
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/476/CuV2b2DtcDYb.pdf
O título Entre Portas Abertas e Barreiras Invisíveis: Inclusão e Formação Docente no Ensino Superior traduz a tensão que atravessa o Ensino Superior contemporâneo. Se, por um lado, políticas públicas, ações afirmativas e discursos institucionais apontam para a democratização do acesso, por outro, práticas e estruturas sutis — muitas vezes invisibilizadas ou naturalizadas — seguem limitando a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes diversos. Nesse cenário, a formação docente assume papel estratégico, pois somente ela pode garantir que a abertura formal das portas se converta em inclusão efetiva, promotora de equidade, justiça social e reconhecimento das diferenças. A obra, em seus dois volumes, reúne reflexões, pesquisas e experiências que revelam tanto as contradições quanto as possibilidades do Ensino Superior no que se refere à inclusão e à formação de professores, articulando dimensões teóricas e práticas e considerando as especificidades de grupos historicamente marginalizados — povos indígenas, comunidades tradicionais, estudantes com deficiência, populações do campo, pessoas LGBTQIA+, negros(as), migrantes, entre outros. O Volume 2 reúne capítulos que aprofundam dimensões essenciais da educação inclusiva, organizadas em quatro eixos centrais que dialogam com questões éticas, sociais, pedagógicas e tecnológicas, fundamentais para pensar os rumos do Ensino Superior contemporâneo. O Eixo 4 – Ética e Educação Emocional enfatiza a relevância de integrar a formação ética e socioemocional de estudantes e professores, fortalecendo ambientes de aprendizagem marcados pelo respeito, pelo diálogo e pela colaboração, indispensáveis para uma educação humanizadora. O Eixo 5 – Formação de Professores e Educadores problematiza processos, metodologias e políticas de formação inicial e continuada, destacando práticas pedagógicas inovadoras que promovem a diversidade e a inclusão como princípios orientadores da docência universitária.
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Eixo 4 - ÉTICA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL15
Capítulo 1 - ENTRE EMOÇÃO E INOVAÇÃO: CAMINHOS PARA CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DA PROFISSÃO
Fernanda Maria Arcari
Grasieli Canelles Bernardi
Margarete Tironi
Capítulo 2 - “REINVENTAR” A PRÁTICA DOCENTE: EMOÇÕES E EMPATIA COMO CAMINHO CIVILIZATÓRIO
Lucimar Pertile
Vania Carbonera
Capítulo 3 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CONFLITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Adriana Salete Loss
Maria Geralda Oliver Rosa
Eixo 5 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES
Capítulo 4 - DOCÊNCIA EM MOVIMENTO: MEMÓRIA, REFLEXÃO E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Geralda Oliver Rosa
Adriana Salete Loss
Maritânia Angela Roman Pavan
Capítulo 5 - ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Cleusa Inês Ziesmann
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
Jeize de Fátima Batista
Marlete Dolores Rauber
Capítulo 6 - A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRB
Janaine Zdebski da Silva
Alex Verdério
Capítulo 7 - FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UFFS/RENAFOR
Diuliana Chiaradia Pimentel
Sonize Lepke
Aline Miguela Teles Barcelos Teles
EIXO 6 - EDUCAÇÃO SEXUAL, DIVERSIDADES E GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR
Capítulo 8 - O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO: DESVENDANDO O IMPACTO DA INFÂNCIA DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Luciana Josélia Micolajunas
Fabiane Freire França
Fred Maciel
Wilma dos Santos Coqueiro
Eixo 7 - JUVENTUDE, NOVAS TECNOLOGIAS E TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS
Capítulo 9 - ENTRE REDES E SABERES: JUVENTUDES DIGITAIS, INCLUSÃO E DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR
Cleusa Inês Ziesmann