A obra “Educação, Mídia e concepções freirianas: novos diálogos”, uma iniciativa da Rede de Egressos, revela-se bastante insigne para a história do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Lavras, por diferentes motivações. A primeira delas reside na proposta de iniciar as comemorações do centenário do nascimento de Paulo Freire (1921 - 2021), patrono da educação brasileira e referência proeminente para o mundo em função da proposição de um movimento intitulado pedagogia crítica.
O segundo motivo também se vincula a uma comemoração. Em 2021, o PPGE estará completando dez anos de funcionamento, com um número expressivo de concluintes, o que o tem tornado como uma referência regional. Comemorar uma década significa celebrar conquistas, valorizar pessoas, rever trajetórias e alçar novas oportunidades. O terceiro motivo alinha-se ao compromisso da Rede de Egressos e da Coordenação do PPGE com a produção e com a socialização de conhecimentos, com vistas a potencializar e transformar os saberes docentes e as práticas escolares. Nessa proposição, o pensamento epistemológico e pedagógico de Freire se sobreleva como uma estratégia para a formação de sujeitos críticos.
Nesse sentido, esta obra aponta para um dos pressupostos defendidos por Freire (1996). Para o autor, o percurso formativo deve possibilitar situações de produção de conhecimentos, que estimulem a capacidade crítica, a curiosidade e a insubmissão, uma vez que “a história é tempo de possibilidade e não de determinismo”. Assim, é relevante incentivar o processo de sistematização de saberes, que pode deflagrar a curiosidade epistemológica, com a qual alcançamos o conhecimento cabal do objeto.
PREFÁCIO
Helena Maria Ferreira
A FUNÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: DA INFORMALIDADE DO PROCESSO À AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Regilson Maciel Borges
Paulo Henrique Arcas
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE
Cristina Rezende Eliezer
Vanderlei Barbosa
Helena Maria Ferreira
GESTÃO DEMOCRÁTICA? A ÓTICA FREIRIANA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Alex Junior Bilhoto Faria
EDUCAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: TECNOLOGIAS E CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS
Daniely Maria dos Santos
A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPASSES E POSSIBILIDADES
Joselma Silva
DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: TECNOLOGIA É A SOLUÇÃO?
Helaina de Fátima Vinhas Pereira
José Antônio Araújo Andrade
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DA PESQUISA: INTERLOCUÇÕES COM A PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE
Vanilda Aparecida Belizário
Teciene Cássia de Souza
Helena Maria Ferreira
Raphael Soares Sales
FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGOGIA HUMANIZADORA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Aleques Mateus
Amanda Mendonça Pereira
Francislaine Ávila de Souza
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL PARA ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Vanderléia Das Dores Silva Liberato
Lucas Anibal Faria Seabra
Barbara Cristina Heitor Silva
ASPECTOS RELEVANTES DA VISÃO DE PAULO FREIRE RELACIONADOS A EMANCIPAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Bruna Beatriz da Rocha
Rebeca Freitas Ivanicska
POSFÁCIO
Vanderlei Barbosa
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação, mídia e concepções freirianas : novos diálogos / organizadores: Regilson Maciel Borges, Cristina Rezende Eliezer, Alex Junior Bilhoto Faria. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
148 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-46-4
DOI: 10.46550/978-65-88362-46-4
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Tecnologias digitais. I. Borges, Regilson Maciel (org.). II. Eliezer, Cristina
Rezende (org.). III. Faria, Alex Junior Bilhoto (org.).
CDU: 37