A Educação Científica e Tecnológica caracteriza-se como condição essencial à contínua aprendizagem de todos, da pré-escola à cidadania ativa engajada. Em vista disso, o ensino precisa ser qualificado e a realização de eventos para a socialização de pesquisas e experiências pedagógicas deverá ser uma meta importante para um Programa de Pós-graduação da área de Ensino. Ciente de sua missão, o PPGEnCT, desde 2010, vem realizando o Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CIECITEC. Com alegria, apresentamos, portanto, o volume 2 da Coleção, organizada a partir dos trabalhos apresentados nessa quinta edição. Neste volume, o(a) leitor(a) encontrará 46 artigos sobre o ensino específico de Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química e de outras temáticas correlatas, como Educação Sexual, Estudo e Análise de Livros Didáticos, Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e Educação Infantil. Igualmente, por se tratar de ensino, há também artigos que apresentam resultados de pesquisas sobre Formação Docente, Programas de Políticas Públicas, como o Programa Residência Pedagógica, Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino e Divulgação Científica.
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
Neusa Maria John Scheid, João Carlos Krause
APRESENTAÇÃO
Antônio Vanderlei dos Santos, Noemi Boer, João Carlos Krause, Marcelo Paulo Stracke
O ensino e aprendizagem de química através de filme e documentários
Marieli da Silva Marques, Carlos César Wyrepkowski
ALGUMAS COMPREENSÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Lilian Carla Parizoto, Sandra Maria Wirzbicki
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL
Letiane Lopes da Cruz, Naiára Berwaldt Wust, Kélli Renata Corrêa de Mattos, Roque Ismael da Costa Güllich
AFINAL, POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Aléxia Birck Fröhlich1, Judite Scherer Wenzel
“FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS” – UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA
Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva , Jair Putzke
APRENDIZAGEM ATIVA E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Andréia Elisa Hahn
A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DE VAN HIELE
Gabriéli Estefani Reimann, Janaina David Maciel, Viviane Pasturiza Mousquer, Rubia Diana Mantai, Rosangela Ferreira Prestes
DIVULGANDO A CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA
Teilor Carvalho Koscrevic, Diodana Negrini Lisboa, Pâmela Giordani Vielmo, Alice Lemos Costa, Fabiano Pimentel Torres
A APLICAÇÃO E CONFECÇÃO DE RÉPLICAS: KIT’S DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NÃO FORMAL DE PALEONTOLOGIA
Giovana Laís Eckert, Mateus dos Santos Oliveira, Karen Rafaelly Rigodanzo Teichmann, Janderson Rangel Marx, Cleusa Inês Ziesmann
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Cláudia Rigoli Schneider, Neusa Maria John Scheid, Noemi Boer
O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGAL
Naiára Berwaldt Wust, Roque Ismael da Costa Güllich
A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO RESUMOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariane Beatriz Karasl, Erica do Espirito Santo Hermel
MORFOLOGIA VEGETAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DE UMA AULA PRÁTICA
Leonardo Priamo Tonello, Mariane Beatriz Karas, Eliane Gonçalves dos Santos
ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gabriele Milbradt Glasenapp, Lia Heberlê de Almeida Pastorio
ATITUDES PERANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Artiese Machado Madruga, Artur Pereira Campos, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel
A HISTOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLEM (2007 A 2015)
Andressa Corcete Hartmann, Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel
O ENSINO DE FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jucelino Cortez, Daniel Boff de Souza, Cleci Terezinha Werner da Rosa, Alisson Giacomelli, Luiz Marcelo Darroz
APRENDIZAGEM COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Andréia Elisa Hahn, Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Gilvete Silvania Wolff Lírio
ESTUDANDO A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO FILME “CLUBE DE COMPRAS DALLAS”
Giovana Laís Eckert, Erica do Espirito Santo Hermel
AVENTAL DO SISTEMA GENITAL: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Ana Flavia Zorzi, Larissa Rodrigues Pereira, Lia Heberlê de Almeida, Julio Cesar Bresolin Marinho
AS CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Raissa Lenhardt, Artiese Machado Madruga, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: EXCESSOS E CARÊNCIAS
