A obra reúne capítulos que analisam as complexidades e oportunidades do cenário educacional contemporâneo. Cada capítulo oferece uma perspectiva única e valiosa sobre temas que abrangem desde a conjuntura atual de mudança até o impacto das mídias digitais na educação. Assim, este livro é mais que uma compilação de capítulos. Trata-se de um diálogo entre educadores, pesquisadores e profissionais comprometidos com o cenário educacional atual. Que esta obra inspire a comunidade educacional a explorar horizontes ainda não mapeados, a abraçar inovações com confiança e a pavimentar o caminho para uma educação mais inclusiva, dinâmica e preparada para os desafios do futuro.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Claudia Kreuzberg da Silva
Christiane Diniz Guimarães
Glyciane Vieira da Silva
Jaqueline Conceição Leite
Lucas Ferreira Gomes
Monique Bolonha das Neves Meroto
Renata Fermino Ferrari
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 1 - GESTÃO DA MUDANÇA E SEU IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES
Laurita Christina Bonfim Santos
Jordana Romero Silva
Lívia Martins Arruda
Rodrigo Vieira Ribeiro
Vanessa Morgado Madeira Caldeira
Capítulo 2 - DESIGN THINKING E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Elzo Brito dos Santos Filho
Ellen Gonçalves Lira
Franciele Gonçalves
Laurita Christina Bonfim Santos
Sidinéia da Silva
Capítulo 3 - O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: AS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E A TECNOLOGIA
Ana Maria Lemes Coelho
Andréia Ferreira Nascimento de Paula
Laurita Christina Bonfim Santos
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Thaysa Aguiar Barbosa Moura
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS
Rosângela Cardoso da Silva Galvão
Josecarlos Emanuel Magalhães Marins
Kênia Cristina Soares Ferreira
Rodrigo Vieira Ribeiro
Sandra Cristina Mira
Capítulo 5 - REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
Rui César Ranzani
Erica Tais Souza Kul
Narciso Marques Miranda
Solange Aparecida Gallo
Vanessa Rodrigues de Lima
Capítulo 6 - CONVERGÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: CIDADANIA, PRÁTICAS DIGITAIS E GESTÃO DE RISCOS NO AMBIENTE ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
Iracilda Maria Nunes Veluta Alves
Andreza de Souza Cardoso
Rosana Réus
Shirleide Costa dos Santos Barbosa
Silvia Renata de Carvalho
Capítulo 7 - O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS MULTIMÍDIAS
Tatiane Alves Luccheti
Fábio Fornazieri Picão
Lucas Ferreira Gomes
Luciene Alves
Odinei Barpi
Capítulo 8 - REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA A SER UTILIZADA NA EDUCAÇÃO
Daniele de Souza Velozo
Dilza Maria Cruz Melo
Fabiana Silva Oliveira
Julia Pereira Nascimento Baía
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TECNOLOGIA 77
Martha de Oliveira Pinheiro
Eliete Matoso de Freitas
Eliza Juventino Zella dos Santos
Manuela Angelo Gonsalves
Silvia Rangel Mendes
Capítulo 10 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Aglycia Chaves Barros Souza
Claudinei Francisco Pioner
Geraldo Lopes da Silva Filho
Renata Carvalho Durães Pena
Capítulo 11 - O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE E-LEARNING DE APRENDIZAGEM
Gabriela dos Santos de Almeida
Elionides José da Costa
Ellen Gonçalves Lira
Maria Aparecida Martim Pereira
Moésia da Cunha Batista
Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ENFOQUE NO PORTFÓLIO
Maura Aparecida de Souza
Alessandra Barboza Barros Almeida
Circe Carneiro de Leão
Lucas Estevão Fernandes Laet
Vanessa Souza Santos Detoni
Capítulo 13 - TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA
Verônica Celia Campos do Amaral
Alessandra Batista Mendes
Celaine Damaceno Marcelo
Debora Cristina Domingos Ferreira
Lucas Estevão Fernandes Laet
Capítulo 14 - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NA LEITURA LITERÁRIA COM RECURSOS MULTIMÍDIA
Rodi Narciso
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
SOBRE OS ORGANIZADORES