Escritos De Educação: Volume 1: Perspectivas e tendências

Neste livro não apenas se lê, mas se conversa e se escreve sobre a educação, e também se mostra a educação em suas diferentes perspectivas e tendências. As diversas vozes que aparecem nos textos não se deixam ficar em segundo plano, mas se fazem inteiramente presentes, muitas vezes em sua literalidade, e por isso não se omitem as contradições, os paradoxos e as diferentes formas de pensar, de dizer, de escrever e de encarar a educação em seus contextos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightMarco Antônio Franco do Amaral
  • keyboard_arrow_rightJosy Helena Murcia
  • keyboard_arrow_rightMarcus Vinicius Neves Araújo
Sumário

PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz
Marco Antônio Franco do Amaral

A COMPLEXA REALIDADE CONJUNTURAL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: ENTRE A ESPERANÇA E A ALIENAÇÃO
Celso Gabatz
Rosângela Angelin

APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE INADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS COMUMENTE UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Marco Antônio Franco do Amaral
Albertina Lima de Oliveira

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Gisele Batista de Souza
Vanessa Santos Bastos França
Odair Ledo Neves

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIREITO À EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 
Marco Antônio Ribeiro Merlin
Márcia Regina Mocelin

ESTADO CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS: O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO REMOTA NO MOMENTO DE PANDEMIA
Rosana Maria Prado
Cristina Schmidt Silva Portéro

RESILIÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: “O NOVO NORMAL ESCOLAR” EM TEMPOS DE PANDEMIA
Lucimeire da Silva Gomes
Enoque Portílio Cardoso
Kassio de Jesus Souza
Joana D’arc Ferreira Santos Pires

OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19
Thiago José da Silva

DA SALA DE AULA PARA A SALA DE CASA: A RESILIÊNCIA DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Nayara Camargo da Silva

GÊNERO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E O SILENCIAMENTO
Anaquel Gonçalves Albuquerque

O MACHISMO NÃO FICA DE QUARENTENA: UM ENSAIO SOBRE O IMPACTO DA CRISE PELO COVID-19 NA VIDA DAS MULHERES SURDAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Lahis Vargas Brandão
Angelica Oliveira dos Santos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: INCLUSÃO E DIREITO À IGUALDADE
Marcos de Oliveira Gonçalves Toledo
Mateus Castro Alves França

PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO REGULAR DE ENSINO
Sueli de Oliveira Castilho
Jacqueline Lidiane de Souza Prais

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE DE GÊNERO EM CARTAZES DE FILMES QUEER: INTERFACES ENTRE OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E A MULTIMODALIDADE
João Paulo Silva Barbosa

30 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO BRASIL:  O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Simone de Cássia Melo
Marco Antônio Franco do Amaral

PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS PARA O DIREITO DE ACESSO UNIVERSAL A ÁGUA: ENSAIO INVESTIGATIVO BRASIL/CABO VERDE
Marta Soares da Silva 
Stefano Rocha da Cruz

O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO
Pâmela Pongan

A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Marcus Vinicius Neves Araújo
Josy Helena Murcia
Vanderley Ferreira Gomes Júnior
Matheus Oliveira Alves

RECRUDESCIMENTO NEOLIBERAL E DOCÊNCIA: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO AO CURRÍCULO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Flávia Gabriella Franco Mariano
Sangelita Miranda Franco Mariano

A ESCOLA E A FAMÍLIA: FATORES DETERMINANTES NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS?
Giovanna Rodrigues Cabral 
Gisele Lima Reis
Renato Saldanha Bastos
Bruna Assalin Sbampato

A AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES: SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
Ana Paula Oliveira de Andrade
Clair da Silva Teixeira
Daniele Firmino Monteiro Sousa
Lidiane Teixeira Bastos

A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE AVALIACAO COMO UMA AÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM JULGAMENTO  OU PUNIÇÃO
Arlete Ramos dos Santos
Dirlêi Andrade Bonfim

MIGRAÇÃO QUEER NA FRONTEIRA BRASIL-VENEZUELA: NOTAS SOBRE MIGRANTES VENEZULANOS LGBT EM RORAIMA
Vitória Augusta de Queiroz Duarte Maduro
Douglas Verbicaro Soares
Fernando César Costa Xavier

ENSINO EFICIENTE, APRENDIZAGEM EFICAZ
Andreson Côrte Ferreira da Silva

UM OLHAR SOBRE O ETHOS, PATHOS E LOGOS EM TEXTOS ESCOLARES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DA TECNOLOGIA
Ana Paula Oliveira de Andrade
Antonio Lailton Moraes Duarte
Carlos Estêvão Bastos Sousa
Clair da Silva Teixeira

AS MEDITAÇÕES DO IMPERADOR FILÓSOFO MARCO  AURÉLIO
Crislaine Aparecida Pita

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E74   Escritos de educação [recurso eletrônico] : perspectivas e tendências / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
v. 1 : il.

ISBN 978-65-88362-25-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-25-9

1. Educação. 2. Formação de professores. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).         
     

CDU: 37