Entremeios Da Educação Contemporânea

A obra Entremeios da Educação Contemporânea se apresenta em diálogo com a pluralidade de vozes da educação. Os capítulos que compõem este livro abordam diferentes olhares sobre a pesquisa, a escrita e as metodologias, num movimento que assume pertinentes tensionamentos nas mais variadas áreas do conhecimento. Quando falamos sobre a educação, de alguma forma, estamos nos referindo ao desejo que alimentamos em termos um mundo humano que dure, perdure e se aprofunde. O nosso esforço, ou nossa disposição em educar os filhos e as novas gerações de um modo geral, se deve ao fato de acreditarmos que esse mundo humano – com suas crenças, valores, competências, modos de ser, técnicas, etc. – constitui um legado que vale a pena ser transmitido às gerações vindouras. Com isso, podemos dizer que temos um aprendizado de espécie que desejamos que seja incorporado pelas novas gerações.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightLeandro Mayer
Sumário

PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz

POTENCIALIDADES DO USO DE ANIMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUNS DIÁLOGOS
Alberto Lopo Montalvão Neto
José Gomes da Silva Filho
Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

DIAGNOSTICANDO CONCEPÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE
Aldeci dos Santos

O USO DE MURAIS VIRTUAIS(PADLET) NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA
Cícera Aparecida de Oliveira

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CURADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Clair da Silva Teixeira

A PESQUISA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diego Gerônimo Silva
Regina Maria Rovigati Simões
Diovane de César Resende Ribeiro

QUANDO ESCREVER FAZ SENTIDO: RELATOS SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM     INGLÊS
Fernando Silvério de Lima

NAS TEIAS DE ANANSE: (DES) COMPASSOS ENTRE A MATERIALIZAÇÃO DOS MARCOS LEGAIS E O CORPO NEGRO COMO MARCA IDENTITÁRIA NA EDUCAÇÃO
Herlan Smith

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES CAPACITADOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Muller Tornich
Jacqueline Lidiane de Souza Prais

A ALFABETIZAÇÃO NO LIMIAR DE PAULO FREIRE
Jessé Pinto Campos
Maria José Borges da Silva

LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES EM INGLÊS QUE CONTEMPLAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA SUBSIDIADA PELO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Célia Regina Vitaliano

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS: UMA TEMÁTICA NECESSÁRIA PARA A   EDUCAÇÃO
Diuliana Nadalon Pereira
Keiciane Canabarro Drehmer Marques

JOGO “A TRILHA CEM POR CENTO” NO ENSINO DE  MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PRÁTICA
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
Valéria da Silva Lima
Luiz Felipe Santoro Dantas
Thiago Rodrigues de Sá Alves

A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL COMO HIPÓTESE PARA UM CONCEITO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: POLÍTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REPRODUÇÃO SOCIAL E CONDIÇÃO  COTIDIANA
André Luiz Batista da Silva
Marco Antonio Ribeiro Merlin

APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEMES
Maria Valdinete de Pontes Matias
Andréa da Silva Oliveira
Helenildo Arruda de Macedo Júnior

PANDEMIA, ENSINO REMOTO E TRABALHO DOCENTE: COMO ESTÃO AS PROFESSORAS?
Mariana Corradi Bruno

ADOÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AUTOEDUCAÇÃO COMO CAMINHO POSSÍVEL
Marta Soares da Silva
Stefano Rocha da Cruz

LITERATURA NA PANDEMIA: A FORMAÇÃO DO LEITOR E OS DESAFIOS DA LEITURA DIALÓGICA NO ENSINO REMOTO
Naiana Leme Camoleze

OS JORNAIS COMO OBJETOS DE ESTUDO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Pâmela Pongan

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM OLHAR A PARTIR DA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CRIANÇAS DO ENSINO REGULAR
José Orlando Rodrigues de Barros
Rômulo José do Couto
Rafael Gonçalves Campolino
Magali Francisca de Oliveira Silva

AS NTIC’s COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PERANTE O ENSINO REMOTO
Rawena De Almeida Araújo Dantas
Wiliana De Araújo Borges
Yeman Omar Zapata Barbosa

A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM  DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DIGITAL
Edmundo Lins de Andrade
Mariana da Silva Tomadon
Rosa Carolina Silva de Gouveia
Sirlei de Melo Milani
Tatiana Petri Lopes

EDUCAÇAO, PATRIMÔNIO CULTURAL E CIDADANIA: O PAPEL    DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Tadeu Silvestre da Silva
Rosana Maria Prado

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – HIS: CONCEITOS E REFLEXÕES A RESPEITO DA SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
Cristhian Moreira Brum
Tarcisio Dorn de Oliveira
Luana Vanessa Wildner
Pamela Rossoni Franco

A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA x ESCOLA
Jaíne Karal
Tatiane Maiara Hammes

UNIDADE DE GERAÇÃO DE RENDA – UGR: POSSIBILIDADE DE RENDA E INCLUSÃO SOCIAL
Cristhian Moreira Brum
Tarcisio Dorn de Oliveira
João Vicente Machado Schmitz
Rudinei Gomes Rodrigues


Ficha Técnica

E61    Entremeios da educação contemporânea [recurso eletrônico] / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
315 p. 

ISBN 978-65-88362-47-1
DOI: 10.46550/978-65-88362-47-1

1. Educação. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Mayer,  Leandro (org.).     
     

CDU: 37