Educação, Sociedade E Cultura

Esta obra procura articular os conceitos de educação, cultura e sociedade sob diversas lentes hermenêuticas. O tema que recorta as reflexões que seguem é de que os sujeitos do processo educativo, ao articularem esses saberes, têm em conta que o mundo passa a ser mais diversificado e mais complexo tanto na aprendizagem quanto na sua renovação. Mas a articulação dos saberes diversificados e ampliados e a visão de suas inter-relações requer a mediação exercida pelos saberes especializados como uma tarefa política. Essa mediação entre saberes é uma das especificidades da educação escolar enquanto espaço-tempo de preparação das novas gerações para ingresso no mundo público como cidadãos. Os textos são, outrossim, convites para a reflexão sobre a condução da vida humana em sociedade que se dá na interrelação entre a cultura e a prática educativa. A razão de ser da educação em toda sua diversidade em sociedades organizadas está na produção de aprendizagens capazes de modificar aqueles que por ela passam, sejam em suas percepções, relacionamentos e modos de ser e estar no mundo. A efetividade educacional está na incorporação daquilo que nela se busca aprender/ensinar, ou seja, é preciso que ela se torne corpo, se torne algo do ser daqueles que nela tomam parte e propiciar que cada ser humano que chega ao mundo possa se tornar um índice da humanidade, de carregar a marca do modo humano de ser.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
  • keyboard_arrow_rightFábio César Junges
  • keyboard_arrow_rightAntonio Escandiel de Souza
  • keyboard_arrow_rightDenise da Costa Dias Scheffer
Sumário

APRESENTAÇÃO
Adair Adams 
Antonio Escandiel de Souza  
Denise da Costa Dias Scheffer 
Fábio César Junges 

Capítulo 1
REFLEXÕES DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E A CIDADANIA
Denise da Costa Dias Scheffer 
Dieison Prestes da Silveira 
Jaime José Krul 
Áurea Malheiros Fernandes 

Capítulo 2
DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Annamel Brigo Lüdtke 
Gabriel da Trindade Rodrigues 
Isadora Serrer de Menezes 
Júlia Rodrigues Rauber 
Deivid Jonas Silva da Veiga 
Marcelo Loeblein dos Santos 

Capítulo 3
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ADORNO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Vani Wruch Leitzke 

Capítulo 4 
O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E A OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA EXCEPCIONALIDADE
Daiane Caroline Tanski 
Carla Rosane da Silva Tavares Alves 
Tiago Anderson Brutti 
Solange Beatriz Billing Garcês 
Sirlei de Lourdes Lauxen 

Capítulo 5
SOCIEDADE E CULTURA NA ESCOLA DA INFÂNCIA: DESCONSTRUINDO O PLANEJAMENTO PAUTADO EM DATAS COMEMORATIVAS
Deise Vincensi Veit 

Capítulo 6
QUESTÕES DE VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS FORMAS PREVENTIVAS DE BULLIYNG
Gabriela Portela Azevedo 
Julia Giovana Mera da Silva 
Vanessa Steigleder Neubauer 

Capítulo 7
NOTAS SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO, A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E A INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE
Ciro Portella Cardoso 
Elizabeth Fontoura Dorneles 
Marcelo Cacinotti Costa 
Tiago Anderson Brutti 

Capítulo 8
A SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENSINO HÍBRIDO
Daiane Trichez Machado Penkal 
Adriana Pereira dos Santos 
Marco Antonio Ribeiro Merlin 

Capítulo 9
PEDAGOGAS E PEDAGOGOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Jean Carlos Ferreira Dourado 
Romário Pereira de Carvalho 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 10
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Jean Carlos Ferreira Dourado 
Romário Pereira de Carvalho 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 11
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Raquel Schuquel da Luz de Oliveira 

Capítulo 12
REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA: UM ESTUDO ACERCA DO SISTEMA DE COTAS E O REPASSE DE VERBAS NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL/RS
Jalusa de Souza Sampaio 
Juliano Gonçalves Valli 

Capítulo 13
O ENSINO BILÍNGUE E AS ATIVIDADES CLIL
Brenda Mourão Pricinoti 
João Vítor Sampaio de Moura 
Stefanne de Almeida Teixeira 

Capítulo 14
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS BILÍNGUES 
Brenda Mourão Pricinoti 
João Vítor Sampaio de Moura 
Lorraine Caroline Nicomedes 
Stefanne de Almeida Teixeira 


Ficha Técnica

E24 Educação, sociedade e cultura [recurso eletrônico] / organizadores: Adair Adams ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
196 p. : il. - (Temas de Educação ; 1)

ISBN 978-85-92890-55-1
DOI 10.46550/978-85-92890-55-1

1. Educação. 2. Práticas socioculturais. I. Adams, Adair (org.).

CDU: 37