho. A partir dos objetivos específicos, relacionar variáveis socioprofissionais com as estratégias de enfrentamento e os níveis de bem-estar apresentados; aprofundar a discussão sobre as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na contemporaneidade; interpretar as condições de bem/mal-estar dos professores bem como refletir sobre o bem-estar na docência como pressuposto necessário ao alcance de satisfação pessoal e reconhecimento profissional.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
INTRODUÇÃO
1 PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS
1.1 Fundamentação epistemológica da pesquisa
1.2 Campo de investigação
1.3 Sujeitos da pesquisa
1.4 Técnicas e instrumentos de coleta de dados
1.5 Análise e discussão dos dados
2 O MAL-ESTAR NA PROFISSÃO DOCENTE E AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
2.1 A profissão docente e as mudanças na sociedade contemporânea
2.2 Inovações tecnológicas e o mal-estar docente
3 O BEM-ESTAR DOCENTE
3.1 O bem-estar docente e as condições de trabalho
3.2 Bem-estar docente e as mudanças na sociedade contemporânea
3.3 Bem-estar docente e qualidade de vida
3.4 Bem-estar docente, desenvolvimento profissional e psicologia positiva
3.5 Bem-estar docente nas relações pessoais e interpessoais no ambiente de trabalho
3.6 Bem-estar docente e a felicidade
4 MAL-ESTAR/BEM-ESTAR DOCENTE: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E ESTRATÉGIAS
4.1 A importância do docente na sociedade atual
4.2 Dificuldades enfrentadas pelos professores
4.3 Motivação para o trabalho e realização profissional
4.5 Estratégias de superação ao mal-estar
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
S586e Silva, Ailton Souza da. Estratégias para o bem-estar do docente na escola pública / Ailton Souza da Silva, Sirlei de Lourdes Lauxen, Vânia Maria Abreu de Oliveira. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
99 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-991146-5-6
DOI: 10.46550/978-65-991146-5-6
1. Docente - Qualidade de vida. 2. Docente condições de trabalho. 3. Realização profissional. I. Lauxen, Sirlei de Lourdes.
II. Oliveira, Vânia Maria Abreu de. III. Título
CDU: 37.011.3-051