
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/475/vxfyHgW8pWhb.pdf
O título Entre Portas Abertas e Barreiras Invisíveis: Inclusão e Formação Docente no Ensino Superior expressa a tensão que caracteriza o Ensino Superior contemporâneo. Se, por um lado, políticas públicas, ações afirmativas e discursos institucionais anunciam a democratização do acesso, por outro, práticas e estruturas sutis — muitas vezes naturalizadas — continuam a dificultar a permanência e o êxito acadêmico de estudantes diversos. Nesse cenário, a formação docente assume papel central, pois apenas ela pode assegurar que a abertura formal de portas se converta em inclusão efetiva, capaz de promover equidade, justiça social e reconhecimento das diferenças. A obra reúne reflexões, pesquisas e experiências que evidenciam tanto as contradições quanto as potencialidades do Ensino Superior no que diz respeito à inclusão e à formação de professores, articulando dimensões teóricas e práticas e considerando as especificidades de grupos historicamente marginalizados, como povos indígenas, comunidades tradicionais, estudantes com deficiência, populações do campo, pessoas LGBTQIA+, negros(as) e migrantes, entre outros.
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Eixo 1 - EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
Capítulo 1 - SILENCIAMENTO E RESISTÊNCIA: ESPIRITUALIDADE NO CAMPO DA SAÚDE E DO TRABALHO
Denise Paulino
Eliane Pinto de Goes
Capítulo 2 - HISTÓRIAS QUE TOCAM: O CUIDAR COMO PRÁTICA DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Pamela Marmentini Corrêa
Rosane Cardoso Garcia
Diuliana Chiaradia Pimentel
Capítulo 3 - HUMANIZAÇÃO: SOBRE SUA RAZÃO DE SER E ESTAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Arnaldo Nogaro
Neila Ana Provenzi
Eixo 2 - INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE CAMPONESES, POVOS INDÍGENAS, ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Capítulo 4 - LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CFP-UFRB: AGROECOLOGIA COMO ELEMENTO SUSTENTADOR NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS)
Alex Verdério
Karina Araújo de Novaes
Janaine Zdebski da Silva
Capítulo 5 - LA EXTENSIÓN-ACCIÓN DESDE LA INTERCULTURALIDAD COMO FORMATO DE REFLEXIÓN: LAS VOCES DE LAS JUVENTUDES EN FOCO
Gabriel Horacio Leal
Mirta Gladis Piriz
Nélida Graciela González
Eixo 3 - EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA
Capítulo 6 - CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NA UNESPAR: DEMOCRATIZAÇÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Cleudet de Assis Scherer
Sandra Garcia Neves
Andreia Nakamura Bondezan
Capítulo 7 - IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO SURDO: UM OLHAR A PARTIR DO FILME NO RITMO DO CORAÇÃO
Alessandra Petry
Cleusa Inês Ziesmann
Jeize de Fátima Batista
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
Capítulo 8 - “EU ACHO QUE A INCLUSÃO DEVERIA ACONTECER ATÉ O ENSINO MÉDIO”: MANIFESTAÇÕES CAPACITISTAS NO ENSINO SUPERIOR NO IFPR
Claudia Gallert
Eliane Pinto de Góes
Capítulo 9 - PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Suellen Cristina Queiroz Arruda
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Reinaldo Feio Lima
Capítulo 10 - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR: A PREMÊNCIA DESSE DEBATE
Eduarda Betim Lara
Jane Peruzo Iacono
Josimar Ribeiro dos Santos
Claudineia Aparecida de Oliveira Pelin