Escola E Universidade: Cercanias da pesquisa

Escola e Universidade inscrevem, no caminhar sempre para diante da condição humana, o retorno, o regresso ao legado cultural do passado e, assim, dão continuidade ao elo da criação. Todo aquele que entra e sai da escola e da universidade se constitui em um sucessor, alguém que herda do passado, alguém que sucede, que vai atrás, à raiz, ao início, à fonte, e que, por isso, somente por isso, está em condições de continuar, de construir um futuro. Este é, portanto, o propósito deste livro. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightTeste Da silva
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightCláudia Fuchs
  • keyboard_arrow_rightEdinaldo Enoque da Silva
  • keyboard_arrow_rightGuacyra Costa Santos
Sumário

PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz

O ELOGIO DA TRANSMISSÃO: NA CONTRAMÃO DOS PEDAGOGISMOS CONTEMPORÂNEOS 
Jenerton Arlan Schütz
Guilherme Schwan

O CONHECIMENTO COMO CENTRALIDADE NA EDUCAÇÃO: O CURRÍCULO EM EVIDÊNCIA 
Aline Maria Zampieri
Luana Rodrigues dos Santos

BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DE REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR, COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ORIENTAÇÃO DE CONDUTAS 
Camila Capucho Cury Mendes
Mauricio Alves Mendes

ESCOLAS E VIVÊNCIAS: A BUSCA CONSTANTE POR APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS 
Dieison Prestes da Silveira
Etyane Goulart Soares

OS ESPANTALHOS DA EDUCAÇÃO: UM CENÁRIO DE ASSOMBRO 
Guacyra Costa Santos
Pyerre Ramos Fernandes
Rivaldo Vicente da Silva

DIREITO À EDUCAÇÃO COMO MÍNIMO EXISTENCIAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL 
Cristina Rezende Eliezer
Helena Maria Ferreira
Daniely Maria dos Santos

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA 
Isabela de Oliveira Campos

“A CIGARRA E A FORMIGA”: CONTRIBUIÇÕES DA FÁBULA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Jocelma Gusmão Barreto Lima

A PRODUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA LEI 10.639: AQUILOMBAR PARA EDUCAR?
Luciane Silva

OS ESCRAVOS DA SOMBRA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALBINISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Luzinete Viana Lima
Guacyra Costa Santos
Nayara Alves de Sousa

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS MASSIVE OPEN ON-LINE COURSE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Josy Helena Murcia
Marcus Vinícius Neves Araújo
Alexandra Bujokas de Siqueira

CONCEPÇÕES DE FUTUROS(AS) PEDAGOGOS(AS) SOBRE A IMPORTÂNCIA DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA 
Matheus Estevão Ferreira da Silva
Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo

UMA TRILHA PELAS RESERVAS POÉTICAS DO PENSAM ENTO HUMANO 
Tânia Silva Novais
Rivaldo Vicente da Silva
Guacyra Costa Santos

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: INTERFACE DAS PRÁTICAS SOCIAIS E HUMANAS 
Rodrigo Guedes de Araujo

AS DESIGUALDADES SOCIAIS E OS DESAFIOS DOS ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL 
Carla Caroline Cunha Bastos
Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOA (EJA) DO CAMPO E A (RE) INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA E NO MERCADO DE TRABALHO
Rodrigo Guedes de Araujo

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA 
Antonio Escandiel de Souza
Fábio César Junges
Vânia Maria Abreu de Oliveira


Ficha Técnica

E24  Educação e universidade : cercanias da pesquisa / organizadores: Jenerton Arlan Schütz ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
260 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-990314-2-7

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino superior. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37