O presente livro surge da necessidade de socializar e promover a divulgação da ciência nas diversas áreas do conhecimento, contemplando assim uma obra interdisciplinar. De maneira inequívoca, os últimos dois anos, principalmente com a pandemia provocado pelo Novo Coronavírus, intensificaram as discussões envolvendo a ciência, embasando-se na sociedade, economia, política, meio ambiente, cultura e educação, com vistas a ampliar os conhecimentos científicos e mitigar casos de alienação social e ideológica. Neste caminho de incertezas, de lutas e movimentos sociais de pesquisadores, cientistas, estudantes de graduação e Pós-Graduação que insere este livro, trazendo consigo um olhar contra-hegemônico, balizando tendências e concepções da pesquisa científica em diferentes níveis de ensino, como graduação, mestrado e doutorado; contemplando um diálogo com diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.
APRESENTAÇÃO13
Dieison Prestes da Silveira
Denise da Costa Dias Scheffer
Capítulo 1
“A GUERRA QUE GERA FUGA”: COMPREENDENDO AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DOS REFUGIADOS SÍRIOS
Carlos Givago Silveira de Souza
Capítulo 2
LEI Nº 13.989/20: O EXERCÍCIO EXCEPCIONAL DA TELEMEDICINA COMO GARANTIA AO DIREITO SOCIAL A SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Deivid Jonas Silva da Veiga
Etyane Goulart Soares
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Geovane Barbosa da Silva
Capítulo 3
ACESSIBILIDADE JURÍDICA E LINGUEM DO DIREITO: UMA ANÁLISE SOBRE A (DES) NECESSIDADE DA DIALÉTICA FORENSE NO CAMPO SOCIAL
Laura Zimmermann de Souza
Pedro Oscar Puhl da Silva
Denise da Costa Dias Scheffer
Capítulo 4
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS COMO PROCESSO EMANCIPATÓRIO DOS SUJEITOS
Thalia Nunes Ferreira Feistler
Denise da Costa Dias Scheffer
Dieison Prestes da Silveira
Capítulo 5
O USO DAS TICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
Régis dos Santos Martines
Krisley Schimitz Manzoni
Thomas Aliandres Padilha de Almeida
Capítulo 6
EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO E EMANCIPADO
Merian Souza da Penha Jacob
Janaria Candeias de Oliveira Carminati
Capítulo 7
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: REFLEXÕES PERTINENTES PARA O CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
Denise da Costa Dias Scheffer
Dieison Prestes da Silveira
Adriele Prestes da Silveira
Laura Zimmermmann de Souza
Capítulo 8
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA HERPESVIRIDAE/VARICELLORIVUS – RINOTRAQUEÍTE INFECCIOSA BOVINA
Bruno Barbosa da Silva
Deivid Jonas Silva da Veiga
Juliano Braga
Geovane Barbosa da Silva
Capítulo 9
REFLEXÕES ACERCA DA LEI COMPLEMENTAR Nº 155/2016 E OS INCENTIVOS À INOVAÇÃO NAS MICROEMPRESAS
Rafael Ferst de Oliveira
Deivid Jonas Silva da Veiga
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Geovane Barbosa da Silva
Capítulo 10
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DOENÇA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DE FELINOS
Bruno Barbosa da Silva
Deivid Jonas Silva da Veiga
Juliano Braga
Geovane Barbosa da Silva
Capítulo 11
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SILAGEM DE SORGO NA SUPLEMENTAÇÃO ANIMAL
Bruno Barbosa da Silva
Deivid Jonas Silva da Veiga
Juliano Braga
Geovane Barbosa da Silva
Capítulo 12
COMPLICAÇÕES CAUSADAS POR COMORBIDADES EM PACIENTES COM COVID-19
Geovane Barbosa da Silva
Deivid Jonas Silva da Veiga
Joziele dos Santos
Monize Cruz dos Santos
Capítulo 13
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Thalia Nunes Ferreira Feistler
Sirlei de Lourdes Lauxen
Capítulo 14
LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Joelma Fátima Castro
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Capítulo 15
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ABORDAGEM DE TÓPICOS MULTIDISCIPLINARES
Mauro Vanderlei de Amorim
Erick Alves Santos
E59 Ensino e pesquisa : debatendo saberes interdisciplinares / organizadores: Dieison Prestes da Silveira, Denise da Costa Dias Scheffer. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
156 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-85-92890-24-7
DOI 10.46550/978-85-92890-24-7
1. Pesquisa científica 2. Ensino superior. I. Silveira, Dieison Prestes da (org.). II. Scheffer, Denise da Costa Dias (org.).
CDU: 378