A presente obra constitui-se de uma pluralidade de lugares de fala e com uma diversidade de horizontes políticos. A educação é tema gerador central. Seus desdobramentos estão relacionados às pesquisas, vivências e experiências de cada um dos(as) autores(as) com as questões educacionais. A multiplicidade de vozes não pretende formar um som orquestrado, mas apontar para a diversidade de faces que é o ser humano em seus percursos de constituição enquanto tal, na perspectiva de conviver em sociedade sob princípios republicanos e democráticos.
(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
Adair Adams
Antonio Escandiel de Souza
Fábio César Junges
Neusa Maria John Scheid
Capítulo 1
EDUCAÇÃO INOVADORA: DESAFIOS E LIMITES COLOCADOS PELO MUNDO DIGITAL
Neusa Maria John Scheid
Fábio César Junges
Capítulo 2
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA PÚBLICA
Sonia Maria Ribeiro Santos
Francisco Cardoso Mendonça
Cecília Giza de Oliveira
Capítulo 3
NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E INTERCULTURAIS FRENTE AO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA
Bruna Bastos
Hendrisy Araujo Duarte
Luiza Berger von Ende
Rafael Santos de Oliveira
Capítulo 4
METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
Ana Maria Sipp Machado
Neusa Maria John Scheid
Renati Fronza Chitolina
Capítulo 5
BEM PÚBLICO COMO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Adair Adams
Capítulo 6
O EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM PROL DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Mateus de Sousa Lima
Maria Clara Govêia de Oliveira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 7
FAMÍLIA E ESCOLA: RELAÇÃO POTENCIALIZADA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Rita de Cássia Xavier de Sousa Corte
Manuela de Oliveira Marta
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 8
ESTUDO SOBRE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO
Darlete Souza do Nascimento
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 9
A CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO MÓVEL PARA ENSINAR CIÊNCIAS
Adriele Prestes da Silveira
Dieison Prestes da Silveira
Denise da Costa Dias Scheffer
Deivid Jonas Silva da Veiga
Capítulo 10
O MITO DA “DESTRUIÇÃO DA INFÂNCIA” PELAS TECNOLOGIAS, NA SOCIEDADE HUMANA PÓS-MODERNA
João Pedro de Carvalho Silvello
Solange Beatriz Billig Garces
Tiago Anderson Brutti
Vaneza Cauduro Peranzoni
Vânia Maria Abreu de Oliveira
Capítulo 11
CONTEXTO DOS SABERES DOCENTES: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Elisabete dos Santos
Carla Rosane da Silva Tavares Alves
Antônio Escandiel de Souza
Sirlei de Lourdes Lauxen
Capítulo 12
A PESQUISA-AÇÃO NO PROCESSO METODOLÓGICO DA ABORDAGEM TRIANGULAR E NO PROCESSO TECNOLÓGICO DO STOP MOTION
Vivian Cristina Belter Lunardi
Maria Aparecida Santana Camargo
Capítulo 13
A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE (SUPER) VALORIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDICs: O LUGAR DA CRIATIVIDADE E DA AUTONOMIA
Maria Regina Johann
Tatiane Mallmann
Capítulo 14
O PERFIL E OS HÁBITOS DE JOVENS DE UMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Adriana da Silva Silveira
Solange Beatriz Billig Garces
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação, ensino e novas tecnologias [recurso eletrônico]/organizadores: Adair Adams ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
172 p.
ISBN 978-65-88362-85-3
DOI 10.46550/978-65-88362-85-3
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Direitos humanos. I. Adams, Adair (org.).
CDU: 37