Neste livro não apenas se lê, mas se conversa e se escreve sobre a educação, e também se mostra a educação em suas diferentes perspectivas e tendências. As diversas vozes que aparecem nos textos não se deixam ficar em segundo plano, mas se fazem inteiramente presentes, muitas vezes em sua literalidade, e por isso não se omitem as contradições, os paradoxos e as diferentes formas de pensar, de dizer, de escrever e de encarar a educação em seus contextos. Nesta obra assume-se um gesto milenar: o “dar a ler”. Nosso saber, nossa escolaridade, nossa carreira, nossa vida social são uma coisa. Nossa intimidade de leitor ou leitora, nossa cultura... são outra. É muito bom formar bacharéis, graduados, pós-graduados, administradores... a sociedade demanda e isso não discute, contudo, muito mais essencial é abrir a todos as páginas dos livros.
PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz
Marco Antônio Franco do Amaral
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Felizardo Vasco Domingos Maceia
O SENTIDO PESSOAL DE QUERER SER PROFESSORA DE INGLÊS: UMA NARRATIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM MOVIMENTO
Fernando Silvério de Lima
Tátima Venâncio de Paula Mapa
CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS: REFERENCIAIS DE REDEFINIÇÃO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO
Edson Ferreira Alves
RESSIGNIFICAÇÃO DE VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Kassiê Talita Wandscheer
POLÍTICA LITERÁRIA
Lucca de R. N. Tartaglia
FREIREANA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Maria Betânia Leal Pereira
Naiara Isabela Matias
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DO PROJETO ECO TEENS EM UNIDADES EDUCACIONAIS
Dirlêi Andrade Bonfim
Josenaldo de Souza Alves
Lunara Meira Amaral
Rita de Cássia Oliveira Lima Alves
A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DITADURA MILITAR NO BRASIL
Giulia Constante Simões
ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS COM RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS: POSSIBILIDADES INCLUSIVAS NAS AULAS DE QUÍMICA
Karla Suzi Furutani Toyama
Gabriel Ferreira Baptistone
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
APP BOOKS E A FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTIS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MULTIMODAL
João Paulo Silva Barbosa
O PROFESSOR NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO DE DESAFIOS
Núbia Martins Gonzaga
MATERIAIS PARA UM ENSINO CRÍTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE PORTAIS EDUCACIONAIS OFICIAIS
Peterson Luiz Oliveira da Silva
“EU AMO VERTENTE DO LÉRIO”: UM PROJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE A HISTÓRIA LOCAL
Robson Lima de Arruda
Robéria Nádia Araújo Nascimento
PENSAR AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Thaís de Castro Casagrande
Giovanna Rodrigues Cabral
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
José Gomes da Silva Filho
Alberto Lopo Montalvão Neto
Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
RELATO DE EXPERIÊNCIA ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES E DESAFIOS EM GOIÁS E MINAS GERAIS
Rafael Gonçalves Queiroz
Fernanda Gonçalves Silva
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA E PRIVADA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM MINAS GERAIS
Bruna Beatriz da Rocha
Tassiana Aparecida Hudson
Rebeca Freitas Ivanicska
Márcio José Rodrigues da Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: Relatos de Experiência
Flávia Helena Pereira
Victor Paulo Alves
IDOSOS E REDES SOCIAIS: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?
Egle Penha do Amaral Munhoz
Cristina Silva Portéro Schmidt
TURISMO SOCIAL: A PERSPECTIVA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO CONTEXTO EDUCATIVO
Bibiana Schiavini Gonçalves Toniazzo
Marta Rosa Borin
MEMORIAL ACADÊMICO: O CALCANHAR DE AQUILES DA (AUTO)AVALIAÇÃO ACADÊMICA?
Arnaldo César A. de Oliveira
Antonio Lailton Moraes Duarte
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR
Crislaine Aparecida Pita
Rafaela Alice Sorrechio
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA APLICAÇÃO DO MODELO
Airton Santos de Souza Junior
SOBRE OS ORGANIZADORES 315
E74 Escritos de educação [recurso eletrônico] : perspectivas e tendências / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 2 : il.
ISBN 978-65-88362-24-2
DOI: 10.46550/978-65-88362-24-2
1. Educação. 2. Formação de professores. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37