A obra Entremeios da Educação Contemporânea se apresenta em diálogo com a pluralidade de vozes da educação. Os capítulos que compõem este livro abordam diferentes olhares sobre a pesquisa, a escrita e as metodologias, num movimento que assume pertinentes tensionamentos nas mais variadas áreas do conhecimento. Quando falamos sobre a educação, de alguma forma, estamos nos referindo ao desejo que alimentamos em termos um mundo humano que dure, perdure e se aprofunde. O nosso esforço, ou nossa disposição em educar os filhos e as novas gerações de um modo geral, se deve ao fato de acreditarmos que esse mundo humano – com suas crenças, valores, competências, modos de ser, técnicas, etc. – constitui um legado que vale a pena ser transmitido às gerações vindouras. Com isso, podemos dizer que temos um aprendizado de espécie que desejamos que seja incorporado pelas novas gerações.
PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz
POTENCIALIDADES DO USO DE ANIMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUNS DIÁLOGOS
Alberto Lopo Montalvão Neto
José Gomes da Silva Filho
Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
DIAGNOSTICANDO CONCEPÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE
Aldeci dos Santos
O USO DE MURAIS VIRTUAIS(PADLET) NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA
Cícera Aparecida de Oliveira
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CURADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Clair da Silva Teixeira
A PESQUISA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diego Gerônimo Silva
Regina Maria Rovigati Simões
Diovane de César Resende Ribeiro
QUANDO ESCREVER FAZ SENTIDO: RELATOS SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM INGLÊS
Fernando Silvério de Lima
NAS TEIAS DE ANANSE: (DES) COMPASSOS ENTRE A MATERIALIZAÇÃO DOS MARCOS LEGAIS E O CORPO NEGRO COMO MARCA IDENTITÁRIA NA EDUCAÇÃO
Herlan Smith
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES CAPACITADOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Muller Tornich
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
A ALFABETIZAÇÃO NO LIMIAR DE PAULO FREIRE
Jessé Pinto Campos
Maria José Borges da Silva
LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES EM INGLÊS QUE CONTEMPLAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA SUBSIDIADA PELO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Célia Regina Vitaliano
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS: UMA TEMÁTICA NECESSÁRIA PARA A EDUCAÇÃO
Diuliana Nadalon Pereira
Keiciane Canabarro Drehmer Marques
JOGO “A TRILHA CEM POR CENTO” NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PRÁTICA
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
Valéria da Silva Lima
Luiz Felipe Santoro Dantas
Thiago Rodrigues de Sá Alves
A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL COMO HIPÓTESE PARA UM CONCEITO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: POLÍTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REPRODUÇÃO SOCIAL E CONDIÇÃO COTIDIANA
André Luiz Batista da Silva
Marco Antonio Ribeiro Merlin
APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEMES
Maria Valdinete de Pontes Matias
Andréa da Silva Oliveira
Helenildo Arruda de Macedo Júnior
PANDEMIA, ENSINO REMOTO E TRABALHO DOCENTE: COMO ESTÃO AS PROFESSORAS?
Mariana Corradi Bruno
ADOÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AUTOEDUCAÇÃO COMO CAMINHO POSSÍVEL
Marta Soares da Silva
Stefano Rocha da Cruz
LITERATURA NA PANDEMIA: A FORMAÇÃO DO LEITOR E OS DESAFIOS DA LEITURA DIALÓGICA NO ENSINO REMOTO
Naiana Leme Camoleze
OS JORNAIS COMO OBJETOS DE ESTUDO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Pâmela Pongan
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM OLHAR A PARTIR DA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CRIANÇAS DO ENSINO REGULAR
José Orlando Rodrigues de Barros
Rômulo José do Couto
Rafael Gonçalves Campolino
Magali Francisca de Oliveira Silva
AS NTIC’s COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PERANTE O ENSINO REMOTO
Rawena De Almeida Araújo Dantas
Wiliana De Araújo Borges
Yeman Omar Zapata Barbosa
A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DIGITAL
Edmundo Lins de Andrade
Mariana da Silva Tomadon
Rosa Carolina Silva de Gouveia
Sirlei de Melo Milani
Tatiana Petri Lopes
EDUCAÇAO, PATRIMÔNIO CULTURAL E CIDADANIA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Tadeu Silvestre da Silva
Rosana Maria Prado
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – HIS: CONCEITOS E REFLEXÕES A RESPEITO DA SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
Cristhian Moreira Brum
Tarcisio Dorn de Oliveira
Luana Vanessa Wildner
Pamela Rossoni Franco
A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA x ESCOLA
Jaíne Karal
Tatiane Maiara Hammes
UNIDADE DE GERAÇÃO DE RENDA – UGR: POSSIBILIDADE DE RENDA E INCLUSÃO SOCIAL
Cristhian Moreira Brum
Tarcisio Dorn de Oliveira
João Vicente Machado Schmitz
Rudinei Gomes Rodrigues
E61 Entremeios da educação contemporânea [recurso eletrônico] / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
315 p.
ISBN 978-65-88362-47-1
DOI: 10.46550/978-65-88362-47-1
1. Educação. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Mayer, Leandro (org.).
CDU: 37