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriel Knäsel Klein, Juliane Federoff, Nicole Rocha Souza dos Santos
COMPREENSÕES SOBRE O TPACK NA CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Paula Vanessa Bervian, Maria Cristina Pansera de Araújo
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRIMORAMENTO DO TEMPO DE VOO DE UM MINIFOGUETE DE COMPETIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA
Marcos Grizzon, Laurete Zanol Sauer
O ENSINO DE ECOLOGIA NO BRASIL: CONCEPÇÕES DE ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann, Roque Ismael da Costa Güillich
AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA – CAMPUS VALENÇA
Robson Jesus dos Santos, Flaviane Paixão Panta, Thaís Matias dos Santos, Patrícia Santana de Argôlo
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa, Carmo Henrique
PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO DO PETCiências: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Naiára Berwaldt Wust, Graciela Paz Meggiolaro, Roque Ismael da Costa Güllich
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM DISCALCULIA
Edson Luis Bruxel, Cristiane da Silva Stamberg
ENSINO DE PORCENTAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Esttefani Duarte Brum, Patrícia Tais Mittelstadt, Rosangela Ferreira Prestes
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Graziela Zorzo, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELATIVOS À LUZ NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Josiane Karlinski, Carlos Ariel Samudio Perez
DIAGRAMAS DE FEYNMAN NO ENSINO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS
Bernardo Luís Maito Laitharth, Alisson Giacomelli, Jucelino Cortez
RELATO DE ATIVIDADE ESCOLAR ASSOCIADA À VISITA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Afonso Werner da Rosa, Marivane de Oliveira Biazus, Alisson Cristian Giacomelli, Cleci T. Werner da Rosa
MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ABORDAGEM VOLTADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa, Carmo Henrique Kamphorst
IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS
Rafaela Rossana Scheid, Aléxia Birck Fröhlich, Cibele Machado
Relato de experiência do USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS como auxílio no processo de ensino e aprendizagem de Arranjo Simples
Tanise da Silva Moura, Jeverton Iedo Dörr, Claudia Maria Costa Nunes, Julhane Alice Thomas Schulz, Mariele Josiane Fuchs
O CIENTISTA E O USO DO LABORATÓRIO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Alexandre José Krul
INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Kelly Gabriela Poersch, Kaliandra Pacheco de Lima, Rubia Emmel
A INSERÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA OFICINA COM ALUNOS E DE UMA ATIVIDADE FORMATIVA COM PROFESSORES
Diodana Negrini Lisboa, Eduardo Bica Ferreira, Dianifer Stefane Rocha Marques, Dienuza Costa, Julio Cesar Bresolin Marinho
ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS RELACIONADOS ÀS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO
Dirceu Lima dos Santos, Rosana Maria Luvezute Kripka, Regis Alexandre Lahm
USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Kelly Gabriela Poersch, Kaliandra Pacheco de Lima, Rubia Emmel, Julhane Alice Thomas Schulz
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES
Caroline Somavilla, Sandra Maria Wirzbicki
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, PANFLETO COM UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO REINO FUNGI
Sara Santos Costa, Diodana Negrini Lisboa, Fernando Augusto Bertazzo da Silva, Lilian Pedroso Maggio, Jair Putzke
TÓPICOS DE ASTRONOMIA E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Francelina Elena Oliveira Vasconcelos, Ana Flavia Correa Leão, Patricia da Silva Dias
SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro, Josiane Ribas Schmidt
ENSINANDO BOTÂNICA PARA ALÉM DAS ANGIOSPERMAS E SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Solange Maria Piotrowski, Roque Ismael da Costa Güllich
OFICINAS DE CIÊNCIA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Roselia da Rosa Lütchemeyer, Alexandre Novicki, Cristiane Stamberg, Luciano Luduvico, Marilia Boessio Tex de Vasconcellos
E59 Ensino de ciências naturais e exatas [recurso eletrônico] / organizadores : Antônio Vanderlei dos Santos ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
390 p. : il. - (CIECITEC ; 2)
ISBN 978-65-88362-15-0
DOI: 10.46550/978-65-88362-15-0
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Educação científica. 3. Formação de professores. I. Santos, Antônio Vanderlei dos
(org.).
CDU: 37.02:50