Ensino De Ciências Naturais E Exatas

Neste volume, o(a) leitor(a) encontrará 46 artigos sobre o ensino específico de Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química e de outras temáticas correlatas, como Educação Sexual,  Estudo e Análise de Livros Didáticos, Ensino de Ciências nos Anos Iniciais  e Educação Infantil. Igualmente, por se tratar de ensino, há também artigos que apresentam resultados de pesquisas sobre  Formação Docente, Programas de Políticas Públicas, como o Programa Residência Pedagógica, Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino e Divulgação Científica. 

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
Neusa Maria John Scheid, João Carlos Krause

APRESENTAÇÃO 
Antônio Vanderlei dos Santos, Noemi Boer, João Carlos Krause, Marcelo Paulo Stracke

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ATRAVÉS DE FILME E DOCUMENTÁRIOS
Marieli da Silva Marques, Carlos César Wyrepkowski

ALGUMAS COMPREENSÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA  
Lilian Carla Parizoto, Sandra Maria Wirzbicki

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL 
Letiane Lopes da Cruz, Naiára Berwaldt Wust, Kélli Renata Corrêa de Mattos, Roque Ismael da Costa Güllich

AFINAL, POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 
Aléxia Birck Fröhlich1, Judite Scherer Wenzel

“FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS” – UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA 
Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva , Jair Putzke

APRENDIZAGEM ATIVA E O ENSINO DA MATEMÁTICA 
Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Andréia Elisa Hahn

A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DE VAN HIELE  
Gabriéli Estefani Reimann, Janaina David Maciel, Viviane Pasturiza Mousquer, Rubia Diana Mantai, Rosangela Ferreira Prestes

DIVULGANDO A CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA 
Teilor Carvalho Koscrevic, Diodana Negrini Lisboa, Pâmela Giordani Vielmo, Alice Lemos Costa, Fabiano Pimentel Torres

A APLICAÇÃO E CONFECÇÃO DE RÉPLICAS: KIT’S DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NÃO FORMAL DE PALEONTOLOGIA 
Giovana Laís Eckert, Mateus dos Santos Oliveira, Karen Rafaelly Rigodanzo Teichmann, Janderson Rangel Marx, Cleusa Inês Ziesmann

ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS 
Cláudia Rigoli Schneider, Neusa Maria John Scheid, Noemi Boer

O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGAL 
Naiára Berwaldt Wust, Roque Ismael da Costa Güllich

A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO RESUMOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Mariane Beatriz Karasl, Erica do Espirito Santo Hermel

MORFOLOGIA VEGETAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DE UMA AULA PRÁTICA 
Leonardo Priamo Tonello, Mariane Beatriz Karas, Eliane Gonçalves dos Santos

ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Gabriele Milbradt Glasenapp, Lia Heberlê de Almeida Pastorio

ATITUDES PERANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS 
Artiese Machado Madruga, Artur Pereira Campos, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel

A HISTOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLEM (2007 A 2015) 
Andressa Corcete Hartmann, Tainá Griep Maronn, Erica do Espírito Santo Hermel

O ENSINO DE FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Jucelino Cortez, Daniel Boff de Souza, Cleci Terezinha Werner da Rosa, Alisson Giacomelli, Luiz Marcelo Darroz

APRENDIZAGEM COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 
Andréia Elisa Hahn, Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Gilvete Silvania Wolff Lírio

ESTUDANDO A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO FILME “CLUBE DE COMPRAS DALLAS” 
Giovana Laís Eckert, Erica do Espirito Santo Hermel

AVENTAL DO SISTEMA GENITAL:  PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA 
Ana Flavia Zorzi, Larissa Rodrigues Pereira, Lia Heberlê de Almeida, Julio Cesar Bresolin Marinho

AS CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS 
Raissa Lenhardt, Artiese Machado Madruga, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: EXCESSOS E CARÊNCIAS 
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriel Knäsel Klein, Juliane Federoff, Nicole Rocha Souza dos Santos

COMPREENSÕES SOBRE O TPACK NA CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE 
Paula Vanessa Bervian, Maria Cristina Pansera de Araújo

A MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRIMORAMENTO DO TEMPO DE VOO DE UM MINIFOGUETE DE COMPETIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA 
Marcos Grizzon, Laurete Zanol Sauer

O ENSINO DE ECOLOGIA NO BRASIL: CONCEPÇÕES DE ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE 
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann, Roque Ismael da Costa Güillich

AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA – CAMPUS VALENÇA 
Robson Jesus dos Santos, Flaviane Paixão Panta, Thaís Matias dos Santos, Patrícia Santana de Argôlo

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa, Carmo Henrique

PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO DO PETCiências: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL 
Naiára Berwaldt Wust, Graciela Paz Meggiolaro, Roque Ismael da Costa Güllich

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM DISCALCULIA 
Edson Luis Bruxel, Cristiane da Silva Stamberg

ENSINO DE PORCENTAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA  
Esttefani Duarte Brum, Patrícia Tais Mittelstadt, Rosangela Ferreira Prestes

REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Graziela Zorzo, Alexandre José Krul, Rúbia Emmel

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELATIVOS À LUZ NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Josiane Karlinski, Carlos Ariel Samudio Perez

DIAGRAMAS DE FEYNMAN NO ENSINO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS 
Bernardo Luís Maito Laitharth, Alisson Giacomelli, Jucelino Cortez

RELATO DE ATIVIDADE ESCOLAR ASSOCIADA À VISITA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA 
Afonso Werner da Rosa, Marivane de Oliveira Biazus, Alisson Cristian Giacomelli, Cleci T. Werner da Rosa

MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I 
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ABORDAGEM VOLTADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa, Carmo Henrique Kamphorst

IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS  
Rafaela Rossana Scheid, Aléxia Birck Fröhlich, Cibele Machado
relato de experiência do

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARRANJO SIMPLES
Tanise da Silva Moura, Jeverton Iedo Dörr, Claudia Maria Costa Nunes, Julhane Alice Thomas Schulz, Mariele Josiane Fuchs

O CIENTISTA E O USO DO LABORATÓRIO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Alexandre José Krul

INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Kelly Gabriela Poersch, Kaliandra Pacheco de Lima, Rubia Emmel

A INSERÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA OFICINA COM ALUNOS E DE UMA ATIVIDADE FORMATIVA COM PROFESSORES 
Diodana Negrini Lisboa, Eduardo Bica Ferreira, Dianifer Stefane Rocha Marques, Dienuza Costa, Julio Cesar Bresolin Marinho

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS RELACIONADOS ÀS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO 
Dirceu Lima dos Santos, Rosana Maria Luvezute Kripka, Regis Alexandre Lahm

USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM 
Kelly Gabriela Poersch, Kaliandra Pacheco de Lima, Rubia Emmel, Julhane Alice Thomas Schulz

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES 
Caroline Somavilla, Sandra Maria Wirzbicki

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, PANFLETO COM UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO REINO FUNGI 
Sara Santos Costa, Diodana Negrini Lisboa, Fernando Augusto Bertazzo da Silva, Lilian Pedroso Maggio, Jair Putzke

TÓPICOS DE ASTRONOMIA E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO 
Francelina Elena Oliveira Vasconcelos, Ana Flavia Correa Leão, Patricia da Silva Dias

SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 
Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro, Josiane Ribas Schmidt

ENSINANDO BOTÂNICA PARA ALÉM DAS ANGIOSPERMAS E SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA 
Solange Maria Piotrowski, Roque Ismael da Costa Güllich

OFICINAS DE CIÊNCIA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 
Roselia da Rosa Lütchemeyer, Alexandre Novicki, Cristiane Stamberg, Luciano Luduvico, Marilia Boessio Tex de Vasconcellos


Ficha Técnica

E59  Ensino de ciências naturais e exatas [recurso eletrônico] / organizadores : Antônio Vanderlei dos Santos ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
390 p. : il. - (CIECITEC ; 2)

ISBN 978-65-88362-15-0
DOI: 10.46550/978-65-88362-15-0

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Educação científica. 3. Formação de professores. I. Santos, Antônio Vanderlei dos 
 (org.).
     

CDU: 37.02:50

Autores