A obra surge como a primeira publicação do Grupo de Pesquisa "Mongaba: educação, linguagens e tecnologia" no intuito de agregar-se ao volume de conhecimento produzido em torno da complexa articulação que tem, na Educação, alguns de seus principais contributos. Reúne trabalhos de sete pesquisadores vinculados ao grupo que, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, buscam sólidos embasamentos de investigação sobre a relação entre educação e tecnologia, em um momento em que o tema parece deixar de ser tabu ou preferência de um ou outro educador, seja na educação básica, seja no ensino superior. Ao explorar temas como letramento literário, redes sociais e ensino, hibridismo, cultura contemporânea e intersubjetividade, pensamento computacional e metacognição, a inovação em educação toma diferentes contornos à luz do escopo conceitual que marca, de um lado, um movimento de aproximação entre os estudos e linhas de pesquisa e, de outro, viabiliza diferentes perspectivas a partir do campo profissional e de interesse de cada leitor/a. Que a leitura deste material enseje novas compreensões e viabilize o diálogo entre alunos, professores e demais interessados no tema.
Prefácio
Fabiana Diniz Kurtz
Apresentação
Fabiana Diniz Kurtz
Glaucio José Couri Machado
Maria Regina Johann
Capítulo 1 - Tecnologia e inovação em educação: uma análise transcultural de publicações acadêmicas com ênfase no papel desempenhado pelas TIC
Fabiana Diniz Kurtz
Denilson Rodrigues da Silva
Jaroslaw Krajka
Capítulo 2 - Duas experiências em sala de aula: utilizando blogs e o Facebook como aportes para o processo educativo
Glaucio José Couri Machado
Capítulo 3 - TIC e hibridismo em contextos inovadores na Educação Básica
Fabiana Diniz Kurtz
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 4 - Cultura contemporânea, diálogo e intersubjetividade: desafios para pensar a educação e formação das novas gerações em contextos de tecnologias intelectuais
Maria Regina Johann
Taíse Neves Possani
Capítulo 5 - O pensamento computacional e a metacognição: compreensões a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky
Denilson Rodrigues da Silva
Capítulo 6 - O que é o letramento literário? Estado da arte a partir de uma pesquisa bibliométrica da produção intelectual recente
Anderson Amaral de Oliveira
Sobre os organizadores e autores
E24 Educação, linguagens e tecnologia [recurso eletrônico] / organizadores: Fabiana Diniz Kurtz, Glaucio José Couri Machado, Maria Regina Johann - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
225 p. : il.
ISBN 978-85-92890-50-6
DOI 10.46550/978-85-92890-50-6
1. Educação. 2. Tecnologia. 3. Práticas pedagógicas. I. Kurtz, Fabiana Diniz (org.). II. Machado, Glaucio José Couri (org.). III. Johann, Maria Regina (org.).
CDU: 37:004