Educação, História E Sociedade

O ensino, a educação, partindo dos "de dentro", precisa inserir os "de fora". Uma corrida contra o tempo para que cada vez mais sapiens possam refletir, julgar e rever os passos atuais. Os que sabem sobre o que pode acontecer precisam incutir ou permitir aos demais esta percepção e capacidade de leitura, o que se faz através de ensino de qualidade. Permitir-se-á, assim, a possibilidade aos que desejarem, de fazerem sua peça individual no teatro da vida. Que possam ser felizes concretamente, pois entenderam em parte o mundo, fizeram sua história e, através dela, cuidaram, renovaram e melhoraram o mundo. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightLeandro Mayer
Sumário

PREFÁCIO
Lorival Inácio Rambo

À CONTRAMÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS 
Jenerton Arlan Schütz

A ETICIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA/PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA 
Cristina Rezende Eliezer
Vanderlei Barbosa
Helena Maria Ferreira
Marcelo Henrique dos Santos

CIÊNCIAS HUMANAS NA ESCOLA: DISPOSITIVOS DISCIPLINADORES E REFORMAS EDUCACIONAIS DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA 
Carlise Schneiders
Bruno Antônio Picoli

OS JORNAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA IMPRENSA NA SALA DE AULA 
Pâmela Pongan

O QUE É ESCOLA PARA VOCÊ? A CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS DA ALDEIA KAINGANG SOBRE A ESCOLA 
Daiane Altenhofen
Jussani Derussi

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA NO CENÁRIO INTERNACIONAL 
Dircelei Arenhardt

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E UMA ANÁLISE DO PERFIL SOCIOCULTURAL DE SEUS SUJEITOS: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E ESCOLARIDADE 
Ana Carla Reis Chaves
Cleuma Pereira Oliveira Leite
Rodrigo Guedes de Araújo

A (IN)DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO: REALIDADES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Elizangela Cely
Célia Polati
Bernardete Amaral
Gabriela Simões Silva

O TRABALHO COM O GÊNERO ENTREVISTA EM SALA DE AULA: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS
Taísa Rita Ragi
Camila Lessa do Carmo
Helena Maria Ferreira

O CORPO NO ESPAÇO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CORPOREIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
Marcus Vinicius Neves Araújo
Josy Helena Murcia
Maria Victória Fonseca Zitti

VIVÊNCIAS EM METAMORFOSE: CORRELAÇÃO ENTRE A EMPATIA, FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 
Rosilei Heck Lauschner

SOBRE O SENTIDO DA VIDA: APRENDENDO SOBRE SI E SOBRE LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS 
Fernando Silvério de Lima

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: GAMIFICAÇÃO E O USO DO QR CODE E CELULAR NUMA PROPOSTA FORMATIVA DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA 
Rodrigo Guedes de Araújo
Uéverson Mendes Oliveira

CRIMINALIZAÇÃO POLÍTICA NO ESTADO NOVO: O CASO DO FREI CORBINIANO KROESLER: “O REPUGNANTE INIMIGO DO BRASIL” 
Leandro Mayer

AS PRÁTICAS DISCURSIVAS E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA PATRIMONIAL PELO VIÉS DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA: ALGUMAS REFLEXÕES 
Gustavo Rangel
Antonio Escandiel de Souza
Fábio César Junges
Vânia Maria Abreu de Oliveira


Ficha Técnica

E24     Educação, história e sociedade / organizadores: Jenerton Arlan 
Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
219 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-990314-5-8 

1. Educação. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Mayer, Leandro (org.).

CDU: 37