Educação, Tecnologias E Prática Docente: Limites e perspectivas

A obra reúne capítulos que analisam as complexidades e oportunidades do cenário educacional contemporâneo. Cada capítulo oferece uma perspectiva única e valiosa sobre temas que abrangem desde a conjuntura atual de mudança até o impacto das mídias digitais na educação. Assim, este livro é mais que uma compilação de capítulos. Trata-se de um diálogo entre educadores, pesquisadores e profissionais comprometidos com o cenário educacional atual. Que esta obra inspire a comunidade educacional a explorar horizontes ainda não mapeados, a abraçar inovações com confiança e a pavimentar o caminho para uma educação mais inclusiva, dinâmica e preparada para os desafios do futuro.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRodi Narciso
  • keyboard_arrow_rightAllysson Barbosa Fernandes
  • keyboard_arrow_rightClaudia Kreuzberg da Silva
  • keyboard_arrow_rightChristiane Diniz Guimarães
  • keyboard_arrow_rightGlyciane Vieira da Silva
  • keyboard_arrow_rightJaqueline Conceição Leite
  • keyboard_arrow_rightLucas Ferreira Gomes
  • keyboard_arrow_rightMonique Bolonha das Neves
  • keyboard_arrow_rightRenata Fermino Ferrari
  • keyboard_arrow_rightSilvana Maria Aparecida Viana Santos
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Claudia Kreuzberg da Silva
Christiane Diniz Guimarães
Glyciane Vieira da Silva
Jaqueline Conceição Leite
Lucas Ferreira Gomes
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Renata Fermino Ferrari
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 1 - GESTÃO DA MUDANÇA E SEU IMPACTO NAS  ORGANIZAÇÕES
Laurita Christina Bonfim Santos
Jordana Romero Silva
Lívia Martins Arruda
Rodrigo Vieira Ribeiro
Vanessa Morgado Madeira Caldeira

Capítulo 2 - DESIGN THINKING E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Elzo Brito dos Santos Filho
Ellen Gonçalves Lira
Franciele Gonçalves
Laurita Christina Bonfim Santos
Sidinéia da Silva

Capítulo 3 - O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: AS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E A TECNOLOGIA
Ana Maria Lemes Coelho
Andréia Ferreira Nascimento de Paula
Laurita Christina Bonfim Santos
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Thaysa Aguiar Barbosa Moura

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS 
Rosângela Cardoso da Silva Galvão
Josecarlos Emanuel Magalhães Marins
Kênia Cristina Soares Ferreira
Rodrigo Vieira Ribeiro
Sandra Cristina Mira

Capítulo 5 - REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
Rui César Ranzani
Erica Tais Souza Kul
Narciso Marques Miranda
Solange Aparecida Gallo
Vanessa Rodrigues de Lima

Capítulo 6 - CONVERGÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: CIDADANIA, PRÁTICAS DIGITAIS E GESTÃO DE RISCOS NO AMBIENTE ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
Iracilda Maria Nunes Veluta Alves
Andreza de Souza Cardoso
Rosana Réus
Shirleide Costa dos Santos Barbosa
Silvia Renata de Carvalho

Capítulo 7 - O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS MULTIMÍDIAS
Tatiane Alves Luccheti
Fábio Fornazieri Picão
Lucas Ferreira Gomes  
Luciene Alves
Odinei Barpi

Capítulo 8 - REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA A SER UTILIZADA NA EDUCAÇÃO
Daniele de Souza Velozo
Dilza Maria Cruz Melo
Fabiana Silva Oliveira
Julia Pereira Nascimento Baía
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 9 - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TECNOLOGIA 77
Martha de Oliveira Pinheiro
Eliete Matoso de Freitas
Eliza Juventino Zella dos Santos
Manuela Angelo Gonsalves
Silvia Rangel Mendes

Capítulo 10 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS 
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Aglycia Chaves Barros Souza
Claudinei Francisco Pioner
Geraldo Lopes da Silva Filho
Renata Carvalho Durães Pena 

Capítulo 11 - O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE E-LEARNING DE APRENDIZAGEM
Gabriela dos Santos de Almeida 
Elionides José da Costa
Ellen Gonçalves Lira
Maria Aparecida Martim Pereira
Moésia da Cunha Batista

Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ENFOQUE NO PORTFÓLIO
Maura Aparecida de Souza 
Alessandra Barboza Barros Almeida
Circe Carneiro de Leão
Lucas Estevão Fernandes Laet
Vanessa Souza Santos Detoni

Capítulo 13 - TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA
Verônica Celia Campos do Amaral
Alessandra Batista Mendes 
Celaine Damaceno Marcelo
Debora Cristina Domingos Ferreira
Lucas Estevão Fernandes Laet

Capítulo 14 - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NA LEITURA LITERÁRIA COM RECURSOS MULTIMÍDIA
Rodi Narciso
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação, tecnologias e prática docente [recurso eletrônico] : limites e perspectivas / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
126 p.  
 
ISBN 978-65-85614-79-5
DOI 10.46550/978-65-85614-79-5
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Inovação tecnológica. 4. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.).
 
CDU: 37:004