Escola e Universidade inscrevem, no caminhar sempre para diante da condição humana, o retorno, o regresso ao legado cultural do passado e, assim, dão continuidade ao elo da criação. Todo aquele que entra e sai da escola e da universidade se constitui em um sucessor, alguém que herda do passado, alguém que sucede, que vai atrás, à raiz, ao início, à fonte, e que, por isso, somente por isso, está em condições de continuar, de construir um futuro. Este é, portanto, o propósito deste livro.
PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz
O ELOGIO DA TRANSMISSÃO: NA CONTRAMÃO DOS PEDAGOGISMOS CONTEMPORÂNEOS
Jenerton Arlan Schütz
Guilherme Schwan
O CONHECIMENTO COMO CENTRALIDADE NA EDUCAÇÃO: O CURRÍCULO EM EVIDÊNCIA
Aline Maria Zampieri
Luana Rodrigues dos Santos
BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DE REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR, COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ORIENTAÇÃO DE CONDUTAS
Camila Capucho Cury Mendes
Mauricio Alves Mendes
ESCOLAS E VIVÊNCIAS: A BUSCA CONSTANTE POR APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS
Dieison Prestes da Silveira
Etyane Goulart Soares
OS ESPANTALHOS DA EDUCAÇÃO: UM CENÁRIO DE ASSOMBRO
Guacyra Costa Santos
Pyerre Ramos Fernandes
Rivaldo Vicente da Silva
DIREITO À EDUCAÇÃO COMO MÍNIMO EXISTENCIAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL
Cristina Rezende Eliezer
Helena Maria Ferreira
Daniely Maria dos Santos
RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Isabela de Oliveira Campos
“A CIGARRA E A FORMIGA”: CONTRIBUIÇÕES DA FÁBULA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Jocelma Gusmão Barreto Lima
A PRODUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA LEI 10.639: AQUILOMBAR PARA EDUCAR?
Luciane Silva
OS ESCRAVOS DA SOMBRA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALBINISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Luzinete Viana Lima
Guacyra Costa Santos
Nayara Alves de Sousa
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS MASSIVE OPEN ON-LINE COURSE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Josy Helena Murcia
Marcus Vinícius Neves Araújo
Alexandra Bujokas de Siqueira
CONCEPÇÕES DE FUTUROS(AS) PEDAGOGOS(AS) SOBRE A IMPORTÂNCIA DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA
Matheus Estevão Ferreira da Silva
Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
UMA TRILHA PELAS RESERVAS POÉTICAS DO PENSAM ENTO HUMANO
Tânia Silva Novais
Rivaldo Vicente da Silva
Guacyra Costa Santos
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: INTERFACE DAS PRÁTICAS SOCIAIS E HUMANAS
Rodrigo Guedes de Araujo
AS DESIGUALDADES SOCIAIS E OS DESAFIOS DOS ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Carla Caroline Cunha Bastos
Vinicius Oliveira Seabra Guimarães
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOA (EJA) DO CAMPO E A (RE) INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA E NO MERCADO DE TRABALHO
Rodrigo Guedes de Araujo
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA
Antonio Escandiel de Souza
Fábio César Junges
Vânia Maria Abreu de Oliveira
E24 Educação e universidade : cercanias da pesquisa / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
260 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-990314-2-7
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino superior. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37