Escritas Educacionais: Perspectivas outras

"Escritas Educacionais: Perspectivas Outras" é uma coletânea que celebra a diversidade de abordagens e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa e na escrita educacional. Os diversos textos contidos neste livro oferecem insights sobre pesquisa, escrita educacional e metodologias em uma ampla gama de áreas do conhecimento. Esta obra é o resultado de uma colaboração intensa e comprometida entre colegas, amigos, professores e pesquisadores que compartilham uma paixão pela escrita e pela pesquisa. Os autores se dedicaram a explorar novos caminhos com profundidade e atenção, reconhecendo que é a experiência, não a verdade, que dá significado à escrita. Os organizadores expressam sua sincera gratidão a cada autor por sua confiança e dedicação a esse desafiador e importante exercício de escrita. Eles enfatizam que a escrita não apenas revela novos horizontes, mas também nos permite transcender nossas próprias verdades, transformando-nos no processo. A coletânea destaca a importância do ato de "dar a ler", um gesto milenar que alimenta nossa humanidade compartilhada e nutre nossas esperanças por um futuro melhor. Os leitores são convidados a explorar esses textos com dedicação, reflexão e silêncio, na busca por novas formas de pensamento e compreensão. Em tempos de desafios e incertezas, a obra ressalta a importância da resistência por meio do pensamento e da memória. É um convite à leitura e à reflexão profunda. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightRhanya Rafaella Rodrigues
  • keyboard_arrow_rightSônia Maria Ferreira dos Santos
  • keyboard_arrow_rightSuelen Marçal Nogueira
Sumário

PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz 
 
Capítulo 1: FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS COLABORANTES NA AQUISIÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Dilva Maboni
 
Capítulo 2: A BELA E A FERA - POR QUE O CLÁSSICO É UM CLÁSSICO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO
Alaidi Rosa Leles Berion
Vanessa Izidorio da Silva da Silva
 
Capítulo 3: SÓCRATES E PLATÃO: REPRESENTATIVIDADE À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Jenerton Arlan Schütz
Petterson Daher de Oliveira
Ana Cristina Sousa de Jesus
 
Capítulo 4: O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DESAFIOS, IMPORTÂNCIA E POSSIBILIDADES
Joselina Domingas da Costa Silva
 
Capítulo 5: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
 
Capítulo 6: AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PONCE DE ARRUDA - MT
Joselina Domingas da Costa Silva
 
Capítulo 7: A VALORIZAÇÃO DA LUDICIDADE ENQUANTO ELEMENTO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Cássia Sirlene Castilho De Oliveira
 
Capítulo 8: A EDUCAÇÃO ESPECIAL DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Cássia Sirlene Castilho de Oliveira
 
Capítulo 9: A IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO HABITUS DA LEITURA
Jenerton Arlan Schütz
Sônia Rodrigues Ferraz
Sunamita de Souza Belido 
 
Capítulo 10: CURSOS FIC E SUA RELEVÂNCIA NO NOVO ENSINO MÉDIO - PROGRAMA GOIÁS TEC EM GOIÁS
Ágda Estanislau Soares Lima
Aida Estanislau Rodrigues
 
Capítulo 11: DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: UM PANORAMA SOBRE O ENSINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Regiane de Oliveira Lima Machado
Sônia Maria Ferreira dos Santos
 
Capítulo 12: A EXIGÊNCIA DA EDUCAÇÃO: AFINAL, POR QUE EDUCAR?
Jenerton Arlan Schütz
Lediani Fernandes Couto Ferraboli 
Andréia dos Santos Martins de Oliveira
Jovânia Elza Teixeira da Silva
 
Capítulo 13: EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Lilia da Silva Rubens Mendonça
Sidinei Gomes de Souza
 
Capítulo 14: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL
Vanessa Izidorio da Silva da Silva
Alaidi Rosa Leles Berion 
 
Capítulo 15: FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS DE APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA
Joana Soares de Campos
Júlia Soares de Campos Rodrigues
Dulcirene Pinheiro Barbosa
 
Capítulo 16: FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMO AS INSTITUIÇÕES PODEM CONTRIBUIR?
Douglas Daniel Gama Sousa
Gláucia de Souza Modesto Filocreão
 
Capítulo 17: A MATEMÁTICA COMO EXPERIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
 
Capítulo 18: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A FUNDAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE INSTITUIÇÕES PROFISSIONALIZANTES NO BRASIL
Jenerton Arlan Schütz
Angela Maria Percinoto Trentini
Priscila Dayene Rezende Gobetti
Pryscilla Ingrid Stephanie B. de S. Bonatti e Buiatti
 
Capítulo 19: REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Jenerton Arlan Schütz
Márcia Dias de Souza
Rosimar Malhão Pinheiro
 
Capítulo 20: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES BASILARES A RESPEITO DA RELAÇÃO
Gardene Silva Dos Santos
Áurea da Silva Penha
 
Capítulo 21: REFLEXÕES SOBRE A (DES) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO CARGO DE PROFISSIONAL DE APOIO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALA DE AULA305
Priscila Paulino de Oliveira
Sônia Maria Ferreira dos Santos
 
Capítulo 22: O USO DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Jenerton Arlan Schütz
Bruna Santos Araújo
Sônia Maria Ferreira dos Santos
 
Capítulo 23: POR QUE NÃO TRANSMITIR? AS FACES OCULTAS DA EDUCAÇÃO MARCADA PELA INOVAÇÃO
Jenerton Arlan Schütz
Petterson Daher de Oliveira
Ana Cristina Sousa de Jesus
 
Capítulo 24: TRABALHO, EDUCAÇÃO E EPISTEMOLOGIA NA “CRISE DO CAPITALISMO REAL”: UMA ANÁLISE ACERCA DAS “CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE” DA TEORIA CRÍTICA FRENTE À OFENSIVA DO PÓS-MODERNISMO
Jenerton Arlan Schütz
Rhanya Rafaella Rodrigues
Sidinei Pithan da Silva
Suelen Marçal Nogueira
 
SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E74    Escritas educacionais [recurso eletrônico] : perspectivas outras / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. – Cruz Alta : Ilustração, 2023.
375 p.
 
ISBN 978-65-85614-39-9
DOI 10.46550/978-65-85614-39-9
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Políticas públicas. 4. Tecnologias. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). 
 
CDU: 37