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Esta obra nasce da pesquisa de doutorado “Fundamentos epistemológicos das práticas socioambientais evidenciados em teses e dissertações nos programas de Educação em Ciências”, defendida em 2019 no âmbito da REAMEC – Rede de Educação em Ciências e Matemática da Amazônia. O livro propõe uma reflexão profunda sobre os fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos que sustentam a educação socioambiental, abordando-a como um processo formativo e transformador voltado à construção da cidadania socioambiental. Partindo das lacunas e inquietações presentes nas práticas educativas, o texto convida à compreensão da questão ambiental sob uma perspectiva holística e biossociocultural, articulada à complexidade do conhecimento e à interdisciplinaridade. Inspirado nas contribuições de Edgar Morin e Enrique Leff, o estudo evidencia a necessidade de um novo paradigma epistemológico que ultrapasse a racionalidade fragmentada da modernidade. Ao reunir análises de teses e dissertações, a obra destaca práticas educativas que expressam o compromisso com uma aprendizagem crítica, social e transformadora, capaz de promover uma formação sensível às problemáticas ambientais e às múltiplas dimensões da vida em sociedade.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 BREVE PERCURSO DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
2 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
2.1 Breves considerações sobre o princípio da complexidade
2.2 Breves considerações sobre o princípio da interdisciplinaridade
2.3 Os fundamentos epistemológicos que norteiam a educação socioambiental
3 BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
3.1. A educação socioambiental na concepção crítica
3.2 A educação socioambiental: um compromisso social
3.3 Fundamentos teóricos e metodológicos da educação socioambiental
4 PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PESQUISAS NA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
4.1 Abordagens metodológicas realizadas nos estudos
4.2 Procedimentos metodológicos e suas contribuições a formação da educação socioambiental
4.3 Teóricos que norteiam as discussões das práticas educativas em Educação Ambiental nos trabalhos selecionados
4.4 A epistemologia que fundamenta os estudos analisados
5 CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS SEGUNDO OS PILARES DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
5.1 A formação crítica na perspectiva freiriana
5.2 Formação ecológica
5.3 Formação patrimonial ambiental
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS