Educação, Pesquisa E Formação

Neste livro apresentamos importantes estudos, debates e pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento, sejam elas pautadas nas escolas da educação básica, universidade pública ou nos espaços sociais de construção do conhecimento e saberes. Ainda, consideramos, nesta obra, as investidas de negação da educação e dos seus processos formativos tão presentes nas ações e palavras de representantes políticos do País.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightRodrigo Guedes de Araújo
Sumário

PREFÁCIO
Rodrigo Guedes de Araújo

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aline Soledade Borges dos Anjos
Núbia da Silva Martins 
Rafael da Silva Lima 
Rodrigo Guedes de Araújo 

NARRATIVAS DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI): ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Daniel Neres da Silva 
Damares Nunes Duarte 
Emanuelle da Silva Cordeiro
Leila Carmo Ferreira dos Santos
Rodrigo Guedes de Araújo 

ESCORIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Lidiane Alves da Silva
Paula Bruna Soares dos Santos
Rodrigo Guedes de Araújo

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA DESPERTAR E INCENTIVAR O INTERESSE PELA LEITURA
Gisele Ferreira de Amorim
Raquel de Matos Saldanha

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM RIACHO DE SANTANA-BA
Elivânia Oliveira Barbosa
Talita Tales Oliveira
Maria Ercília Oliveira de Jesus

A TENDÊNCIA ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A EJA DE ESCOLA QUILOMBOLA
Lídia Maria Silva Magalhães Ribeiro
Ediênio Vieira Farias
Ivna Herbênia Silva Souza

OS DESAFIOS DO PROFESSOR PARA ALFABETIZAR E LETRAR JOVENS E ADULTOS
Marco Antônio Ribeiro Merlin

A CHEGADA DOS NOVOS E A NECESSIDADE DE UM NOVO PARADIGMA DO CONHECIMENTO
Antonio Escandiel de Souza
Cassiana Everling
Fábio César Junges 
Jenerton Arlan Schütz
Vânia Maria Abreu de Oliveira

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A EXIGÊNCIA DE AVALIAÇÃO CONSTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA
Ana Paula Cardoso Ramos
Nara Barreto Santos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA MODALIDADE ENQUANTO ESPAÇO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DIREITOS
Thaíse da Paixão Santos
Lívia Jéssica Messias de Almeida
Maria Rita Santos

EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESPAÇOS DE LUTAS E RESISTÊNCIAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
Jovania Arlene de Jesus Santos
Jemima Gonçalves da Silva
Leir Ribeiro Viana de Almeida
Rodrigo Guedes de Araújo

OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO
Nara Barreto Santos

EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROTAGONISMO INVISÍVEL DAS CLASSES MULTISSERIADAS
Solange Balisa Costa
Cláudia Batista da Silva
Marinêz Luz da Silva Nascimento


Ficha Técnica

E24     Educação, pesquisa e formação / organizadores : Jenerton Arlan Schütz, Rodrigo Guedes de Araújo. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
195 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-09-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-09-9

1. Educação. 2. Educação de jovens e adultos. 3. Formação  de professores. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.).            

CDU: 37