Escrita E Pesquisa Em Educação Nas Ciências: Interlocuções De Conhecimentos Do Pós-Doutorado

Este livro é resultado do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos de modo intersubjetivo. Neste sentido, todos os textos aqui apresentados têm articulações com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e objetivam socializar algumas das pesquisas desenvolvidas por docentes do Programa e por doutores nos seus estágios de pós-doutorado, pensando, intersubjetivamente, a educação nas ciências. É, portanto, um livro que apresenta resultados de pesquisas já concluídas e resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento, de discussões teóricas e vivências empíricas de docentes, egressos, pós-doutorandos e outros interlocutores. A obra está dividida em duas partes. Na primeira seção, intitulada “Olhares docentes sobre a educação nas ciências”, são apresentadas reflexões de quatro docentes do PPG em Educação nas Ciências. Nesta seção, os autores articulam seu fazer docente com as linhas de pesquisa do Programa, resgatam a história do Programa e apresentam novas perspectivas viáveis e necessárias no contexto atual. Na segunda seção, intitulada “Olhares de egressos e atuais estagiários de pós-doutorado, docentes supervisores e outros interlocutores sobre a educação nas ciências”, conforme o título da seção, são apresentadas pesquisas resultantes de estágio de pós-doutorado desenvolvidas  no âmbito do PPG em Educação nas Ciências.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightFábio César Junges
  • keyboard_arrow_rightFabiane da Silva Prestes
  • keyboard_arrow_rightHelena Copetti Callai
  • keyboard_arrow_rightSidinei Pithan da Silva
Sumário

APRESENTAÇÃO
Fabiane da Silva Prestes 
Fábio César Junges 
Helena Copetti Callai  
Sidinei Pithan da Silva 

PARTE I - OLHARES DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS

Capítulo 1 - DIALÉTICA ENTRE CONSTITUIÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CURRÍCULO EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA ENTRECRUZADOS PELA SITUAÇÃO DE ESTUDO
Lenir Basso Zanon 

Capítulo 2 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Cristina Pansera-de-Araujo 

Capítulo 3 - MESTRE OU DOUTOR EM EDUCAÇÃO PARA QUÊ?
José Pedro Boufleuer 

Capítulo 4 - O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS, DA UNIJUI, NO CONTEXTO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Walter Frantz 

PARTE II - OLHARES DE EGRESSOS E ATUAIS ESTAGIÁRIOS DE PÓS-DOUTORADO, DOCENTES SUPERVISORES E OUTROS INTERLOCUTORES SOBRE A EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS45
Capítulo 5 - EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO: UM DIÁLOGO ENTRE SUPERAÇÕES NECESSÁRIAS À TEORIA E PRÁXIS ESCOLAR
Paulo Alfredo Schönardie 

Capítulo 6 - (IN)VISIBILIDADE DA QUESTÃO INDÍGENA NA ESCOLA REPUBLICANA
Fabiane da Silva Prestes 
Paulo Evaldo Fensterseifer 

Capítulo 7 - SABORES E DISSABORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
Najla da Silva Mehanna 

Capítulo 8 - EDUCAR NA DIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADA A EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E PARA A DIVERSIDADE NA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
João Batista Monteiro Camargo  
Maria Simone Vione Schwengber  

Capítulo 9 - ALIANÇA DAS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE MULHERES NOS ESPORTES: AS MOBILIZAÇÕES POLÍTICAS ENTRE AS RUAS E AS REDES
Caterine de Moura Brachtvogel 
Maria Simone Vione Schwengber 

Capítulo 10 - EL JARDÍN DE LAS DELICIAS: ARQUITECTURA DE LA NECRÓPOLIS COMO DETONADOR DE URBANISMO EN EL TALLER
Cristhian Moreira Brum 
Fabio Andrés Vinasco Ñustes 

Capítulo 11 - ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PESQUISA: DE JÜRGEN HABERMAS A EDGAR MORIN
Livio Osvaldo Arenhart 
Amabilia Beatriz Portela Arenhart 
Noli Bernardo Hahn 
Edemar Rotta 

Capítulo 12 - CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki 
Eva Teresinha de Oliveira Boff 
Claudia Marchesan 

SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E74    Escrita e pesquisa em educação nas ciências : interlocuções de conhecimentos do pós-doutorado / organizadores: Fabiane da Silva Prestes ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
180 p. ; 21 cm

ISBN 978-85-92890-26-1
DOI 10.46550/978-85-92890-26-1

1. Educação. 2. Ensino de ciências. 3. Formação de professores. I. Prestes, Fabiane da Silva Prestes (org.).     

CDU: 37:50