Neste livro apresentamos importantes estudos, debates e pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento, sejam elas pautadas nas escolas da educação básica, universidade pública ou nos espaços sociais de construção do conhecimento e saberes. Ainda, consideramos, nesta obra, as investidas de negação da educação e dos seus processos formativos tão presentes nas ações e palavras de representantes políticos do País.
PREFÁCIO
Rodrigo Guedes de Araújo
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Aline Soledade Borges dos Anjos
Núbia da Silva Martins
Rafael da Silva Lima
Rodrigo Guedes de Araújo
NARRATIVAS DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI): ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Daniel Neres da Silva
Damares Nunes Duarte
Emanuelle da Silva Cordeiro
Leila Carmo Ferreira dos Santos
Rodrigo Guedes de Araújo
ESCORIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Lidiane Alves da Silva
Paula Bruna Soares dos Santos
Rodrigo Guedes de Araújo
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA DESPERTAR E INCENTIVAR O INTERESSE PELA LEITURA
Gisele Ferreira de Amorim
Raquel de Matos Saldanha
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM RIACHO DE SANTANA-BA
Elivânia Oliveira Barbosa
Talita Tales Oliveira
Maria Ercília Oliveira de Jesus
A TENDÊNCIA ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA A EJA DE ESCOLA QUILOMBOLA
Lídia Maria Silva Magalhães Ribeiro
Ediênio Vieira Farias
Ivna Herbênia Silva Souza
OS DESAFIOS DO PROFESSOR PARA ALFABETIZAR E LETRAR JOVENS E ADULTOS
Marco Antônio Ribeiro Merlin
A CHEGADA DOS NOVOS E A NECESSIDADE DE UM NOVO PARADIGMA DO CONHECIMENTO
Antonio Escandiel de Souza
Cassiana Everling
Fábio César Junges
Jenerton Arlan Schütz
Vânia Maria Abreu de Oliveira
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A EXIGÊNCIA DE AVALIAÇÃO CONSTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA
Ana Paula Cardoso Ramos
Nara Barreto Santos
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA MODALIDADE ENQUANTO ESPAÇO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE DIREITOS
Thaíse da Paixão Santos
Lívia Jéssica Messias de Almeida
Maria Rita Santos
EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESPAÇOS DE LUTAS E RESISTÊNCIAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
Jovania Arlene de Jesus Santos
Jemima Gonçalves da Silva
Leir Ribeiro Viana de Almeida
Rodrigo Guedes de Araújo
OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO
Nara Barreto Santos
EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROTAGONISMO INVISÍVEL DAS CLASSES MULTISSERIADAS
Solange Balisa Costa
Cláudia Batista da Silva
Marinêz Luz da Silva Nascimento
E24 Educação, pesquisa e formação / organizadores : Jenerton Arlan Schütz, Rodrigo Guedes de Araújo. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
195 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-09-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-09-9
1. Educação. 2. Educação de jovens e adultos. 3. Formação de professores. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.).
CDU: 37