Este livro é resultado do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos de modo intersubjetivo. Neste sentido, todos os textos aqui apresentados têm articulações com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e objetivam socializar algumas das pesquisas desenvolvidas por docentes do Programa e por doutores nos seus estágios de pós-doutorado, pensando, intersubjetivamente, a educação nas ciências. É, portanto, um livro que apresenta resultados de pesquisas já concluídas e resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento, de discussões teóricas e vivências empíricas de docentes, egressos, pós-doutorandos e outros interlocutores. A obra está dividida em duas partes. Na primeira seção, intitulada “Olhares docentes sobre a educação nas ciências”, são apresentadas reflexões de quatro docentes do PPG em Educação nas Ciências. Nesta seção, os autores articulam seu fazer docente com as linhas de pesquisa do Programa, resgatam a história do Programa e apresentam novas perspectivas viáveis e necessárias no contexto atual. Na segunda seção, intitulada “Olhares de egressos e atuais estagiários de pós-doutorado, docentes supervisores e outros interlocutores sobre a educação nas ciências”, conforme o título da seção, são apresentadas pesquisas resultantes de estágio de pós-doutorado desenvolvidas no âmbito do PPG em Educação nas Ciências.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
APRESENTAÇÃO
Fabiane da Silva Prestes
Fábio César Junges
Helena Copetti Callai
Sidinei Pithan da Silva
PARTE I - OLHARES DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Capítulo 1 - DIALÉTICA ENTRE CONSTITUIÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CURRÍCULO EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA ENTRECRUZADOS PELA SITUAÇÃO DE ESTUDO
Lenir Basso Zanon
Capítulo 2 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Cristina Pansera-de-Araujo
Capítulo 3 - MESTRE OU DOUTOR EM EDUCAÇÃO PARA QUÊ?
José Pedro Boufleuer
Capítulo 4 - O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS, DA UNIJUI, NO CONTEXTO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Walter Frantz
PARTE II - OLHARES DE EGRESSOS E ATUAIS ESTAGIÁRIOS DE PÓS-DOUTORADO, DOCENTES SUPERVISORES E OUTROS INTERLOCUTORES SOBRE A EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS45
Capítulo 5 - EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO: UM DIÁLOGO ENTRE SUPERAÇÕES NECESSÁRIAS À TEORIA E PRÁXIS ESCOLAR
Paulo Alfredo Schönardie
Capítulo 6 - (IN)VISIBILIDADE DA QUESTÃO INDÍGENA NA ESCOLA REPUBLICANA
Fabiane da Silva Prestes
Paulo Evaldo Fensterseifer
Capítulo 7 - SABORES E DISSABORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
Najla da Silva Mehanna
Capítulo 8 - EDUCAR NA DIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADA A EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E PARA A DIVERSIDADE NA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
João Batista Monteiro Camargo
Maria Simone Vione Schwengber
Capítulo 9 - ALIANÇA DAS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE MULHERES NOS ESPORTES: AS MOBILIZAÇÕES POLÍTICAS ENTRE AS RUAS E AS REDES
Caterine de Moura Brachtvogel
Maria Simone Vione Schwengber
Capítulo 10 - EL JARDÍN DE LAS DELICIAS: ARQUITECTURA DE LA NECRÓPOLIS COMO DETONADOR DE URBANISMO EN EL TALLER
Cristhian Moreira Brum
Fabio Andrés Vinasco Ñustes
Capítulo 11 - ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PESQUISA: DE JÜRGEN HABERMAS A EDGAR MORIN
Livio Osvaldo Arenhart
Amabilia Beatriz Portela Arenhart
Noli Bernardo Hahn
Edemar Rotta
Capítulo 12 - CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki
Eva Teresinha de Oliveira Boff
Claudia Marchesan
SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORES
E74 Escrita e pesquisa em educação nas ciências : interlocuções de conhecimentos do pós-doutorado / organizadores: Fabiane da Silva Prestes ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
180 p. ; 21 cm
ISBN 978-85-92890-26-1
DOI 10.46550/978-85-92890-26-1
1. Educação. 2. Ensino de ciências. 3. Formação de professores. I. Prestes, Fabiane da Silva Prestes (org.).
CDU: 37:50