Epistemologia Da Educação Socioambiental: Fundamentos teóricos e metodológicos

Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/490/oqxgEfYCB5Eg.pdf

Esta obra nasce da pesquisa de doutorado “Fundamentos epistemológicos das práticas socioambientais evidenciados em teses e dissertações nos programas de Educação em Ciências”, defendida em 2019 no âmbito da REAMEC – Rede de Educação em Ciências e Matemática da Amazônia. O livro propõe uma reflexão profunda sobre os fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos que sustentam a educação socioambiental, abordando-a como um processo formativo e transformador voltado à construção da cidadania socioambiental. Partindo das lacunas e inquietações presentes nas práticas educativas, o texto convida à compreensão da questão ambiental sob uma perspectiva holística e biossociocultural, articulada à complexidade do conhecimento e à interdisciplinaridade. Inspirado nas contribuições de Edgar Morin e Enrique Leff, o estudo evidencia a necessidade de um novo paradigma epistemológico que ultrapasse a racionalidade fragmentada da modernidade. Ao reunir análises de teses e dissertações, a obra destaca práticas educativas que expressam o compromisso com uma aprendizagem crítica, social e transformadora, capaz de promover uma formação sensível às problemáticas ambientais e às múltiplas dimensões da vida em sociedade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightPriscyla Cristinny Santiago da Luz
  • keyboard_arrow_rightMaria de Fátima Vilhena da Silva
Sumário

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

1 BREVE PERCURSO DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

2 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
2.1 Breves considerações sobre o princípio da complexidade
2.2 Breves considerações sobre o princípio da interdisciplinaridade
2.3 Os fundamentos epistemológicos que norteiam a educação socioambiental

3 BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
3.1. A educação socioambiental na concepção crítica
3.2 A educação socioambiental: um compromisso social
3.3 Fundamentos teóricos e metodológicos da educação socioambiental

4 PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PESQUISAS NA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
4.1 Abordagens metodológicas realizadas nos estudos
4.2 Procedimentos metodológicos e suas contribuições a formação da educação socioambiental
4.3 Teóricos que norteiam as discussões das práticas educativas em Educação Ambiental nos trabalhos selecionados
4.4 A epistemologia que fundamenta os estudos analisados

5 CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS SEGUNDO OS PILARES DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
5.1 A formação crítica na perspectiva freiriana
5.2 Formação ecológica
5.3 Formação patrimonial ambiental

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

SOBRE AS AUTORAS


Ficha Técnica

L979e    Luz, Priscyla Cristinny Santiago da   
Epistemologia da educação socioambiental [recurso  eletrônico] : fundamentos teóricos e metodológicos / Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Maria de Fátima Vilhena da Silva. - Santo Ângelo : Ilustração, 2025.
164 p.
 
ISBN 978-65-6135-188-1
DOI 10.46550/978-65-6135-188-1
1. Educação socioambiental. 2. Educação ambiental. I. Silva, Maria de Fátima Vilhena da II. Título
 
CDU: 37:504